Entregar os projetos antes do prazo é uma das principais premissas da construção civil, mas também pode-se dizer que é seu maior desafio. Afinal, existem muitas áreas e profissionais envolvidos. Logo, se a gestão de obra não for realizada com assertividade, uma série de problemas que atrapalham o cronograma provavelmente surgirão.

Falta de insumos, falhas de comunicação, carência de equipamentos, demora em aprovações ou erros inesperados são algumas das complicações que podem surgir. E as consequências não são novidade. Perdas financeiras, multas, insatisfação do cliente e até o encerramento de contratos caracterizam-se como as mais comuns.

Pensando nesse cenário, mostraremos aqui como a gestão de obra pode evitar esses acontecimentos e garantir a finalização no tempo combinado ― ou até antes! Confira abaixo.

Entenda por que a gestão de obra facilita a entrega antes do prazo

Basicamente, a gestão de obra colabora para as entregas mais cedo do que o estipulado porque possibilita um controle total. Tanto das etapas dos diferentes segmentos quanto das ações que acontecem durante o trabalho. Aqui, falamos das fases de esboço, desenho, engenharia, checagem de erros até a construção efetivamente.

Ademais, auxilia a manter os custos dentro do orçamento e cumprir as normas estabelecidas. Bem como atender o que está em contrato e armazenar os documentos obrigatórios da forma correta.

Para colocar essa estratégia em ação, é necessário adotar algumas práticas no dia a dia. A seguir, veja quais são elas!

1. Planejamento minucioso

Não há como uma ideia sair do papel sem que haja um planejamento detalhado sobre tudo que acontecerá. Isso porque ele deixa todos os profissionais na mesma página, integra as diferentes áreas e direciona a forma de lidar com situações que podem ocorrer.

Para uma boa gestão de obra, deixe claro as exigências do cliente, as diretrizes que devem ser seguidas e os responsáveis por cada etapa. Também é interessante trabalhar com ferramentas tecnológicas que integram o trabalho e facilitam a comunicação. Um bom exemplo são as soluções Autodesk que utilizam a tecnologia BIM (Modelagem da Informação da Construção).

Veja no blog: Erros em projetos de construção civil: como eles sugam a produtividade da sua equipe.

2. Curva S

É complicado concluir as obras antes do prazo sem considerar a produtividade dos colaboradores. Mas é equivocado pensar que eles trabalharão todos os dias no mesmo ritmo.

O rendimento tem altos e baixos que se assemelham a letra S, por isso o nome da metodologia. Ela tem como objetivo analisar o desempenho e prever se no ritmo atual será possível entregar dentro do tempo combinado. Para fazer essa verificação, você precisará estipular critérios de avaliação que medirão a performance, como horas trabalhadas, cronograma e tempo de ociosidade.

3. Checklist

Se você criou um planejamento, ele requer um acompanhamento frequente das atividades. Só assim pode-se entender se está dentro das expectativas ou se há pontos que precisam melhorar.

O checklist na gestão de obra é uma ferramenta utilizada para fazer esse monitoramento. O ideal é realizá-lo dentro de soluções Autodesk como o Construction Cloud, que automatizam o trabalho e geram mais agilidade.

No dia a dia, será feita a conferência do progresso da obra, da qualidade das tarefas e pode-se incluir também a checagem de interferências. Dessa forma, você garante que nenhuma falha atrapalhará o cronograma.

4. Tecnologia

Você deve ter percebido que, ao longo do texto, citamos algumas plataformas digitais ou a própria tecnologia como aliada da gestão de obra. Então, é inviável finalizar este conteúdo sem deixar claro que as inovações fazem toda a diferença para quem deseja entregar projetos antecipadamente.

Isso porque elas agilizam o trabalho, integram fluxos, facilitam aprovações de documentos e a identificação de problemas. Logo, a produtividade será maior, bem como a conexão entre as áreas e a redução de erros e de custos devido a contratempos evitados.

Mas vale mencionar que não é qualquer sistema que oferece esses benefícios. Grande parte do mercado ainda carece de se atualizar quanto a softwares obsoletos. A recomendação, inclusive segundo um decreto do governo, é utilizar aqueles que adotam a Modelagem da Informação da Construção.

Veja também: Quais são as diferenças entre Revit e AutoCAD?

Se quiser se aprofundar no assunto, leia outro texto do nosso blog. “BIM no Brasil: como os setores estão utilizando a inovação?” explica a atuação com essa metodologia no país. Até a próxima!

Promoção AEC Collection

Deixe seu comentário