A tecnologia na construção civil é uma excelente aliada dos processos produtivos, tanto no canteiro de obras, quanto nos escritórios. Diariamente, as inovações nessa área vêm sendo otimizadas e proporcionando diversas vantagens, que se refletem diretamente na competitividade das empresas do setor. 

Por isso, neste artigo, falaremos um pouco sobre elas: as tecnologias na construção civil. Além disso, abordaremos 4 benefícios do seu uso. São eles: 

  1. redução de custos;
  2. aumento da produtividade;
  3. fortalecimento do registro de informações;
  4. mensuração de resultados.

Continue a leitura e saiba mais!

Tecnologia na construção: veja o que é e qual a importância

O estudo e a aplicação de métodos e ferramentas utilizadas no dia a dia podem ser definidos como tecnologia na construção civil. De modo geral, a evolução dessas inovações acompanha as fases da indústria que, com a globalização e o avanço de seus recursos, entrou na Quarta Revolução ― conhecida, também, como Indústria 4.0. E isso nada mais é que a continuação do processo de aprimoramento das máquinas e processos.

Assim, atualmente, a utilização da tecnologia é essencial para a eficácia de atividades de arquitetura e engenharia. Com ela, fica mais fácil cumprir metas e entregar as obras em dia. Então, investir em inovações é fundamental para que haja o desenvolvimento e emprego de aparatos e processos modernos e tecnológicos. Tudo isso se reflete em construções de mais qualidade.

4 benefícios do uso da tecnologia na construção

1. Redução de custos

A utilização da tecnologia na construção é capaz de prevenir riscos, erros e acidentes no andamento de um empreendimento. Isso porque as soluções visam a controlar etapas e alcançar os resultados planejados, além de medir o desempenho da equipe e rendimento de materiais. Dessa forma, há previsibilidade de caixa e é possível acompanhar os custos em tempo real.

Com isso, fica mais fácil verificar os gastos com artefatos, mão de obra, equipamentos e despesas. Ou seja, a tecnologia trabalha para evitar surpresas negativas no orçamento no fim de um projeto

2. Aumento da produtividade

Algumas tarefas, se feitas de forma manual, demandam muito tempo. Mas, utilizando a solução ideal, diminui-se significativamente esse período. Em um exemplo simples, imagine um processo que, normalmente, é realizado em 1 hora. Porém, com o uso das ferramentas certas, consegue-se concluí-lo em 30 minutos ou menos.

Isso pode parecer pouco, porém, no andamento de uma obra, faz uma grande diferença. O principal impacto, claro, é na produtividade da equipe que, sem os trabalhos operacionais, pode dar sequência a outras tarefas.

3. Fortalecimento do registro de informações

A tecnologia na construção civil também promove outro fator essencial em qualquer obra: a comunicação. Isso porque ela favorece o registro de informações, por meio da coleta e armazenamento de dados de forma automática. Inclusive, permite a troca de conhecimento entre colaboradores, o que leva à democratização de informações.

Assim, garante-se o aumento da confiabilidade dos repasses entre e suas equipes. Um exemplo disso é pelo uso da metodologia BIM, onde os setores se conectam e todos podem ter acesso às etapas de um projeto.

4. Permite a mensuração de resultados

Acompanhar o andamento da obra é fundamental para que tudo seja feito conforme o esperado. Sem essa mensuração de dados, é mais difícil compreender o que ainda precisa ser realizado, ou quais os pontos de melhoria

Com a tecnologia, os dados são registrados de forma correta. Então, acabam levando à tomada de decisões com base em conhecimentos e de forma precisa.

Conheça algumas tecnologias usadas na construção civil

Existem algumas aplicações inovadoras utilizadas na construção civil que promovem os benefícios citados e muito mais. Podemos citar um exemplo: os drones, que proporcionam diferentes utilidades no canteiro de obras. Uma delas é a facilidade e eficiência nas inspeções, além da verificação do andamento do projeto e de todos os processos.

Outra tecnologia empregada na construção é o uso de sensores. No quesito segurança, há os wearables, as chamadas tecnologias “vestíveis”, que são empregados nos uniformes, além dos usados em capacetes. Além disso, já há equipamentos sensoriais que visam à saúde dos funcionários, como relógios com controle de temperatura.

Ainda, podemos citar a impressão 3D, que vem ganhando muito espaço na construção civil. Por meio dela, pode-se imprimir peças personalizadas, reduzindo o desperdício de materiais no canteiro de obras e o tempo de sua execução. 

Neste artigo, você pôde conhecer alguns benefícios do uso da tecnologia na construção civil. Já que estamos falando nesse assunto, aproveite e leia, também, Erros em projetos de construção civil: como eles sugam a produtividade da sua equipe.

Deixe seu comentário