Quem está por dentro dos benefícios do BIM, já deve saber que existem inúmeras soluções da Autodesk que utilizam essa metodologia. O Revit, para criar modelagem em diferentes dimensões com precisão e agilidade, é um deles. Bem como o InfraWorks, que desenvolve projetos baseados no mundo real. E, agora, você conhecerá o Autodesk Docs, que oferece um gerenciamento fácil e inteligente dos documentos em todas as etapas da obra.

Sua utilização é tão relevante quanto a de uma solução Autodesk que faz a checagem de interferências, por exemplo. Isso porque ele reduz erros e fluxos de trabalho complicados, além de conectar os membros da equipe e facilitar o cronograma.

Neste conteúdo, explicaremos em detalhes o que é o Autodesk Docs e sua importância para os projetos de construção civil. Veja mais abaixo!

Autodesk Docs: conheça essa solução Autodesk que faz toda a diferença na construção civil

Há alguns anos, os arquivos relacionados a uma edificação eram desenvolvidos em papel. Então, era necessário uma série de gavetas para guardá-los. Hoje, com a tecnologia, o armazenamento em nuvem e a Modelagem da Informação da Construção, isso mudou. Já é possível gerir e salvar esses documentos de forma segura diretamente pela internet.

Esse é um dos objetivos do Autodesk Docs, solução Autodesk BIM que auxilia empreiteiros, mas também engenheiros, projetistas, arquitetos e todos os envolvidos na obra. Basicamente, trata-se de um ambiente de dados comuns, onde os autorizados podem compartilhar materiais e administrá-los de acordo com a necessidade. Tanto de arquivos focados em gerenciamento, como de registros de reuniões, contratos ou outros.

A seguir, separamos tópicos que mostram os principais motivos para trabalhadores do ramo utilizarem esse sistema. Confira!

Conexão entre as equipes

Com o auxílio do Autodesk Construction Cloud, o Autodesk Docs conecta os times e garante que as informações sejam repassadas com assertividade. Desde o início, na etapa do planejamento e desenho, até a parte da obra efetivamente.

Controle de documentos

Uma de suas principais funcionalidades é estruturar as pastas dos arquivos. Assim, elimina-se aquela situação em que vários documentos ficam espalhados e bagunçados, on-line ou off-line. Afinal, ela abre espaço para perder dados e torna a busca mais lenta.

No novo cenário, todos os registros são organizados de acordo com o que a equipe necessita. Além disso, há opções de criar permissões robustas em que se decide quem pode olhar o quê. Ou seja, você coloca as informações certas, nas mãos certas.

Aprovação de arquivos

Desenhos, modelos e outros materiais devem passar por aprovações antes do projeto ser continuado. Mas nem sempre há agilidade nesse processo quando é feito sem ajuda da tecnologia.

Agora, com o Autodesk Docs, essa atividade fica muito mais fácil. Ele reduz os esforços manuais e automatiza as revisões. Logo, nada é compartilhado ou publicado sem que os líderes tenham assentido antes. Ademais, durante a atuação, é possível contar com um conjunto completo de ferramentas de revisão para colaborar com a equipe.

Suporte 2D e 3D

Assim como outras soluções Autodesk em BIM, que criam modelagens 2D e 3D automaticamente, o Autodesk Docs também suporta essas duas dimensões. Portanto, pode-se carregar e visualizar os modelos de forma simples e rápida.

Integração com Revit

Para que essa plataforma realmente auxilie no dia a dia, é preciso que integre com outras que são utilizadas pelos profissionais. O Revit é um dos mais populares nesses casos. Por isso, ele evita o trabalho duplicado e leva agilidade a cada tarefa, colaborando para que as entregas sejam realizadas antes do prazo.

Esses são apenas alguns dos benefícios do Autodesk Docs, que, igualmente, conta com acompanhamento centralizado de problemas e de transmissões. Ainda vale destacar o Desktop Connector, que permite a abertura, salvamento e a exclusão de arquivos diretamente da sua área de trabalho.

Para usufruir de todos esses recursos, inclusive por dispositivos móveis, acessando documentos quando e onde quiser, é preciso contratar o Autodesk Docs. Fale com a equipe da DeskGraphics para tirar suas dúvidas e adquirir sua licença.

Dessa forma, você fará negócio com um parceiro de selo Gold da Autodesk e ganhará treinamento gratuito. Estamos te esperando!

Promoção AEC Collection

Deixe seu comentário