Os processos dentro do setor de construção civil precisam ser cada vez mais ágeis e minuciosos. Afinal, são muitas etapas complexas e diversos agentes envolvidos para o sucesso da edificação. Pensando nisso, várias empresas optam pela implementação do BIM nos projetos e conseguem assumir um novo lugar no mercado.

O Building Information Modelling (BIM) é um procedimento de modelagem e gestão para construção civil e áreas correlatas. Ele auxilia na criação de modelos 3D e permite ações efetivas durante todo a duração da edificação. Além disso, a presença dessa tecnologia é um diferencial competitivo para quem a adota. Isso porque alia modernidade e capacidade operacional, elevando o nível e a autoridade no mercado.

Quer saber como é possível ganhar ainda mais mercado com a implementação do BIM? Continue a leitura deste artigo.

Saiba por que fazer a implementação do BIM na sua empresa

Primeiramente, toda empresa que quer estar em crescimento constante precisa se adequar às demandas da área que atua. E a adesão às novas tecnologias é parte essencial disso. Até porque é extremamente positivo que sua empresa seja conhecida pela capacidade de adaptação, eficiência operacional e inovação tecnológica. Dentro dessa realidade, a implementação do BIM nos projetos de construção vem para sanar a necessidade em questão e preencher uma lacuna.

O BIM oferece suporte para criação de dados inteligentes por meio de planejamento, design, construção e operação dos projetos. Assim, através do software, é possível administrar as informações do projeto durante toda sua extensão, prevendo até os menores detalhes.

Só aqui já mostramos três motivos para realizar a implementação do BIM. Além disso, confira abaixo mais alguns que irão convencer você da urgência dessa ferramenta.

Seguir a legislação

Seguir o decreto 10.306 de 2020 é um motivo bem relevante se sua empresa quer se manter dentro das normas. Isso porque ele regulariza o uso do BIM para os projetos de arquitetura e engenharia. Deve-se ter atenção em especial caso a companhia tenha interesse em participar das licitações para obras públicas.

Upgrade automático dos desenhos e detalhes

O BIM permite a atualização e mudanças de desenhos, caso necessário. E, ainda, realiza o upgrade automaticamente desses novos traços.

Maior precisão na execução

Isso ocorre pois o BIM é utilizado para simbolizar graficamente a execução prática no canteiro de obras. E, se associado ao cronograma de atividades, integra as condições de espaço, sequenciamento e outros recursos.

Então, agora ficou mais claro os motivos para implementação do BIM nos seus projetos. O que pode acontecer é aparecer a dúvida: como isso vai impactar a minha equipe? Fique tranquilo, pois explicaremos melhor a seguir.

Veja como o BIM fomenta a qualificação profissional para sua equipe

Engana-se quem pensa que a implementação do BIM é um ganho somente para a obra. E nem pode ser dessa forma, já que, para crescer nesse mercado, é preciso também dispor da equipe mais qualificada e informada. Com o BIM, seu time conseguirá assumir um status técnico mais elevado e ainda será treinado para operar uma das tecnologias mais sofisticadas da área. Isso tudo agrega conhecimento e eficiência operacional ao seu trabalho. Além, é claro, de enriquecer seu portfólio!

Aliado a implementação do BIM, deve vir a capacitação própria para seu uso. E, como consequência, a organização ganhará com autoridade, redução de custos e excelência de serviço. Bem como aumento da produtividade e diminuição de falhas!

Implementação do BIM é com a DeskGraphics

Bom, neste artigo, deu para perceber a importância do BIM para todas as empresas que querem ganhar mercado e oferecer o melhor serviço para os clientes. Agora, é hora de encontrar a melhor parceira para essa empreitada. A DeskGraphics é quem você está procurando!

Possuímos anos de atuação com softwares de engenharia e arquitetura, assim como os específicos da Autodesk. Soma-se a isso nosso acúmulo de experiência com a implementação do BIM em clientes de diversos portes. Ainda, tem a oferta de treinamentos e consultoria para capacitar sua equipe. Isso tudo pois temos o selo Autodesk Gold e a confiança de nossos parceiros!

Entre em contato conosco aqui e saiba o que oferecemos! Também, continue acompanhando nosso blog para saber tudo sobre o BIM.

Promoção AEC Collection

Deixe seu comentário