No dia 10 de maio, o governo do Amazonas deu início à implantação do BIM. Dessa forma, o estado sai na frente, visto que o uso do Building Information Modeling, ou Modelagem da Informação da Construção, é obrigatório para as obras públicas dentro do território nacional. Essa tecnologia vai permitir mais rapidez e certeza na elaboração dos projetos de engenharia da Secretaria de Infraestrutura. Isso porque o BIM possui funcionalidades que garantem um aumento de 97% na assertividade.

Ainda, o uso do BIM nesse tipo de edificação é regularizada pelo decreto 10.306, o que promove o ambiente para a implementação integral da tecnologia no país. Entenda melhor sobre esse feito no Amazonas e sobre a legislação de implantação do BIM em âmbito público lendo este conteúdo. Confira uma prévia abaixo.

  1. Como é o projeto de implantação do BIM no Amazonas?
  2. Qual a legislação do BIM em obras públicas?
  3. Quais os benefícios da DeskGraphics para obras públicas?

Como é o projeto de implementação BIM no Amazonas?

A Secretária de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana (Seinfra) do governo do Amazonas começou a implantação do BIM. A ideia é que essa solução seja manuseado no planejamento dos projetos da construção civil. O objetivo é reduzir o tempo de obras e as despesas da máquina pública.

Lembrando que o BIM basicamente é um método de modelagem virtual com dados técnicos de uma edificação. Ele é um sistema inteligente que opera diversas ferramentas para alterar, acrescentar e decodificar informações. E já possui papel tão importante que, segundo o Mapeamento Maturidade BIM Brasil, 38,4% da amostra da pesquisa já utiliza. Também, 70% das organizações de construção civil planejam adotar a tecnologia até 2022.

De acordo com o site da Seinfra-AM, os custos com aditivos serão menores por conta da maior precisão dos cálculos. Isso resultará em melhor cumprimento dos cronogramas, bem como transparência e redução de custos para os cofres do estado. Para garantir a aplicação correta do BIM, a partir de 1º de junho, os servidores do órgão receberão uma capacitação gratuita que terá duração de um ano.

Com esse esforço, o governo do Amazonas é um dos primeiros a realizar a implantação do BIM. Assim, ele está cumprindo o decreto nº 10.306, que dispõe sobre a Estratégia BIM. Saiba o que isso significa no tópico a seguir.

Qual a legislação BIM para obras públicas?

Existem algumas normas que regem o uso do BIM em obras públicas. São elas que regularizam as licitações e a disseminação dele no Brasil. Destacamos duas aqui.

A primeira é a nova lei de licitações e contratos administrativos, a lei 14.133. Mais especificamente, o parágrafo 3º do art. 19 que diz: “Nas licitações de obras e serviços de engenharia e arquitetura, sempre que adequada ao objeto da licitação, será preferencialmente adotada a Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modelling – BIM) ou tecnologias e processos integrados similares ou mais avançados que venham a substituí-la”.

Portanto, preza-se e incentiva-se a adoção de inovação nos processos construtivos. Sendo a adesão gradativa desse tipo de solução o objetivo central do artigo em questão.

Já a segunda é onde trata-se exclusivamente da implantação do BIM é no decreto 10.306, que institui “[…] a utilização do Building Information Modelling na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia realizada pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal, no âmbito da Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling, instituída pelo Decreto nº 9.983, de 22 de agosto de 2019.

Assim, ele fortalece a Estratégia BIM e a Biblioteca Nacional BIM, ao desenvolver guias, normas e protocolos específicos. Além de incentivo à concorrência de mercado e, é claro, organização do setor público para aplicação da plataforma. Com tudo isso, é possível ver se o governo do Amazonas acertou em cheio não só ao implantar o BIM, mas também ao aliar capacitação ao oferecimento de bagagem tecnológica na área da engenharia.

Quais os benefícios da DeskGraphics para obras públicas?

É essencial entender que, mesmo que estejamos tratando sobre um órgão estadual aqui, a obrigatoriedade é para todas as obras públicas, independentemente de quem as coloque em prática. Ou seja, se possui uma empresa privada, mas tem intenção de se inscrever em licitações de obras governamentais, você deve fazer a implantação do BIM. Então, melhor já estar preparado!

Contar com uma parceira que ofereça o BIM e capacitação para seu time facilitará seu processo. Ainda, fará com que ganhe mercado! Para isso, pode confiar na DeskGraphics. Com a gente, você terá:

  • serviço de um empresa Autodesk Gold Partner, centro de treinamento autorizado da Autodesk;
  • 30 anos de atuação com tecnologia para arquitetura e engenharia;
  • licença de software, treinamento e consultoria em implementação BIM;
  • atendimento e suporte de qualidade.

Deskgraphics está pronta para te ajudar!

A DeskGraphics é uma empresa com selo Autodesk Gold. Isso significa que estamos habilitados para oferecer soluções de software Autodesk completas, como as licenças.

Isso tudo pois temos o selo Autodesk Gold e a confiança de nossos parceiros!

Entre em contato com nosso time para saber nossas ofertas e tirar as suas dúvidas. Também, continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro das notícias sobre a implantação do BIM.

Promoção AEC Collection

Deixe seu comentário