O Autodesk Revit é um software que revolucionou a construção civil, pois facilitou o desenvolvimento de projetos de engenharia. Atualmente, é um dos mais utilizados pelos profissionais de AEC.

Foi criado em 1997, pela empresa Charles River Software. Contudo, somente em 2000 a plataforma obteve mais estabilidade, trocando o nome para Revit Technology Corporation. E, em 2002, a Autodesk adquiriu seus direitos de uso.

Para compartilhar um pouco sobre essa ferramenta indispensável para engenheiros, arquitetos, urbanistas, técnicos de edificações e designers, neste artigo, falaremos um pouco sobre o Autodesk Revit. Leia na íntegra e saiba, também, como o uso desse software BIM pode alavancar os modelos.

Conheça o Autodesk Revit

Basicamente, o Autodesk Revit é um software BIM que foi criado para ajudar os profissionais da construção civil. Isso porque o seu uso facilita a elaboração de projetos de engenharia, arquitetura, urbanismo e design, trazendo mais precisão e agilidade para os responsáveis por ele.

O programa foi desenvolvido com a tecnologia BIM (Building Information Model, ou Modelagem de Informações da Construção). Sendo assim, ele pertence a uma geração automatizada de soluções para a elaboração de modelos, plantas, cortes, maquetes eletrônicas, elevações e simulações, tudo de forma integrada. Assim, é possível executar melhor cada uma das etapas de um modelo, combinando serviços e distinguindo possíveis problemas estruturais, elétricos, hidráulicos, compatibilização, entre outros.

Ele vem ganhando destaque pela acurácia das informações e riqueza de detalhes que impõe aos projetos, sendo excelente para a modelagem 3D. Entretanto, é importante mencionar que, hoje, o Autodesk Revit não realiza alguns dimensionamentos dos complementares e estrutura, utilizando ferramentas para tal como o Autodesk Robot Analysis para estrutura e outros.

Veja como funciona o Autodesk Revit

Como mencionamos, com o Autodesk Revit pode-se criar a arquitetura, a estrutura de edificação e todos os seus sistemas complementares: hidráulico, elétrico, mecânicos, entre outros. Também, é possível prever problemas nessas etapas.

Além disso, permite que o usuário crie um modelo digital e preciso da obra. Então, por funcionar com um sistema BIM, constrói, simultaneamente, um projeto 2D e um 3D. Essa integração otimiza o tempo de trabalho da equipe. Inclusive, todo elemento do modelo pode ser editado facilmente, afinal, as informações são atualizadas de forma automática.

Ainda, é importante dizer que muitas configurações podem ser realizadas no software, pois ele funciona por famílias ━ como você verá adiante. Assim, o usuário pode utilizar os mesmos ajustes, componentes e definições em vários projetos.

O que são as famílias do Autodesk Revit?

Há diferentes famílias que vem no programa, assim como existem diferentes necessidades nos projetos e, como já expomos, elas são elementos personalizáveis. Sendo assim, o usuário pode modificá-las conforme sua necessidade.

Então, de acordo com o próprio Autodesk Revit, as famílias do programa são: “um grupo de elementos com um conjunto comum de propriedades de parâmetros e uma representação gráfica relacionada”. Um exemplo são as escadas. Há diversos tipos desse elemento, suas dimensões e variações são os parâmetros.

Assim, existem três famílias no Autodesk Revit, como você vê a seguir.

  • Famílias do sistema: são aquelas pré-definidas pelo software. Essas somente podem ser editadas, ou seja, não é possível criar novas dessas categorias. Também, não é permitido remover ou refazer parâmetros já definidos, apenas duplicá-los e, aí sim, fazer uma nova versão. Parede, telhado, forro, piso, guarda-corpo, rampa, escada, entre outros, são exemplos dessa classificação.
  • Famílias carregáveis: como o nome sugere, é aquela que pode ser carregada a partir de arquivos externos ou criada do zero. Neste segundo caso, o profissional consegue determinar os parâmetros e editá-los a qualquer momento. São considerados modelos dessa família os mobiliários, portas, janelas, colunas, vigas, luminárias e outros mais.
  • Famílias do local: são componentes únicos que o usuário pode criar, conforme a necessidade do projeto. Geralmente são usados momentos específicos, como criação de molduras de gesso, rodapés etc.

Confira as vantagens do software que pode alavancar os projetos de engenharia

Os modelos que são realizados com o uso do Autodesk Revit são executados mais rapidamente e duas partes são elaboradas ao mesmo tempo. Com ele, o engenheiro consegue coordenar e adequar todos os componentes do empreendimento. Com uma plataforma intuitiva e eficiente, esse software BIM oferece suporte para um processo colaborativo e multidisciplinar em um único ambiente. E isso, é claro, otimiza o desempenho do trabalho.

Além dessas características que citamos, o Autodesk Revit ainda proporciona outras vantagens que ajudam a alavancar os projetos de engenharia. Na sequência, listamos 3. Confira!

1. Alta flexibilidade

Ao contrário de outras soluções da Autodesk, ele proporciona que todos os dados de um projeto de engenharia sejam armazenados em um só arquivo. Assim, vários usuários, de áreas diferentes, podem trabalhar diretamente com o mesmo modelo.

Além disso, caso haja alterações a serem feitas, elas podem ser realizadas de forma otimizada. Afinal, por meio do BIM, as informações ficam conectadas e, assim, quando há uma mudança, o software atualiza automaticamente cada componente.

2. Estimativa precisa de orçamento

Por ser um software BIM, o Autodesk Revit possui a geração automática da conta de quantidades (BOQ), uma ferramenta que produz orçamentos com mais facilidade e precisão. Além disso, possibilita especificar quantidades de materiais e produtos. Assim, ajuda a determinar de forma mais rápida e fácil se o projeto de engenharia se encontra na estimativa de gastos.

3. Modelagem 3D

O Autodesk Revit possui uma ferramenta de modelagem paramétrica que auxilia na criação de um design conceitual do modelo. Com ela, pode-se desenvolver um rascunho rápido do layout e, instantaneamente, o programa cria a imagem. Assim, é possível mostrar, na mesma hora, o 3D do projeto solicitado aos clientes.

Neste artigo, você viu como o Autodesk Revit, um software BIM, pode alavancar os projetos de engenharia. Para conhecer outras soluções, leia, também: AEC Collection e Construction Cloud: entenda como as soluções Autodesk se conectam e promovem fluxos integrados de trabalho. E acompanhe nosso blog regularmente para ter acesso a conteúdos importantes sobre a construção civil.

Deixe seu comentário