A produtividade no canteiro de obras é uma das premissas que precisam estar na mente do gestor para que o projeto seja um sucesso. Afinal, momentos de ociosidade, lentidão ou atrasos impactam diretamente na entrega ao cliente. E, consequentemente, nos lucros esperados com aquele trabalho.

A boa notícia é que existe uma série de maneiras de manter o desempenho em alta e de aperfeiçoá-lo quando necessário. Por isso, explicaremos quais são elas neste conteúdo. Confira!

Conheça 6 formas de ganhar produtividade no canteiro de obras

Basicamente, a produtividade no canteiro de obras depende de um planejamento inteligente e da utilização da tecnologia como apoio. Veja os tópicos abaixo e entenda!

1. Tenha um bom projeto antes da obra

A primeira dica para ter uma equipe eficaz em campo acontece antes de começar o trabalho pesado efetivamente. Isso porque o planejamento anterior, feito pela arquitetura e engenharia, faz toda a diferença quando a execução começa no canteiro.

Não é à toa, já que um bom rendimento depende da transparência dos processos e da clareza do que deve ser realizado. Logo, essas informações devem vir coerentes dos outros gestores e colaboradores.

Uma ótima forma de realizar essa tarefa é contando com a Modelagem da Informação da Construção. Ela integra as equipes e garante que todos estão trabalhando no mesmo projeto. Então, evita mudanças que não serão atualizadas ou falhas de comunicação.

O interessante é que os funcionários poderão seguir o modelo em diferentes dimensões na hora da atuação, diretamente pelo celular. Desse modo, dúvidas ou incertezas que causam atrasos e retrabalho são reduzidas significativamente.

2. Planeje o layout do canteiro

Ter um bom layout ajuda bastante a produtividade no canteiro de obras, porque reúne materiais e equipamentos que fazem sentido estarem juntos. Um exemplo que auxilia no entendimento é colocar a areia e a brita perto da betoneira. Bem como encontrar uma ótima entrada para os caminhões depositarem os materiais sem precisar de mudança de local.

Leia no blog: Como os softwares de engenharia civil impactam na produtividade da equipe.

3. Alinhe materiais e mão de obra

Um grande número de colaboradores, à primeira vista, pode parecer uma boa ideia para ganhar produtividade no canteiro de obras. Contudo, a realidade não é exatamente essa. É claro que ter uma quantidade de pessoas coerente com a de trabalho é fundamental. Mas, em excesso, gera ociosidade e desperdício de dinheiro, o que afeta o desempenho e os lucros.

Então, ter um cronograma da obra faz toda a diferença. Com ele, você sabe quando haverá mais ou menos funções a serem realizadas e pode designar funcionários de acordo com esse dado.

Além disso, a falta de materiais também é uma grande vilã aqui. Isso porque ela causará esses momentos sem atividades. Portanto, ter em mãos uma lista com tudo que precisa em cada etapa, é essencial.

Novamente, a metodologia BIM auxilia aqui. Ao criar um projeto, uma relação dos produtos utilizados é preenchida automaticamente para que nada seja esquecido ou se perca no meio do caminho.

4. Esteja de olho nos erros

Com tantos profissionais envolvidos e diversas fases até a finalização, é comum que falhas aconteçam durante a execução de uma edificação. O problema está quando elas não são identificadas e prejudicam a produtividade do canteiro de obras.

Em grande parte das vezes, isso acontece porque a gestão é feita de forma manual. E, dessa maneira, fica mesmo difícil verificar todos os pontos. Por isso, é necessário contar com a colaboração de soluções da Autodesk que fazem a checagem de interferências. Com ele, a procura dos erros é automática você envia ao responsável para resolver.

5. Otimize aprovações

Uma tarefa que é centralizada no líder e que tem potencial de travar a produção são as aprovações. Afinal, esse profissional tem uma série de atribuições e, ainda assim, precisa conferir, nos projetos, alguns documentos para garantir que está tudo dentro do combinado.

Nesse ponto, mais uma vez, a tecnologia é uma aliada. Ela auxilia a automatizar esses processos de revisões para que levem menos tempo e não atrapalhem a produtividade no canteiro de obras. Sem contar que todos os registros ficam armazenados com segurança e fácil acesso.

6. Invista em treinamentos

Aqui, o importante é garantir que as pessoas que trabalham na sua empresa possuem todas as habilidades exigidas para atuar com sucesso. Tanto quando falamos das capacitações sobre a função principal do colaborador ou treinamentos de soluções Autodesk.

Eles ajudarão a evoluir a performance, aumentar a competência, a capacidade de criar projetos melhores e identificar erros. Ou seja, a obra ganha em todos os cenários.

Para finalizar, já que falamos bastante da Modelagem da Informação da Construção, temos mais uma dica. Confira o outro conteúdo em nosso blog que fala como os setores estão utilizando o BIM no Brasil. Auxiliará você a entender a relevância dessa metodologia, além de sua aplicação na prática. Confira!

Promoção AEC Collection

Deixe seu comentário