O Decreto BIM tem como objetivo estimular a implantação e o uso dessa ferramenta no Brasil. Destacamos aqui as obras públicas por conta da obrigatoriedade no país. Para que isso ocorra, essa norma cria a Estratégia Nacional de Disseminação do BIM. Assim, a fim de que a tecnologia avance em território nacional, existe uma espécie de manual que foca no fomento da plataforma: o BIM Mandate.

Ele faz parte dos esforços de expansão do Building Information Modeling. É ele que auxilia na adequação dos projetos às diretrizes necessárias para aplicação. Contudo, ele ainda vai além disso. Neste conteúdo, apresentaremos o que é o BIM Mandate, as funções que executa e sua relevância na construção civil. Acompanhe!

Leia também: Qual é a importância do BIM Manager para o sucesso do projeto?

O que é o BIM Mandate?

Vale lembrar que o BIM é uma tecnologia de modelagem de alta precisão com dados técnicos de uma edificação. Com essa metodologia, é possível criar modelos virtuais a partir de um sistema inteligente onde se consegue usar ferramentas para modificar as mais diversas etapas do projeto. Sua aplicação vai desde o planejamento, cronograma e responsabilidade ambiental até o orçamento e prevenção de riscos da obra. Assim, o BIM compreende 9 dimensões da obra de forma completa.

Levando em conta a ampla variedade de atuações do BIM, faz-se necessário um guia para garantir a execução correta. Esse papel é cumprido pelo BIM Mandate, ou Manual BIM. Ele é um documento que contém as especificações e padrões. Dessa forma, deve detalhar os aspectos de modelagem das informações e especificar os padrões definidos pela construtora ou escritório responsável.

Normalmente, é utilizado por uma empresa ou setor de órgão público como regras gerais do trabalho com a metodologia de modelagem. Ele é feito por meio de um programa e, antes de iniciar a obra, os fornecedores especificam todas as diretrizes que devem ser seguidas. Somente executando essa etapa é permitido realizar a modelagem propriamente dita. Claro que vai além da obrigatoriedade, já que tem relação direta com a organização e qualidade do projeto em questão.

Já conhece o AEC Collection? Entenda os benefícios dele para a implementação BIM.

Quais as funções do BIM Mandate?

Além da sua importância na definição de diretrizes e, como consequência, no projeto todo, existem outras funções importantes do BIM Mandate. Lembre-se de ficar de olho nisso para garantir um bom trabalho. Entre outras funções estão:

  • apresentar diretrizes de interoperabilidade e critérios para definir interferências;
  • definir o nível de desenvolvimento do modelo em cada etapa de entrega (LOD);
  • detalhar procedimentos de comunicação entre os agentes;
  • definir as documentações entregues pelos projetistas;
  • estabelecer os softwares utilizados e suas versões;
  • mostrar os requisitos de informação dos elementos;
  • determinar as extensões de entrada e saída;
  • fixar as aplicações do modelo;
  • indicar o cronograma.

Ainda, é necessário constar os padrões de nomenclaturas, as coordenadas geográficas e pontos de referência base onde todos os envolvidos devem referenciar seus modelos. Assim como todas as definições do uso do molde.

Como você pôde ver, esse documento tem importância ímpar nos processos da construção civil. Ele é obrigatório para se estar em conformidade com o decreto BIM. Por isso, sua empresa deve ter atenção na hora de elaborar esse manual. Afinal, ele é uma das partes essenciais do sucesso do empreendimento.

Entenda melhor qual é a importância do BIM no planejamento das obras neste artigo.

Como desenvolver o Manual do BIM?

Bom, como explicamos anteriormente, esse manual deve ser desenvolvido a partir de um projeto em específico. Antes de dar início, o ideal é fixar os padrões da edificação e conseguir fechar o BIM Mandate. Alguns exemplos disso são os órgãos públicos que estão fazendo o uso da tecnologia, como o governo do Amazonas, do Paraná e de Santa Catarina, já que quando fizeram as contratações do BIM, criaram seus próprios manuais. Um ponto positivo é que esse guia vai poder ser usado como base nos próximos empreendimentos. Isso vai facilitar o planejamento.

Com a DeskGraphics, você consegue ter auxílio nesta etapa. Seja com a contratação do BIM, bem como consultoria de como levar o processo, ou com o AEC Collection da Autodesk, que une diversos softwares BIM para sua obra. Você pode entender um pouco mais neste link e ainda tirar as dúvidas que ficarem ao entrar em contato com a nossa equipe.

Saiba como a DeskGraphics vai otimizar os processo em BIM.

Neste artigo, você pôde entender o que é o BIM Mandate e como suas funções são essenciais na construção civil. Indicamos ainda um conteúdo sobre AEC Collection e por que sua equipe deve utilizar. Dessa forma, você estará munido de informações para utilizar todo o potencial do BIM. Para saber mais, continue acompanhando nosso blog regularmente!

Deixe seu comentário