Talvez você já tenha ouvido falar que a Modelagem da Informação da Construção se tornará obrigatória em breve. Isso porque, segundo o decreto 10.306, a partir de 2028, todas as empresas precisarão adotar a plataforma e seguir algumas diretrizes. E se essa gestão BIM já é essencial em projetos privados, quando falamos de obras públicas, ela se torna ainda mais relevante.

Isso porque, para o contratado, é uma maneira de se destacar da concorrência, manter seu negócio competitivo e ganhar as licitações. Já o contratante, ou seja, o governo, conta com mais transparência, agilidade e melhor utilização dos recursos da população. Sem contar que as edificações em andamento que não contarem com essa tecnologia sofrerão penalidades, como o não recebimento de verba.

Porém, mais do que entender a necessidade de adquirir a ferramenta, é importante compreender suas fases de implementação. Afinal, se essa etapa acontecer de maneira equivocada, pode prejudicar arquitetos, engenheiros, construtores e, até mesmo, o cliente. Abaixo, saiba quais pontos você deve prestar atenção nesse momento. Confira!

Governo de Pernambuco contrata a DeskGraphics para a implementação BIM: saiba mais.

Gestão BIM: conheça os 6 pontos indispensáveis na implementação

Fomentar o trabalho colaborativo, entregar mais rapidez, automatização e assertividade na obra são alguns dos benefícios da gestão BIM. Mas, para obtê-los, é preciso realizar a implementação com efetividade. Saiba como lendo os itens a seguir!

1. Inclua o BIM na cultura da empresa

A gestão BIM vai além de começar a usar uma solução ou seguir algum procedimento específico. A metodologia abrange todos os trabalhadores envolvidos em uma atividade e suas funções em cada etapa. Logo, essa mudança deve ser vista como parte da cultura da sua companhia e não como um recurso externo.

Para isso, deixe claras as vantagens da implementação, o que os funcionários ganharão com ela, bem como seus objetivos. Não esqueça também de oferecer treinamentos que capacitem as pessoas a atuar com assertividade no novo cenário.

2. Faça um diagnóstico prévio

Antes de efetivamente iniciar o uso dos novos sistemas, deve-se realizar um diagnóstico para entender em que nível o negócio se encontra. Reveja os processos, a qualificação da equipe e a estrutura atual. O que muda a partir de agora? O que se mantém? Quais serão os principais desafios e oportunidades? Essas são perguntas que serão respondidas aqui.

3. Tenha um objetivo

É claro que a gestão BIM é fundamental atualmente e você já viu como ela será essencial perante o governo. Contudo é indispensável que haja um propósito e um plano de ação que apresente o que a sua empresa deseja com essa ferramenta.

Determine uma meta, como entregar um determinado número de projetos no prazo ou diminuir os erros devido à checagem de interferências. Depois, crie um escopo para realizar a implementação e acompanhar cada passo.

Leia no blog: Implementação BIM nas empresas: preciso aumentar a minha equipe?

4. Escolha as soluções da Autodesk que serão utilizadas

Seja trabalhando para o governo ou para organizações privadas, é importante ter em mente quais soluções em BIM serão adquiridas. Essa definição virá de acordo com o objetivo traçado no tópico anterior e com a atividade principal do seu negócio. Revit, Construction Cloud, Navisworks, Infraworks e Civil 3D são algumas das opções que contemplam a AEC Collection.

5. Faça treinamentos

Como comentamos acima, deixar seus colaboradores preparados para a gestão BIM faz toda a diferença. Isso porque não adianta contar com as melhores tecnologias e profissionais, se não muni-los de conhecimento suficiente para utilizá-las. Aqui, é interessante contar com empresas especializadas no ramo, como a DeskGraphics, que é parceira com selo Gold da Autodesk.

Governo do Amazonas dá início à implementação BIM: conheça o projeto.

6. Crie um projeto piloto

Como o nome sugere, o projeto piloto se trata de uma fase experimental da adoção da gestão BIM. Nela, acontece o alinhamento de expectativas, de responsáveis, de fluxos de trabalho e a documentação é realizada. É como um laboratório para “testar” essa transformação.

Portanto, ao final dessa prática, os líderes terão respostas cruciais para a implementação BIM. O que funcionou ou não, quais foram os principais erros e acertos. Lembre-se de avaliar minuciosamente cada etapa para entender seus resultados. E, claro, planejar ações que aperfeiçoem o que foi realizado.

Agora que você já entende a relevância da gestão BIM para obras do governo e como implementá-la, é o momento do próximo passo. Entre em contato com a DeskGraphics para saber como são as licenças do AEC Collection e tirar suas dúvidas.

O interessante é que nossos clientes ganham treinamentos gratuitos para garantir a eficiência da ferramenta em seus processos. Estamos te esperando!

Promoção AEC Collection

Deixe seu comentário