A construção de um empreendimento envolve muitos profissionais: arquitetos, engenheiros, construtores, eletricistas, entre outros. Assim, a gestão de projetos de engenharia precisa garantir que a comunicação seja efetiva, para que a obra seja realizada e entregue dentro do prazo.

Bom, o ambiente colaborativo é uma tendência que vem dando certo no setor de construção civil. Tanto que o decreto BIM vem para instituir essa metodologia nos projetos de engenharia e arquitetura.

Neste artigo, falaremos como melhorar essa gestão e integrar a equipe durante a execução de uma obra. Continue a leitura e saiba mais!

Como melhorar a gestão entre a equipe nos projetos de engenharia

Gerenciar uma equipe nem sempre é uma tarefa fácil. Isso porque são diversas pessoas que compõem um time e são diversos passos e etapas na construção de um empreendimento.

Assim, a falta de comunicação, por exemplo, pode gerar resultados negativos no decorrer da obra. Para lhe ajudar, separamos aqui os benefícios da utilização do ambiente colaborativo da AUTODESK na nuvem podem se agrupar da seguinte forma. Confira!

1. Comunicação

Você já ouviu a frase “A comunicação é a chave do sucesso”? Pois essa é uma grande verdade. Ela abrange interações e processos de trocas de mensagem e relacionamentos. É o meio em que se troca informações.

Por isso, sem uma conversa transparente, objetiva e que facilite a execução das metas de um projeto de engenharia, fica mais difícil, por exemplo, cumprir os prazos. Além de englobar o compartilhamento de informações dentro da empresa, ela também é responsável por inteirar parceiros e clientes sobre como está o andamento da obra.

Ainda, proporciona:

  • finalização do projeto de engenharia com o orçamento previsto, sem custos altos causados por falhas de comunicação;
  • bom relacionamento entre colaboradores, equipes, parceiros e clientes envolvidos;
  • entrega da obra no prazo pré-estipulado;
  • excelência no resultado do projeto.

2. Uso de softwares

Alguns softwares são desenvolvidos para melhorar os processos do dia a dia do setor de construção civil. Um deles é o AEC Collection, um grupo de ferramentas BIM que permite o desenvolvimento dos projetos de engenharia. Tudo com alta qualidade e grande desempenho, por meio da metodologia que citamos no item anterior.

Além disso, o AEC Collection otimiza rotinas, fazendo análise integrada e ferramentas de visualização e simulação, diminuindo o tempo de execução do projeto. Também, melhora a gestão multidisciplinar e maximiza a viabilidade da construção e coordenação dos modelos.

São parte desse software ferramentas que auxiliam, entre outras coisas:

3. Compartilhamento e edição colaborativa centralizada na nuvem

É possível compartilhar arquivos e edições direto na nuvem, de maneira acessível, de qualquer lugar e com capacidade ilimitada de armazenamento.

4. Configuração de acesso de usuário por projeto e por pasta

É possível configurar níveis de acesso e permissões por projeto e por pasta, podendo agrupar também por função, o que facilita muito a gestão de documentos e dos fluxos de revisão.

5. Fluxos de revisão e aprovação

Na nuvem é possível configurar todos os fluxos de revisão e aprovação de documentos técnicos e de gestão de qualquer formato. Você consegue representar o fluxo de trabalho dentro do sistema em tempo real de forma colaborativa.

6. Visualização de modelos em 3D sem a necessidade de softwares pesados

Os usuários podem acessar para visualização em tempo real os modelos de projetos em 3D sem o Revit instalado, pelo computador, tablet ou celular, para o acompanhamento da obra, por exemplo. Isso é um ganho de produtividade muito grande.

Neste artigo, você recebeu algumas dicas de como melhorar a coordenação e comunicação entre equipes no projeto de engenharia. Se você se interessa em melhorar o desempenho da sua empresa de construção civil, leia também: Erros em projetos de construção civil: como eles sugam a produtividade da sua equipe.

Promoção AEC Collection

Deixe seu comentário