AEC Collection e Construction Cloud são soluções da Autodesk que visam ajudar os profissionais de arquitetura, engenharia e construção civil. Eles otimizam o uso da tecnologia BIM. Dessa forma, são excelentes para que os envolvidos em todas as etapas da obra possam trabalhar em conjunto.

Neste artigo, explicaremos um pouco o que são e algumas funcionalidades dessas duas ferramentas. Também, mostraremos como elas promovem o fluxo de trabalho integrado. Continue a leitura!

AEC Collection e Construction Cloud: o que são

Essas são duas soluções que foram desenvolvidas pela Autodesk para facilitar o dia a dia dos profissionais da construção civil. A AEC Collection é um grupo de ferramentas BIM para a arquitetura, construção e infraestruturas civis, desde o início até a conclusão. Com ele, é possível desenvolver projetos de empreendimentos com alta qualidade e grande desempenho, por meio de BIM.

Além disso, seu uso otimiza os processos, com análise integrada e ferramentas de visualização e simulação, reduzindo o tempo de execução do projeto e melhorando a coordenação multidisciplinar. Inclusive, suas soluções maximizam a viabilidade da construção e coordenação dos projetos.

Fazem parte do AEC Collection recursos indispensáveis para a rotina dos trabalhadores da construção civil. Os principais softwares do conjunto, entre outras coisas, são destinados à:

  • planejar, projetar, construir e realizar a gestãode edifícios com uma ferramenta de BIM multidisciplinar;
  • modelar em alto desempenho, do 3D ao 8D
  • efetuar a administração de dados em um ambiente em nuvem;
  • fazer o projeto de engenharia civil e a documentação da construção;
  • desenvolver plantas de infraestruturas civis e análises;
  • entre outros.

Já o Construction Cloud é uma Plataforma na nuvem que conecta fluxos de trabalhos, equipes e informações. Assim, é possível uma construção em conjunto, com menos riscos, mais eficiência e melhores lucros. Ele permite que os dados sejam compartilhados de forma segura entre todos os membros das equipes envolvidas no processo. Além disso:

  • dispõe de ferramentas para captura da realidade, projeto conceitual, análise e documentação da construção;
  • conta com soluções que ajudam a gerir ambientes multidisciplinarese a avançar as fases do empreendimento;
  • permite utilizar um fluxo de trabalho do BIM em todas as etapas do projeto;
  • possibilita o uso de ferramentas para gestão de projetos.

Como essas ferramentas promovem o fluxo integrado

Primeiramente, o fluxo de trabalho é um sistema organizado de atividades padrão, com o objetivo de fazer com que todos os processos se transformem em materiais, serviços ou informações. Assim, na área da construção civil, são as práticas que resultarão na conclusão de uma obra.

Dessa forma, os fluxos de trabalhos integrados possibilitam realizar as demandas com mais eficiência e melhoram a colaboração da equipe em todo o ciclo de projeto e execução da obra. Assim, as equipes oferecem serviços de mais qualidade e maior valor agregado aos clientes. É uma excelente maneira de manter-se competitivo! Para isso, nada melhor do que contar com soluções completas, que consigam suprir todas as necessidades de cada um de seus serviços, como é o caso da AEC Collection e da Construction Cloud.

Juntos, levam mais tecnologia aos processos do seu dia a dia e possibilitam otimizar o uso do BIM. Esta é uma metodologia de interação dinâmica de políticas, processos e inovações que envolvem todos os passos do ciclo de uma construção. Então, como esse é um método e não um software, faz toda a diferença adotar essa tecnologia para sua equipe.

Como mencionamos, a AEC Collection e Construction Cloud auxiliam em todas as etapas da obra. Assim, contar com eles, em conjunto com a metodologia BIM é fundamental. Afinal, essa última permite que diferentes trabalhadores colaborem com uma atividade em todos os seus processos. Inclusive, desde o início de 2021, por meio do Decreto Nº 10.306, o uso dessa tecnologia garante o uso do BIM pelo Governo Federal na construção civil, em território nacional.

4 motivos para investir em fluxo integrado de trabalho e nas ferramentas da Autodesk

Caso não tenha ficado claro o motivo de ser tão importante adotar um fluxo integrado de trabalho, com o uso da tecnologia BIM e de soluções como as da Autodesk, continue a leitura. Mostraremos 4 razões que farão você mudar de ideia.

1. Entrega de trabalhos de alta qualidade

Com o fluxo de trabalho integrado, por meio das ferramentas da Autodesk, é possível melhorar resultados, em conjunto ao BIM, aumentando a capacidade da sua equipe.

Essas soluções ajudam seu time a explorar suas ideias e avaliar com cautela todas as opções do projeto, permitindo que vocês se antecipem a possíveis problemas que surgirem. Também, possibilita a tomada de decisões mais assertivas.

2. Amplie seus recursos faturáveis

O uso do BIM junto ao AEC Collection e Construction Cloud proporcionam a ampliação dos serviços oferecidos aos seus clientes, sendo possível ofertar serviços que atualmente são terceirizados.

Com os recursos das Plataformas BIM da Autodesk de Projetos e de Colaboração, pode-se criar visualizações in-house, vender o plano e fazer análises. Além disso, permite criar parcerias com profissionais em qualquer lugar do mundo.

3. Trabalhe com mais eficiência

Juntos, os recursos da Autodesk aumentam a eficácia do BIM e impulsionam a sua competência. O uso dessas soluções minimiza o risco de erros de conversão de dados, resultando na rapidez e uniformidade dos processos.

4. O BIM pode trabalhar para você

Com o AEC Collection, você faz o BIM trabalhar para sua equipe de forma econômica e flexível de acessar, expandindo seus recursos e funcionalidades.

Como você viu, as soluções citadas são excelentes recursos para promover o fluxo integrado de trabalho entre todos os profissionais de um projeto. Para adquirir o AEC Collection e o Construction Cloud, conte com uma parceira autorizada Gold da Autodesk, como é o caso da DeskGraphics.

Continue acompanhando nosso blog para receber informações sobre o mercado de AEC. Inclusive, aproveite para ler Erros em projetos de construção civil: como eles sugam a produtividade da sua equipe.

Promoção AEC Collection

Deixe seu comentário