Os preparativos para o início de uma obra não são simples. Eles exigem tempo, habilidade e testes. Até porque se essa etapa der errado, afetará todo o processo da edificação. Por isso, o uso de tecnologias específicas, como o BIM, são tão indispensáveis atualmente. Afinal, reduzem a chance de falhas do empreendimento. Tratando especificamente do BIM no planejamento de obras, é possível prever como a obra ficará antes do início da construção. E esse é só um dos motivos pelo qual essa tecnologia é tão importante na fase de planejamento.

Para começar esclarecendo, é o BIM 4D que tem responsabilidade nessa parte. Conseguiremos explicar melhor o que isso significa no decorrer deste artigo. Continue acompanhando e fique por dentro. Boa leitura!

Como é utilizado o BIM no planejamento de obras?

O BIM 4D refere-se à fase de planejamento. Com ele, os gestores podem coordenar diversos membros da equipe, mesmo quando estão executando tarefas diferentes ao mesmo tempo. Ou seja, é aqui que ocorre a gestão de tempo!

Com o BIM no planejamento das obras, é possível realizar tudo o que for necessário antes da construção ser iniciada. Estudo de viabilidade, orçamento, cronograma e modelagem de projeto são algumas necessidades que precisam ser definidas. Para todas essas fases, o BIM ― Building Information Modeling, ou Modelagem da Informação da Construção ― tem o papel de agilizar e facilitar o desenvolvimento.

Por exemplo, para estudo de viabilidade, o BIM possibilita fazer uma avaliação de como será o empreendimento e o processo construtivo. Assim como a previsão de entrega e a estimativa de custos. Dessa forma, consegue averiguar as possibilidades para a edificação em questão.

Outro ponto importante é a compatibilização dos projetos. Isto é relevante visto que as obras normalmente tem diversas fases e várias equipes atuando sob o mesmo planejamento. E, para que nada saia dos eixos, o BIM permite compartilhamento centralizado em nuvem, visualização do modelo 3D e criação de fluxo de revisão e aprovação. Para isso, também, a função de integração com outros softwares é essencial!

Além de todas essas funcionalidades, o controle do cronograma ocorre do mesmo modo. A possibilidade de fazer uma previsão bem realista oportuniza um acompanhamento constante de qualquer imprevisto que possa causar atraso.

Quais são os benefícios do BIM 4D para o planejamento?

Muitas vantagens já ficaram claras no tópico anterior, mas é sempre bom trazer mais! As construtoras, escritórios e gestores têm muito a ganhar com o uso do BIM no planejamento de obras. Principalmente por conta da viabilidade em projetar diversos cenários e testar várias opções. Ou seja, o BIM 4D é um sério aliado na tomada de decisão. Afinal, esse momento pode ser desafiador!

Abaixo, listamos mais algumas formas de aproveitar essa tecnologia nos seus negócios, Confira.

Redução de desperdícios

Por meio de uma análise de custo, é notável que o sistema BIM é um excelente método de execução. As simulações permitem diminuir desperdícios e rejeitos de obras. Imagina só a economia que isso rende para sua empresa!

Industrialização da construção

Os novos conceitos tecnológicos usados no BIM favorecem obras mais sustentáveis e tecnicamente otimizadas. O que é um diferencial competitivo de mercado e melhora a imagem da companhia. Quando o assunto são as obras públicas, por exemplo, essas vantagens são decisivas.

A sustentabilidade na construção civil é um assunto para dar atenção desde agora. Leia este artigo e saiba tudo!

Comunicação eficiente

A tecnologia em nuvem do BIM auxilia a promover um ambiente colaborativo. Dessa forma, reduz ruídos e falhas na comunicação, que podem causar problemas durante os procedimentos.

Alinhamento com cronograma financeiro

Sua organização consegue integrar as informações do BIM 4D com dados quantitativos extraídos do projeto (BIM 5D). Logo, os relatórios serão gerados de forma mais fácil e sem incoerências.

Deskgraphics está pronta para te ajudar!

A DeskGraphics é uma empresa com selo Autodesk Gold. Isso significa que estamos habilitados para oferecer soluções de software Autodesk completas, como as licenças.

Isso tudo pois temos o selo Autodesk Gold e a confiança de nossos parceiros!

Como você pôde ver, o BIM no planejamento de obras tem importância ímpar. Além de capacidade de melhorar seus projetos e lucro. Conheça a DeskGraphics e entenda como começar a usar. Entre em contato conosco e acompanhe nosso blog para saber mais sobre o software!

Promoção AEC Collection

Deixe seu comentário