O processo de implementação BIM nas empresas pode gerar algumas dúvidas, já que ocasiona uma mudança no fluxo de trabalho. Assim, muitos gestores se preocupam com o tamanho ideal da equipe nesse processo. Deve ser grande ou é melhor manter enxuta? Esse é o tema do artigo de hoje. Boa leitura!

Implementação BIM nas empresas: saiba qual o tamanho ideal da equipe

BIM é a sigla para Building Information Modeling, ou Modelagem de Informação da Construção em português. Ele é um modelo de criação, um sistema inteligente que usa diversas ferramentas e trabalho colaborativo para executar todos os passos dentro de um projeto. Dessa forma, a implementação BIM nas empresas muda a filosofia de trabalho.

Nesse momento de transição, os líderes das equipes podem se perguntar qual é o tamanho ideal de uma equipe em um projeto. Obviamente, a resposta vai depender do número de pessoas envolvidas e o tamanho da obra, além do porte do negócio. Contudo, não é necessário aumentar a equipe em razão apenas da implementação BIM nas empresas.

Para começar, ter menos pessoas colaborando em um empreendimento é uma boa oportunidade para a realização do projeto piloto, por exemplo. Isso porque essa é uma etapa de experimentação que exige uma gestão maior dos processos, além de readequação de tarefas. Portanto, nesse estágio, é benéfico ter um grupo enxuto envolvido na atividade.

Além disso, alguns administradores podem achar mais fácil lidar com uma equipe menor. Desse modo, é possível dar mais atenção aos detalhes do trabalho desenvolvido e às etapas concebidas.

Porém, ao fazer a implementação BIM nas empresas, é comum que gestores percebam a oportunidade de ampliar os horizontes, aumentando o escopo de atuação e, possivelmente, o tamanho da equipe. Quer saber como? Continue a leitura!

Saiba quando o aumento na equipe é bem-vindo

Um bom exemplo disso são as empresas que terceirizam a contratação de um projeto. Já que o produto vem de fora, é normal que a equipe seja menor. Entretanto, ao fazer a implementação BIM, percebe-se que é possível fazer os próprios projetos e detalhar o trabalho feito em várias etapas. Nesses casos, é interessante que haja um aumento de equipe.

Outra situação que pode pedir um crescimento no quadro de colaboradores é a readequação das demandas. Com a migração de softwares e mudança no fluxo de trabalho, é natural que haja a necessidade de expansão do quadro para não ocorrer sobrecarga.

A Modelagem de Informação da Construção é construída com base em dimensões. Cada uma delas retrata as fases de evolução da construção. Assim, a dimensão 4D, por exemplo, diz respeito ao planejamento da obra, enquanto a 5D está relacionada aos custos envolvidos no projeto. Por isso, com esse nível de detalhamento, uma equipe maior pode trazer mais conforto e eficiência. Mas essa característica está longe de ser a determinante no sucesso da proposta.

Na implementação BIM nas empresas, não é o tamanho da equipe que é o mais importante, mas sim a capacitação dos profissionais envolvidos. É por isso que ele cumpre bem seus objetivos com grupos grandes e pequenos.

Entenda o contexto do BIM no Brasil

O número de usuários do Building Information Modeling cresce no mundo inteiro. No Brasil, não seria diferente. Inclusive, em 2022, o decreto BIM entrou em vigor no país. De acordo com o documento, a execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia realizada pelos órgãos da administração pública federal devem utilizar as técnicas de BIM. O prazo para a adequação é 2028.

Assim, as empresas que desejam participar de licitações de obras públicas devem se adaptar ao modelo, que vai além da escolha de softwares. Ele inclui o treinamento apropriado para que os profissionais contratados saibam utilizar a metodologia. Essa também é uma determinação do decreto. Mais uma vez, percebe-se que o número de profissionais envolvidos não é determinante, mas sim a capacitação deles.

A DeskGraphics é uma empresa com selo Autodesk Gold. Isso significa que somos habilitados para oferecer soluções de software Autodesk completas. Além disso, somos um Centro Autorizado de Treinamentos, com certificação Autodesk para fornecer treinamentos. Leia o artigo e saiba por que fazer a implementação BIM nas empresas conosco!

Deixe seu comentário