O BIM é uma metodologia que pode ser a resposta para vários problemas do dia a dia das empresas de construção civil, bem como arquitetos e engenheiros. De acordo com o levantamento Visão BIM 20/20 LATAM ― O impacto de BIM na América Latina, que teve a participação de 846 empresas de 18 países, em 2020, 79% das empresas já trabalhavam com o BIM.

Mas, desde o dia 1 de janeiro de 2021, a adesão a essa tecnologia vem sendo realizada com muita velocidade no Brasil. Isso porque entrou em vigor o Decreto BIM, que visa a garantir que, até 2028, todos os projetos sejam realizados com esse método em nosso país.Entenda um pouco mais sobre esse assunto no artigo: Decreto BIM: como ele pode impactar a sua empresa?

Neste artigo, falaremos um pouco sobre como o BIM é a resposta para vários processos do cotidiano de arquitetos, engenheiros e profissionais da construção civil. Continue a leitura e saiba mais.

Confira o que é o BIM

Antes de mais nada, é importante dizer o que é o BIM. O Building Information Modeling (ou Modelagem de Informação da Construção, em português) é um método de criação de modelos virtuais, com dados técnicos de uma obra. É um sistema inteligente que permite a utilização de várias ferramentas para acrescentar, decodificar ou modificar informações.

Essa solução possibilita a interação dinâmica de processos que abrangem  todos os passos do ciclo de vida da construção, permitindo uma visão ampla da edificação. Ou seja, todos os profissionais envolvidos no projeto colaboram com uma mesma atividade.

Conheça algumas das situações em que o BIM é a resposta

O BIM é uma metodologia que vem para facilitar o dia a dia das empresas e profissionais da construção civil. Por isso, separamos algumas situações em que ele é a resposta certa! Confira na sequência.

Integração de equipes

Como você viu anteriormente, a tecnologia BIM integra processos e profissionais. Assim, todas as equipes envolvidas em um projeto podem trabalhar ao mesmo tempo em uma mesma disciplina. Assim, os responsáveis pelo planejamento, orçamento, engenharia e arquitetura, entre outros, exercem suas tarefas simultaneamente.

Noção completa do projeto antes da execução

Com a integração das informações relacionadas ao escopo do projeto, assim como cronogramas de custos e planejamentos ao modelo 3D, pode-se obter mais precisão na execução de cada serviço. Além disso, permite a simulação de diversos cenários e a execução apropriada ao que foi planejado.

Maior precisão

Como é possível de perceber, um benefício se relaciona com o outro. Por isso, ao integrar os dados do escopo do projeto aos de planejamento, tem-se uma maior precisão no modelo e serviços que serão executados. Dessa forma, pode-se simular várias perspectivas de cenário, assim, o melhor será estabelecido. Também, para que as adversidades, que talvez surjam, sejam identificadas antes mesmo de iniciar o modelo, o que evita atrasos e gastos desnecessários.

Redução de custos

Utilizando o BIM, tem-se mais efetividade nas estimativas de custos de execução. Inclusive, como as tarefas são integradas, conseguem ser executadas em menos tempo. Também, com essa metodologia há menos perdas e desperdícios na cadeia produtiva.

Bom, o BIM 3D em si já proporciona diversos benefícios para os profissionais, mas, se associado ao BIM 4D ― que diz respeito ao planejamento de obras ― possibilita ainda mais vantagens. Isso porque promove a otimização de recursos e processos, o que torna os projetos mais eficientes e as empresas mais competitivas.

Orçamentos precisos

E já que estamos falando nas dimensões dessa tecnologia, também temos o BIM 5D, que está relacionado aos custos do projeto. Por meio da coleta de informações precisas, permite o desenvolvimento do orçamento de um modelo, desde o início e passando por todas as etapas. Assim, possibilita a realização de orçamentos mais precisos.

No artigo de hoje, você pôde compreender melhor a importância do BIM e ver que ele é a solução e resposta para muitas questões. Por isso, é indispensável começar a implantá-lo na sua empresa. Então, aproveite e leia também Por que fazer a implementação BIM com a DeskGraphics?. Nele, será possível entender porque somos a parceira ideal para que você comece a utilizar o quanto antes essa metodologia.

Deixe seu comentário