Aqui no blog da Deskgraphics, gostamos de mostrar como a implementação BIM potencializa projetos de arquitetura e construção. As vantagens são várias, como agilidade, precisão e economia de prazos e de recursos. Por esses motivos, o Governo de Pernambuco investiu na solução para incrementar as iniciativas do estado. Leia o artigo e saiba mais sobre a decisão!

Implementação BIM no Brasil: saiba o que esperar

No Brasil, o Decreto BIM entrou em vigor em 2021. O objetivo do documento é a padronização do modo de fazer os projetos, obras e serviços realizados pela administração pública. A ideia é que, até 2028, a implementação BIM faça parte de todas as construções. Então, as empresas e órgãos públicos que queiram fazer parte desse nicho, precisam se enquadrar nesse requisito e qualificar as suas equipes.

Assim, mesmo sendo uma normativa do Governo Federal, Pernambuco saiu na frente e começou a implementação BIM nas obras do estado. Continue a leitura e saiba como tem sido a experiência!

Entenda a importância da implementação BIM nas obras de Pernambuco

Os benefícios do BIM (Building Information Modeling) ou Modelagem da Informação da Construção, em português são diversos. Para começar, a metodologia reúne, em um só ambiente, as informações de todas as etapas do projeto. Com isso, as equipes trabalham de forma colaborativa para pensar nos melhores cenários para uma entrega de qualidade e eficiente.

O resultado disso é o aumento da produtividade, diminuição do retrabalho, menos interferências e redução de gastos. Logo, a implementação BIM é essencial para as empresas do setor. Afinal, todas elas podem se beneficiar dessas vantagens.

Foi pensando nisso que o Governo de Pernambuco decidiu adotar o Building Information Modeling para as obras do estado. Como o Decreto BIM está na esfera federal, é esperado que haja um decreto estadual solicitando a padronização dos projetos.

“A gente está muito animado com esse desafio da implementação BIM, muito comprometidos com o trabalho que a gente vai fazer. Estamos ansiosos para iniciar o trabalho. O kick off foi muito bacana”. As palavras da secretária, Fernandha Batista, em relação à importância do projeto para o estado foram legais. “Por isso, vão ser as referências do nosso trabalho”, declarou Ronaldo Chaves, CEO da Deskgraphics, presente no evento.

O projeto está sendo encabeçado pela Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco (SEINFRA) além da participação das Secretarias Executivas de Transportes, de Recursos Hídricos, do DER-PE e da COMPESA. Os objetivos são audaciosos: quebrar um paradigma dentro dos padrões da Secretaria e deixar um legado para o estado. A melhor metodologia para isso é, sem dúvidas, o BIM.

“Esse é o momento certo para utilizar essa inovação tecnológica e toda a expertise da modernização da engenharia. Com isso, vamos facilitar a fiscalização das obras e reduzir o custo das intervenções”, comemorou Fernandha.

Os projetos que serão utilizados como piloto já foram escolhidos. Essa fase é essencial para definir expectativas, organizar equipes, compartilhar informações e definir o fluxo de trabalho. Além disso, há a capacitação dos envolvidos para utilizar a metodologia e treinamento para os softwares escolhidos. Assim, passada a fase de testes e ajustados todos os fatores é possível prosseguir para as seguintes fases com a implementação em escala maior.

Thumbnail 1
Thumbnail 2
Thumbnail 3
Thumbnail 4
Thumbnail 5
Thumbnail 6
Thumbnail 7
Thumbnail 8
Thumbnail 9
previous arrow
next arrow
Thumbnail 1
Thumbnail 2
Thumbnail 3
Thumbnail 4
Thumbnail 5
Thumbnail 6
Thumbnail 7
Thumbnail 8
Thumbnail 9
previous arrow
next arrow

Conheça a Deskgraphics e saiba o que ela tem para oferecer

A Deskgraphics é uma empresa especializada na implementação BIM no setor de arquitetura e construção. Isso quer dizer que oferecemos todas as capacitações para que o modelo possa ser replicado nas empresas contratantes. Um dos passos importantes da metodologia é a adequação à realidade de cada empresa. Sendo assim, o treinamento é formulado de acordo com o contexto e fase de efetivação das técnicas nos projetos.

Outro ponto importante é que a Deskgraphics é parceira gold da Autodesk e é reconhecida por oferecer soluções para implementação BIM. Sendo assim, nós somos uma empresa de credibilidade para ministrar os treinamentos e oferecer os softwares que se encaixam no perfil do cliente.

O AEC Collection, por exemplo, reúne diversos programas que possibilitam a integração total de todas as fases de um projeto. Dentro do pacote, o usuário vai encontrar várias ferramentas. Desenho, quantificação, planejamento e organização são apenas algumas delas.

Se você se interessou pela implementação BIM, precisa conhecer o trabalho da Deskgraphics. Leia o artigo e conheça as razões que nos qualificam como parceiros ideais para essa jornada!

Promoção AEC Collection

Deixe seu comentário