É de conhecimento geral que a Autodesk tem uma série de soluções que auxiliam o trabalho de arquitetos, engenheiros civis e construtores. Entretanto, para cada especialidade, há ferramentas mais indicadas, visando os problemas e os objetivos daquela atuação. Hoje, focaremos na AEC Collection para infraestrutura e em mostrar os motivos de adotá-la na sua rotina.

Além disso, você entenderá como implementar essas soluções e levar, gratuitamente, os cursos de capacitação oferecidos pela DeskGraphics. Leia o texto abaixo e saiba mais!

Assista no YouTube: As dificuldades e desafios da implementação BIM.

Conheça os motivos para utilizar a AEC Collection para infraestrutura

No transporte, nos projetos de terreno ou de água: não importa. As soluções AEC Collection para infraestrutura, sem dúvidas, são as mais indicadas do mercado. Isso se você procura mais assertividade, rapidez e aumento de lucros, é claro.

Essa afirmação não é à toa: os dados da Autodesk confirmam. Os clientes que trabalham com essas ferramentas conquistam 15% de ganho de eficiência nos projetos. Sem falar nos 10% de aprimoramento na programação do planejamento do terreno e da modelagem de energia.

Mas como esses números tão esperados chegam até o seu escritório? Por meio de plataformas que se conectam para entregar satisfação ao cliente, além de segurança e qualidade para a obra.

Para começar, todas as soluções têm o apoio da Modelagem da Informação da Construção. Logo, a colaboração entre as equipes é um dos principais benefícios. Independentemente da fase da edificação, todos trabalham em tempo real e podem identificar erros com facilidade. Tudo isso, devido a um ambiente de dados comum com base na nuvem.

Os profissionais têm liberdade para explorar sua criatividade e habilidade simultaneamente. O melhor é que todo o trabalho tem origem em análises de cenários e fomenta decisões certeiras, sem “achismos”. A automação de tarefas, que reduz as atividades repetitivas, permite mais agilidade nas funções e concentração nos desafios que realmente são importantes.

No segmento de transporte, você poderá criar rodovias e estradas com confiança. Nos projetos de terreno, não será difícil conhecer as condições existentes desde a etapa de conceito. Já as tubulações e estruturas de plantas de tratamento de água são diretamente conectadas ao desenho, modelagem e análise.

Todas essas funcionalidades têm como objetivo levar mais credibilidade e convicção ao seu trabalho. Além, é claro, de incentivar o crescimento da sua empresa.

Veja quais são as soluções AEC Collection para infraestrutura

Você conheceu acima os motivos para aderir a AEC Collection para infraestrutura. Agora, entenderá em mais detalhes quais são essas ferramentas que entregam tanta efetividade. Confira!

Revit

Precisão é uma palavra frequente quando falamos do Revit, afinal, ele entrega uma exatidão milimétrica em qualquer tipo de projeto. Com ele, é possível modelar formas, estruturas e sistemas em 3D com muita facilidade.

Porém, você não precisa se limitar somente às formas geométricas. Sua equipe terá liberdade para utilizar objetos com base no mundo real, utilizando informações verdadeiras sobre eles. Um ótimo exemplo é que, ao clicar em uma janela, você tem dados sobre dimensão, espessura, tipos de materiais e componentes.

Revolucionando o mercado e deixando seu antecessor para trás, o Revit permite a modelagem em 2D e 3D ao mesmo tempo e simplifica o gerenciamento. É fácil revisar plantas, elevações, tabelas e tudo que for necessário para garantir um projeto impecável.

Você pode conhecer mais sobre essa solução com alguns dos nossos conteúdos. Veja mais em:

Civil 3D

O Civil 3D foi desenvolvido especialmente para os engenheiros. Seu objetivo é simplificar desafios complexos de infraestrutura, utilizando um ambiente baseado em modelos 3D.

Inicialmente, já podemos dizer que as entregas poderão ser realizadas antes do prazo. Isso porque essa solução reduz o tempo total do projeto, oferecendo uma modelagem mais rápida para superfícies, corredores e terrenos, por exemplo. Abaixo, destacamos outras funcionalidades:

  • faça download rápido de levantamento topográfico e fácil comunicação entre campo e escritório;
  • gerencie águas pluviais, defina caminhos da tubulação e otimize a análise hidráulica;
  • utilize automações avançadas com script reutilizáveis para acelerar as atividades;
  • simplifique o levantamento de quantitativos com uma lista de materiais;
  • use modelos 3D dinâmicos e flexíveis de corredores e estradas.

