A padronização de produtos, serviços e execuções é essencial para manter a qualidade e a segurança das obras. Por isso, a ABNT para construção civil é tão importante para o desempenho das atividades. O respeito às diretrizes estabelecidas pela entidade diminui os riscos de acidentes e agiliza a produção e montagem. No artigo de hoje, saiba quais as principais regras que devem ser seguidas pelas empresas do ramo!

ABNT para construção civil: entenda a importância

ABNT é a sigla da Associação Brasileira de Normas Técnicas. A entidade tem autoridade para normatizar a produção no Brasil. Manter esse tipo de padrão é essencial para o desenvolvimento tecnológico no país, além da implementação de políticas públicas e defesa de consumidores. A ABNT para construção civil, por exemplo, tem vários propósitos e atinge diversas categorias profissionais.

Para começar, é essencial que as peças sigam os modelos de tamanho e materiais predeterminados. Isso porque é importante que uma obra progrida com prudência e qualidade. Caso contrário, há risco de erros nos cálculos, o que pode colocar a segurança das pessoas em risco e resultar, inclusive, em desabamentos.

Conheça algumas das sistematizações da ABNT para construção civil

Existem quase 900 documentos da ABNT referentes à construção civil. Não atender a eles pode resultar em diversos problemas. A seguir, abordaremos alguns dos mais importantes. A sigla NBR que será citada no artigo é referente à Norma Brasileira. Continue a leitura!

NBR 15965

Para iniciar nossa lista, trouxemos a primeira norma brasileira voltada para o uso do BIM (Building Information Modeling), a NBR 15965. Ela regulamenta um sistema de classificação das informações. O objetivo é padronizar códigos e termos utilizados nos projetos, possibilitando que múltiplas equipes trabalhem no mesmo modelo de forma simultânea e coordenada. É dividida em sete partes:

  • Parte 1: Terminologia e estrutura;
  • Parte 2: Características dos objetos da construção;
  • Parte 3: Processos da construção;
  • Parte 4: Recursos da construção;
  • Parte 5: Resultados da construção;
  • Parte 6: Unidades e espaços da construção;
  • Parte 7: Informação da construção.

A norma veio para garantir que todos os envolvidos em uma obra possam colaborar e usufruir ao máximo a integração fomentada pelo BIM. Vale lembrar que o decreto BIM já entrou em vigor e as empresas têm até 2028 para implementarem a metodologia. Portanto, a NBR 15965 é uma das regulamentações mais importantes para a área da construção civil.

NBR 6118

Essa norma fixa os requisitos básicos para projeto de estruturas de concreto simples, armado e protendido. Ela fala de massa e resistência específicas para esse tipo de material.

NBR 6136

Já a NBR 6136 descreve as exigências para a produção e aceitação de blocos de concreto vazados destinados à execução de alvenaria. Ela deve ser analisada junto à NBR 12118, que dita as regras de ensaio para o conjunto.

NBR 7190

Os projetos em estrutura de madeira são regidos pela NBR 7190. Ela traz orientações de segurança, propriedades do material e outras recomendações.

NBR 7199

Os vidros fazem parte de quaisquer construções. Por isso, o uso em claraboias, fachadas, portas e vitrines, por exemplo, também deve estar normalizado. Esse é o objetivo da NBR 7199.

NBR 7480

A norma 7480 diz respeito ao aço utilizado em estruturas de concreto armado. Assim, são analisadas formas geométricas e características físico-químicas.

NBR 8949

Aqui, a orientação é sobre método de preparo de paredes estruturais submetidas à compressão axial, construídas com blocos de concreto. Além disso, são mostradas as formas de testar a sustentação.

NBR 12721

A NBR 12721 é utilizada pelas construtoras e incorporadoras. Isso porque ela rege os critérios para a venda das unidades, a avaliação dos custos unitários e a forma de rateio entre elas.

NBR 13818

As construções que utilizam placas de cerâmica para revestimento precisam prestar atenção à NBR 13818. Com ela, é possível entender quais as características de fabricação, marcação, declaração em catálogo e até como a inspeção deve ser feita.

NBR 13531

Essa norma orienta como elaborar projetos de arquitetura e engenharia de quaisquer edificações. A NBR 13531 guia as obras novas desde a construção e, nas existentes, mostra como devem ser feitas as ampliações, reduções e outras reformas.

NBR 15575

A NBR 15575 é chamada de Norma de Desempenho. Assim, ela reúne diversas diretrizes e agrega o trabalho de vários profissionais dentro da construção civil de edificações habitacionais. Ela também determina a qualidade do produto final e leva em conta as necessidades do usuário. Os três grandes marcos são segurança, sustentabilidade e habitabilidade.

NBR 16636

As normas 13531 e a 16636 podem ser complementares, já que a última diz respeito à elaboração e desenvolvimento de projetos arquitetônicos e urbanísticos.

Normas ABNT e BIM: aliados na eficiência das edificações

Analisadas separadamente, as normas ABNT para construção civil podem parecer exaustivas e impossíveis de serem decoradas. Contudo, com o trabalho colaborativo e ferramentas automatizadas, o fluxo de trabalho fica assertivo.

BIM é a sigla para Building Information Modeling, que significa Modelagem de Informação da Construção, em português. Ele é um modelo de criação conjunta, com técnicas que melhoram todas as etapas de execução de um projeto.

Nele, estarão todos os dados técnicos da obra, como as especificações exigidas nas normas citadas. Então, de posse de todas as informações, as equipes trabalham multidisciplinarmente para chegar ao resultado final com eficiência e qualidade.

Para ajudar com as normas ABNT para construção civil e as técnicas de BIM, é interessante pensar em um conjunto de programas que cumpram os requisitos e dialoguem entre si. Uma alternativa é o AEC Collection. Leia o artigo e saiba mais sobre como ele pode ser útil no projeto de uma edificação!

2 Comments

  1. Jefferson Douglas de Lima Reply

    Parabéns excelente importante saber sobre as normas

  2. Almir de Alcantara Ramos Reply

    Fantástica as dicas e colocações, são informações de extrema importância.

    Agradeço a postagem

Deixe seu comentário