A chegada do BIM no mercado, há alguns anos, revolucionou a rotina dos trabalhadores da construção civil. As funções ganharam mais assertividade, rapidez e todo o processo teve uma grande diminuição de erros. Essas vantagens foram percebidas pelas empresas privadas, mas também pelo Governo, quando falamos das obras públicas. Logo, o decreto 10.306 foi desenvolvido para estabelecer as diretrizes da Modelagem da Informação da Construção em empreendimentos desenvolvidos para a população.

Para facilitar a adesão, as normas do decreto foram divididas em fases. Em 2021, a primeira foi iniciada e, aqueles que desejam aumentar os lucros nesse tipo de trabalho, já se adaptaram. Agora, estamos chegando perto de dar o start em mais uma das etapas, que inicia em janeiro de 2024.

Criamos este conteúdo para explicar em detalhes todo o contexto dessa legislação. Você verá abaixo se o BIM é realmente obrigatório, entenderá cada uma das fases e como se programar para a próxima. Fique por dentro!

Leia no blog: Governo do Amazonas dá início à implementação BIM: conheça o projeto.

Entenda se o BIM é realmente obrigatório nos projetos de construção civil

Caso você esteja aqui é porque já conhece ou, pelo menos, ouviu falar de todos os benefícios que o BIM pode trazer para a sua empresa. Desde o aumento de produtividade até a assertividade no trabalho e a entrega de projetos antes do prazo. Entretanto, há muitas dúvidas quando falamos de sua implementação, gerenciamento e, como foco do nosso conteúdo de hoje, sua legislação.

Contudo, antes de adentrarmos nesse tema, vale relembrar o que é a Modelagem da Informação da Construção. Em resumo, trata-se de uma metodologia utilizada em todas as fases de uma edificação, do design ao canteiro de obras. Ela permite uma maior integração entre as equipes, compartilhamento de informação fácil e rápido, além de exatidão em todos os processos.

Vale lembrar que o BIM não é um software. Na verdade, a maioria dos programas da Autodesk licenciados pela DeskGraphics possuem o apoio dessa metodologia. Esta, inclusive, atua com modelos 2D e 3D ao mesmo tempo.

Sua alta eficiência chama a atenção de todos os profissionais da área e não foi diferente quando se trata do Governo. O decreto 10.306, que entrou em vigor em janeiro de 2021, é a prova. Ele traz uma série de diretrizes quanto ao uso do BIM que, sim, é obrigatório em determinadas obras públicas.

O objetivo dessa nova norma é, sem dúvidas, trazer mais qualidade para os projetos da população. Mas ele não é o único. A transparência no projeto, bem como a redução de prejuízos, também é fundamental nesse tipo de empreendimento.

Para saber mais sobre como a aplicação de BIM Autodesk melhora a mobilidade urbana, leia nosso outro conteúdo do blog. Agora, se você quer entender todas as fases da implementação, leia o próximo tópico!

Conheça as fases da legislação BIM e o que será obrigatório em 2024

Sabemos que a exigência do BIM em obras do Governo pode deixar muitos profissionais preocupados. Não é à toa, pois quem ainda não utiliza essa ferramenta, terá que se organizar para não perder espaço no mercado. E, claro, não deixar “dinheiro em cima da mesa”.

Por isso, é importante lembrar que você deve, sim, estar atento ao que é obrigatório na norma. Porém, o decreto 10.306 está sendo aplicado por fases. Assim, essa adaptação pode ser realizada aos poucos. Abaixo, explicaremos cada uma das etapas em detalhes. Confira!

Primeira Fase

Bom, a primeira fase do decreto 10.306, iniciada em janeiro de 2021, determina o uso do BIM nos projetos de arquitetura e engenharia. Isso se, segundo avaliação, forem relevantes o suficiente para disseminação da metodologia.

Aqui, vale ressaltar que é aplicado tanto em construções novas como em ampliações ou reabilitações públicas. Um excelente exemplo é o caso do Museu Nacional, desenvolvido pela DeskGraphics.

A legislação ainda frisa que a metodologia precisa ser utilizada em estruturas e todos os tipos de instalações. Não só as hidráulicas e elétricas, como as de aquecimento, de ventilação e ar-condicionado. Além disso, deixa clara a aplicação para detectar interferências que podem prejudicar o projeto, sejam elas físicas ou funcionais. Essa revisão dos modelos é o grande objetivo de softwares como o Navisworks.

