Arquitetos e engenheiros já sabem que as novas tecnologias têm sido adotadas para otimizar os processos no ramo da construção civil. Atualmente, diversos softwares para a construção civil, como os do AEC Collection, vieram para ficar.

Essas ferramentas agregam, para o setor, uma série de vantagens, tais como a integração de fluxos de trabalho, que leva à otimização dos processos construtivos. Ainda, não podemos deixar de citar a redução de custos e, sem dúvidas, a maior produtividade nas tarefas desempenhadas pelas equipes.

Neste artigo, falaremos um pouco sobre como os softwares para engenharia civil impactam a produtividade da equipe. Confira!

Entenda a relação dos softwares para engenharia civil e a produtividade da equipe

Quer seja nos canteiros de obra ou nos escritórios de engenharia e arquitetura, os softwares para engenharia civil são grandes aliados dos profissionais da área. Seu uso traz diversos benefícios ao longo de todas as fases do processo construtivo.

A implementação do BIM (Building Information Modeling ou Modelagem de Informação da Construção, em tradução livre para o português) é um exemplo que mostra de que forma os softwares para engenharia civil podem contribuir para a produtividade das equipes de trabalho. Segundo dados do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Produto Interno Bruto (PIB) do setor cresceu 8% no ano de 2021. Até dezembro do mesmo ano, a estimativa era de que esse segmento tivesse uma expansão de 3,8% em relação a 2020.

Muito desse crescimento está relacionado com a implementação do BIM. De acordo com a Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o aumento da produtividade na construção civil com o uso da metodologia de modelagem pode chegar a 10% e estima-se que, com isso, o crescimento do PIB setorial seja ainda maior: 28,9%.

De que maneiras os softwares para engenharia civil impactam a produtividade?

Integrando uma série de ferramentas BIM, o AEC Collection traz soluções Autodesk para projetos de edificações, infraestrutura civil e construção. Ele é capaz de otimizar os processos e facilitar as atividades diárias dos profissionais do setor e, entre as principais vantagens de seu uso, estão:

  • otimização do desempenho nos processos construtivos;
  • redução do tempo de execução dos projetos;
  • maior qualidade nos projetos desenvolvidos;
  • integração de fluxos de trabalho.

Todos esses fatores promovem o aumento da produtividade das equipes em todas as etapas de um projeto, desde a modelagem até a construção propriamente dita. Com a automação, as fases do processo ocorrem em uma velocidade maior do que as tarefas feitas manualmente. Isso reduz o tempo total de trabalho e permite que a entrega seja realizada muito mais rapidamente. Além de que, vale ressaltar, minimiza as chances de erros humanos.

Outro software para engenharia civil desenvolvido pela Autodesk que pode promover aumento significativo na produtividade das equipes é o Construction Cloud. Esta plataforma é responsável por integrar os fluxos, as equipes e as informações, possibilitando uma visão geral de todo o projeto para cada um dos membros do time. Assim, garante-se a segurança, eficiência e rentabilidade.

Confira outras vantagens oferecidas pelas ferramentas do BIM

Além do já destacado aumento da produtividade das equipes, os softwares para engenharia civil levam, para os escritórios e canteiros de obra, diversas outras facilidades. A seguir você confere algumas das principais.

1. Redução de custos

As ferramentas de BIM permitem que as etapas de um empreendimento sejam controladas com maior eficácia. Isso inclui a observação do desempenho do pessoal envolvido e do rendimento dos materiais utilizados, por exemplo. Além disso, é possível prevenir erros e falhas comuns que podem levar a gastos extra.

2. Registro de informações

Ferramentas como o AEC Collection e o Construction Cloud possibilitam um registro preciso dos dados relacionados à obra de forma automática. Dessa forma, todos os membros das equipes de trabalho podem ter conhecimento a respeito das informações de maneira igual ao longo do processo de construção. Essa melhora na comunicação permite que todos estejam em pé de igualdade no empreendimento.

3. Estimativa de resultados

Com a coleta precisa dos dados ao longo das etapas, é possível avaliar os resultados de cada uma das fases ― o que faltou, o que deu certo, o que precisa ser melhorado etc. Assim, nos estágios seguintes ou em projetos futuros, os profissionais podem fazer suas escolhas com base nas experiências anteriores de maneira mais assertiva.

Com o crescimento que o setor da construção civil tem apresentado nos últimos meses, a adoção de softwares para engenharia civil já é vista pelos profissionais da engenharia e da arquitetura como um investimento fundamental. E já que o assunto é o rendimento do seu time, conheça os erros em projetos de construção civil, como eles sugam a produtividade da sua equipe e saiba como evitá-los!

Promoção AEC Collection

Deixe seu comentário