A eficiência operacional é um dos pontos de atenção para as organizações que objetivam obter melhores resultados. Inclusive, cada vez mais, ela anda lado a lado da inovação. Visto que nos últimos tempos, estamos passando por um processo de transformação digital em todos os setores. E na construção civil não é diferente!

Para corroborar essa afirmação, trouxemos dados de uma pesquisa realizada com clientes do setor de incorporação e construção da Flow Executive Finders: 83% deles estão prevendo um crescimento da sua operação e nos investimentos em algum tipo de novas tecnologias para impactar seu negócio.

Outro estudo que aponta números importantes é o 2021 CFO Peer Insights: Digital Transformation and IT Spending Priorities: para 80% dos Chief Financial Officer (CFOs) entrevistados, a transformação digital é uma das 5 prioridades corporativas. Já 71% consideram que essa mudança de mindset é a chave para o sucesso da empresa que atuam.

Portanto, neste artigo, falaremos um pouco sobre a eficiência operacional e como ela anda junto à tecnologia no setor de construção civil. Continue a leitura e saiba mais!

Eficiência operacional: entenda o que é

Eficiência operacional nada mais é que um grupo de práticas realizadas na empresa para que seus recursos sejam empregados da melhor forma. Assim, os resultados podem dizer respeito tanto às reduções de falhas de serviços ou produtos, quanto a oferecer entregas melhores, de maneira mais rápida.

Na prática, visa a trabalhar melhor, gastar menos e obter mais lucro. É uma melhoria contínua para preservar um negócio competitivo com bons retornos. E isso não deve ser aplicado apenas a alguma área em específico, mas a toda a organização.

Ela é a comparação entre as demandas e giros de uma empresa, podendo ser por entradas (input), que se refere a custos, pessoas, tempo e trabalho envolvidos na produção. Ou pode ser por saída (output), que é o próprio serviço executado ou produto produzido.

Assim, o cenário ideal de eficiência é quando se investe nas entradas, mas os retornos obtidos com os produtos ou serviços são muito maiores do que os investimentos feitos. Dessa forma, a eficiência operacional é a melhor maneira de garantir que as aplicações tenham um retorno sustentável.

A eficiência operacional também pode ser obtida por meio da inovação, seja desenvolvendo novas ou diferentes formas para executar os processos ou desenvolvimento de produtos e serviços. Tudo isso, abrangendo diferentes tecnologias, métodos e explorando oportunidades.

Veja a importância da eficiência operacional

Empregar a eficiência operacional em uma empresa quer dizer produzir mais, com qualidade e usando menos recursos, além de controlar o desperdício. Assim, implantá-la resulta em conhecer o próprio negócio. Também, ela pode indicar o limite entre o prejuízo e o lucro da organização, então, é de grande importância saber como utilizá-la.

Dessa forma, se ela não funciona corretamente, pode representar um aumento de custos, baixa produtividade, redução de excelência nos serviços. Também, obtém resultados abaixo do esperado. Então, quando se investe na eficiência operacional, é possível investigar problemas e buscar soluções rápidas que gerem recursos com melhor custo-benefício.

Confira como atingir a eficiência operacional

Conhecer bem cada fase dos serviços é fundamental para garantir a eficiência. Para atingi-la, é necessário mapear os processos operacionais e verificar se eles ocorrem com qualidade, caso existam desperdícios ou se estão gerando lucro.

Caso sejam identificadas falhas nessas etapas, a solução é achar alternativas para mitigar cada uma delas. Por isso, pode-se implantar programas de motivações entre profissionais. Inclusive, incentive todos a vestirem a camisa da empresa e promova o engajamento entre eles.

Também, outra dica é ter atenção especial aos equipamentos e softwares que podem auxiliar a assegurar a eficiência operacional. Um exemplo deles é o AEC Collection, uma solução da Autodesk que fornece aos projetistas, engenheiros e empreiteiros um conjunto de ferramentas BIM e CAD que dão suporte aos projetos do início ao fim.

Agora que você pôde compreender um pouco mais sobre a eficiência operacional, que tal aproveitar e ler também: Conheça os benefícios do AEC Collection para projetos de arquitetura?

Promoção AEC Collection

Deixe seu comentário