A indústria da construção civil ainda é tida como uma área fragmentada. Isso porque engloba diversos agentes e organizações, com distintas funções, motivações, capacidades e limitações. Junto a isso, vem o fato de que uma obra, independente do porte, exige um alto volume de dados para sua execução. Diante disso, o BIM tem se mostrado uma excelente ferramenta para criar um ambiente colaborativo e integrado.

Por meio de seus benefícios, esse sistema proporciona a otimização de processos em uma obra. Mesmo assim, é importante que seja implantada por uma empresa parceira, com renome e expertise, como é a DeskGraphics.

Assim, neste conteúdo, além de entender como a DeskGraphics tem a solução da implementação do BIM na sua empresa, você poderá conhecer um pouco mais sobre essa metodologia. Continue a leitura!

BIM: saiba o que é e como essa metodologia otimiza processos

Basicamente, o BIM (Building Information Modeling ou Modelagem de Informação da Construção, em português) é o processo de criação que gera um modelo virtual com os dados técnicos do empreendimento. Ele possibilita que toda a equipe tenha uma visão ampla do que será construído, conectando todas as etapas e disciplinas da obra. Ele não é um programa, mas, sim, um sistema inteligente que disponibiliza várias ferramentas para inserir, modificar ou decodificar informações do projeto.

Inicialmente, tem-se a criação de um modelo 3D inteligente. Além disso, possibilita a realização de tarefas de administração da documentação, coordenação e simulação, planejamento, projeto, construção, operação e manutenção.

Por meio de suas diversas vantagens, ele acaba otimizando métodos. A deO grande destaque está no próprio 3D que permite uma melhor visualização, aproximando o projeto do resultado final e tornando-o mais fácil de compreender. Outro benefício é que a metodologia deixa os processos mais fluidos, afinal, diferentes profissionais trabalham juntos. Isso, é claro, aumenta a produtividade. Ainda, podemos citar, também, a diminuição de retrabalho e a redução de desperdício e de custos.

Confira alguns motivos para fazer a implementação do BIM na sua empresa

O primeiro motivo que podemos citar é estar de acordo com a legislação. Afinal, o Decreto BIM está regulamentando o uso dessa metodologia por todas as empresas de construção civil do Brasil. Esse progresso está acontecendo gradativamente, mas, até 2028, será implementado com sucesso!

Outra razão é que esse processo aperfeiçoa o gerenciamento entre escritórios e disciplinas. Isso resulta em um aumento de eficiência e na diminuição de tempo e custos de todas as fases da edificação. Ademais, permite arquitetar empreendimentos com maior grau de dificuldade, tais como shoppings centers, layout de fábricas e hospitais, com mais precisão e velocidade.

Além disso, a implementação do BIM otimiza os resultados de projetos, desde os mais complexos até os mais simples, melhorando a comunicação entre os colaboradores. Ainda, por intermédio desse sistema, o modelo proporciona mais confiança de que funcionará bem e em conformidade com o que foi planejado.

Também, possibilita a construção, visualização e simulação por meio de modelagem 3D, o que evita graves erros. E, também, proporciona mais precisão na entrega de documentos e menos risco de imprecisões.

Veja por que a DeskGraphics é a solução para a implementação do BIM

Realizar a implementação do BIM é garantir a otimização de processos nos projetos. Na hora de realizar essa ação, é necessário contar com uma empresa parceira de confiança e com tradição no mercado, como a DeskGraphics. Estamos sempre preocupados em oferecer soluções individuais para negócios e profissionais da construção civil. Tudo com base nos padrões e processos de trabalho específicos da sua instituição. Ou seja: de acordo com a realidade de cada cliente.

Estamos há mais de 30 anos atuando no setor de tecnologia para AEC, fornecendo licença de softwares, cursos e consultoria em BIM. Também, somos uma empresa Autodesk Gold Partner, com centro de treinamentos autorizado da Autodesk. Dessa forma, nosso objetivo é entregar serviços de excelência aos nossos clientes. Além de ajudar nossos parceiros a conquistarem mais resultados e negócios.

Quer otimizar os processos em BIM da sua empresa? Então, entre em contato e saiba como obter os melhores resultados no seu projeto.

 

Promoção AEC Collection

Deixe seu comentário