Ainda, vale lembrar que, por ser uma solução BIM, oferece uma excelente colaboração entre as equipes e interoperabilidade com outros programas. Times multidisciplinares atuam perfeitamente em conjunto e você pode usar outros produtos para potencializar o trabalho.

InfraWorks

A falta de viabilidade e as condições inadequadas do terreno são problemas que podem atrapalhar muito qualquer tipo de obra. Felizmente, o AEC Collection para infraestrutura traz o InfraWorks como solução nesses casos.

Utilizado principalmente no começo de um projeto, tem como propósito modelar, analisar e visualizar a ideia de uma construção. Assim, pode-se, com agilidade, entender se faz sentido dar continuidade ou se ajustes serão necessários.

A tecnologia está diretamente envolvida aqui para garantir os excelentes resultados. São usados dados arquitetônicos e geoespaciais enquanto simulação de elementos 3D em tempo real para análise do contexto. Na prática, é simples: você só precisa adicionar as coordenadas e o mapa mostrará uma visualização completa do local.

Para entender melhor sobre essa solução, temos uma dica. Leia em nosso blog o texto: “Qual é a importância do InfraWorks para os projetos em BIM?”.

Autodesk Docs

Não dá para travar um fluxo de trabalho pela falta de uma aprovação, não é mesmo? Mas, mesmo assim, sabemos que essa é uma situação recorrente no mercado de construção. Na verdade, é uma situação recorrente de quem não trabalha com o Autodesk Docs.

O motivo é simples: ele automatiza e agiliza as as autorizações dos projetos, sejam modelagem ou desenhos. Assim, nenhuma ideia fica parada ou é compartilhada sem que os líderes tenham assentido antes.

Além disso, o Autodesk Docs auxilia no controle assertivo de todos os documentos de uma obra. Com armazenamento na nuvem, ele facilita o acesso dos autorizados e reduz os riscos de vazamento ou extravio dos dados.

Navisworks Manage

Aqui, estamos focados na AEC Collection para infraestrutura. Todavia, na realidade, as etapas de uma obra são inúmeras e, consequentemente, os erros podem acontecer em qualquer uma delas. Logo, garantir que nenhuma falha, acontecida antes ou depois do trabalho do engenheiro, atrapalhe o projeto, é fundamental.

Para isso, temos a solução chamada Navisworks Manage. Com uma excelente atuação, ele identifica e coordena os problemas encontrados para que nada passe despercebido. Sua checagem de interferências é impecável e permite a visualização dos dados em um só modelo federado. Ainda, é importante ressaltar que ajuda no controle de cronograma, nos custos com simulações 4D e 5D e facilita a obtenção da quantidade de materiais.

Bom, esses foram os principais nomes a serem citados na AEC Collection para infraestrutura. Porém, não são os únicos. RecapPro e FormIt Pro, por exemplo, são outras opções que podem ser integradas ao seu escritório para a conquista de melhores resultados.

Veja no blog: O que você precisa saber sobre a nova versão do Navisworks 2024?

Comece a utilizar AEC Collection para infraestrutura

Chegou a hora de falarmos da prática e de você conhecer o caminho para adotar as soluções AEC Collection para infraestrutura na sua rotina. Bom, é neste ponto que entra a DeskGraphics.

Somos uma empresa Gold Partner da Autodesk, o que nos permite fornecer as licenças das soluções de engenharia, arquitetura, design e construção. Além disso, oferecemos treinamentos personalizados para cada ferramenta, bem como a consultoria para utilização do BIM. Neste link, você pode visualizar a agenda de treinamentos ainda deste ano.

Já auxiliamos grandes instituições a implementarem essas tecnologias e obterem mais resultados. O Governo de Pernambuco é um ótimo exemplo, bem como a reconstrução do Museu Nacional.

O mais interessante é que, atualmente, há uma condição incrível para adquirir sua licença com a DeskGraphics. Isso porque todos os clientes que fecham contrato, levam de graça o curso de capacitação com direito a certificado. Ou seja: além de ter a ferramenta para decolar a sua empresa, você terá o conhecimento necessário para usá-la em toda sua potência. Sem pagar nada por isso.

Entre em contato com a nossa equipe para tirar dúvidas e saber mais. Estamos lhe esperando!

Promoção AEC Collection

Deixe seu comentário