Por fim, estabelece igualmente o uso para extração de quantitativos e de toda a documentação do projeto. Ou seja: abrange todo o ciclo de vida de uma edificação.

Segunda fase

A segunda fase, que inicia em breve, está cada vez mais presente na mente dos trabalhadores da construção. Afinal, ela entrará em vigor a partir de janeiro de 2024 e a organização para atender os requisitos deve começar agora.

Além dos tópicos citados na primeira fase, existem outros pontos que serão obrigatórios no ano que vem. Para começar, a utilização de BIM nos orçamentos do projeto, no planejamento e no gerenciamento da execução da obra.

Essas funcionalidades são de extrema importância para os líderes da empresa ou do projeto. Isso porque elas permitem uma visão holística do trabalho e de todas as equipes, evitando que algum ponto importante passe despercebido.

Para você ter uma ideia, softwares como Civil 3D e Autodesk Docs já disponibilizam aprovações automáticas baseadas em critérios pré-definidos. Além disso, reduzem os erros e simplificam o cronograma do projeto.

Antes de terminar, outro ponto importante. A segunda fase do decreto 10.306 ainda destaca que as obras executadas com a aplicação do BIM precisam ter seus modelos e informações atualizados.

Terceira fase

A última fase inicia somente no primeiro mês de 2028. Entretanto, é interessante conhecer seus tópicos para estar por dentro do que será exigido em alguns anos.

Assim, tudo que foi citado anteriormente será obrigatório, assim como a gestão e a manutenção do empreendimento depois da construção. Isso quer dizer que o BIM deverá ser utilizado no monitoramento e nas melhorias realizadas no empreendimento. Sejam eles prédios públicos, hospitais ou grandes infraestruturas, tais quais pontes e rodovias. Essa norma vale para os casos em que a obra já foi desenvolvida a partir da Modelagem da Informação da Construção.

E, além do mais, quanto à legislação: alguns órgãos do Governo fazem parte dessa obrigatoriedade. São eles: Ministério da Defesa, Ministério da Infraestrutura, Secretaria Nacional de Aviação Civil e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. Todavia, aqueles que não estão listados, também são incentivados a utilizar a metodologia para potencializar os projetos desenvolvidos.

Saiba como se preparar para o decreto 10.306

Você viu até aqui a necessidade de aplicar o BIM, devido não apenas ao decreto 10.306, como percebeu os benefícios dessa metodologia. Agora, com a nova data em mente e, quase batendo na sua porta, chega o momento de saber como se preparar para atender aos requisitos.

Aqui temos dois grupos: os que já trabalham com obras públicas e os que, até o presente momento, não entraram nesse mercado. Os primeiros, muito provavelmente, já utilizam o BIM, devido às normas exigidas na primeira fase do decreto.

Nesse caso, você precisa dar o próximo passo e começar a atuar com os orçamentos e o planejamento da obra como um todo. Para isso, verifique quais softwares serão necessários adotar para adquirir essas funcionalidades de acordo com a sua realidade.

Quem está iniciando nos empreendimentos governamentais agora, para ganhar competitividade e faturamento, tem outro caminho. Você precisa implementar o BIM na rotina, substituindo softwares obsoletos por sistemas atualizados. O principal deles é o Revit, que revolucionou sua área e segue sendo líder por agilidade, exatidão e qualidade.

Independentemente da sua trajetória ou do foco da sua empresa, contar com a DeskGraphics para obter as licenças é essencial. Visto que, além de estarmos há muitos anos neste segmento, somos parceiros Gold da Autodesk.

Na prática, significa que além de disponibilizar as licenças das plataformas mais disputadas e inovadoras, também podemos oferecer treinamentos completos. Além disso, temos algumas turmas disponíveis para 2023 e estima-se um 2024 com alta demanda.

Para estar à frente do mercado e contar com fornecedores confiáveis, entre em contato com a gente. Ao fechar uma licença com nossa equipe, você ganha um upgrade de capacitação para seu time utilizar os softwares com inteligência e rapidez. Assim, ao estar com as ferramentas em mãos, você não demora para colher os resultados positivos. Estamos lhe esperando!

Promoção AEC Collection

Deixe seu comentário