Bom, quem atua na área da construção civil conhece bem os problemas em obras que são muito comuns. Falta de planejamento, não seguir a legislação e desperdiçar materiais são alguns deles. Agora, mais um ponto que pode gerar uma enorme dor de cabeça é a checagem de interferências. Isso porque, se ela não é realizada, as chances de erros de execução ou de viabilidade do projeto são inúmeras.

Neste conteúdo, explicaremos o que é essa checagem e sua relevância. Além disso, apresentaremos diferentes problemas em obras que também não podem passar despercebidos. Leia abaixo e descubra quais são!

Veja também: 5 falhas de gestão que podem impactar a sua obra de engenharia civil.

Entenda o que é a checagem de interferências e por que ela é um dos principais problemas em obras

Uma obra, independentemente do tamanho ou do estilo, conta com muitas pessoas envolvidas e diversas etapas. Temos engenheiros civis, arquitetos e designers, por exemplo, que participam desde o planejamento até a execução. Por isso, ter uma comunicação sem falhas faz muita diferença para a assertividade do projeto. Afinal, cada um é encarregado de uma área específica que, lado a lado com as outras, precisa funcionar.

Neste segmento, essa conformidade é chamada de compatibilização. Ela garante que todas as áreas estejam atuando em conjunto sem falhas. Ainda, é responsável pela checagem de interferências, foco deste conteúdo. Basicamente, é uma fase criada para conferir se existe a possibilidade de algum problema acontecer por falta de alinhamento entre uma parte ou outra.

Ela está entre os principais problemas em obras porque nem sempre recebe a atenção que deveria, visto as adversidades que pode gerar. Muitas vezes porque o gestor não percebe sua importância, mas, igualmente, por não adotar soluções com a tecnologia BIM, que fomenta o trabalho colaborativo.

Quando falamos das consequências negativas de realizar esse trabalho de forma equivocada, os atrasos na construção e a perda de dinheiro são os mais preocupantes. Bem como os erros de viabilidade do empreendimento e um gerenciamento dos colaboradores que não é eficiente.

Você sabe por que os softwares Autodesk são o diferencial de grandes projetos? Descubra em nosso blog!

Contudo, a checagem de interferências não é o único dos problemas em obras que podem surgir. No próximo tópico, apresentaremos mais alguns que você precisa considerar. Acompanhe a seguir!

Conheça outros problemas em obras que você deve evitar

Vamos começar do princípio. Não ter um planejamento do projeto é um erro gigantesco na construção civil. Ele impede que o orçamento esteja adequado, já que não tem noção dos custos de materiais ou de matéria-prima, por exemplo. Da mesma forma, impossibilita a previsibilidade dos lucros.

Além disso, será difícil indicar a quantidade de colaboradores necessários na execução, já que não se tem uma visão antecipada do trabalho a ser realizado. Tudo isso interfere na qualidade da entrega e impacta negativamente os prazos.

Por consequência da inexistência de gerenciamento, surgem os contratempos com as informações. Os trabalhadores não possuem dados suficientes para executar o projeto ou entendem de maneira equivocada. Aqui, mais do que o retrabalho, o prejuízo também aparece na demora para finalizar as funções.

Outro ponto relevante é a má utilização dos materiais. Isso porque se itens como areia, tijolo e cimento não são armazenados adequadamente, os riscos de degradação são grandes. Sem contar que a falta de organização pode gerar desperdícios que, como resultado, aumentam as despesas e diminuem os ganhos.

Para se aprofundar nesse tema, confira nosso conteúdo no blog. O artigo “Erros em projetos de construção civil: como eles sugam a produtividade da sua equipe” traz tópicos que são cruciais neste segmento.

Agora, ao tratarmos da solução para problemas em obras, seja na checagem de interferências ou em pontos diferentes a essa, a resposta é uma só. Conte com as soluções da Autodesk que integram o AEC Collection!

Unindo sistemas de arquitetura, engenharia e construção, ela traz tudo que você precisa para trabalhar de forma colaborativa, certeira e lucrativa. Converse com a equipe da DeskGraphics para saber como implementá-los e treinar seus colaboradores com agilidade!

Promoção AEC Collection

Deixe seu comentário