É praticamente impossível trabalhar na área da construção civil atualmente e não conhecer o BIM Autodesk. Responsável por evitar erros, facilitar entregas com antecedência e conectar equipes, ele é indispensável para quem deseja aumentar os lucros e contar com edificações eficientes.

Essa metodologia se destaca também quando falamos de obras dentro da cidade. Mas isso vai além de pontes, estradas ou hospitais. A Modelagem da Informação da Construção permite a criação de cidades inteligentes e pensadas para facilitar o dia a dia da população.

Neste conteúdo, entraremos a fundo no tema, explicando as aplicações possíveis atualmente. Além disso, apresentaremos uma nova ferramenta que, lado a lado com o BIM, simplifica todo o processo de mobilidade urbana. Boa leitura!

Entenda como aplicar o BIM Autodesk na mobilidade urbana

Antes de começar o projeto de um grande prédio, por exemplo, há um estudo para entender a viabilidade e logística dele, além de qual maneira a edificação se “comportará” na rotina dos indivíduos. Agora, você consegue imaginar esse mesmo trabalho em proporções maiores, quando falamos de cidades?

É dessa forma que se pode aplicar o BIM Autodesk na mobilidade urbana. Em conjunto com o GIS/SIG (Geographic Information Systems), ele realiza análises completas para projetos arquitetônicos ou de infraestrutura com base em dados geoespaciais.

Essa união resulta em um outro recurso, o CIM (City Information Modeling), capaz de modelar e construir uma cidade do zero. Tudo isso, considerando a forma com que os habitantes interagem nos ambientes e quais os serviços públicos necessários. Na prática, as informações são coletadas de forma digital e em três dimensões, utilizando o BIM Autodesk nas estruturas e obras.

Veja no blog: Por que a gestão BIM é tão importante quanto a implementação?

E quais são os benefícios de adotar essa nova metodologia? Em resumo, o planejamento urbano eficiente gera uma série de vantagens quando falamos de economia de dinheiro público e da qualidade de vida dos cidadãos. Para além desses pontos, é possível simular, inclusive, os impactos de uma catástrofe e encontrar estratégias com intuito de reduzi-los.

Também será mais fácil investir em sustentabilidade, tal qual na diminuição da emissão de gases poluentes. Por fim, vale ressaltar a melhoria de espaços para estacionamentos, iluminação correta e de acordo com o clima e a limpeza assertiva nos locais coletivos.

Veja o case de sucesso do BIM Autodesk na mobilidade urbana de Curitiba

Não é de hoje que Curitiba, capital do Paraná, é conhecida pelas inovações tecnológicas na mobilidade urbana. Há muitos anos, mais especificamente na década de 80, a prefeitura se destacava por usar ferramentas Autodesk que facilitam a vida dos profissionais da construção. Com o tempo, perceberam a necessidade de se atualizar e migraram para outras plataformas que utilizam o BIM.

Leia também: Quais são as diferenças entre Revit e AutoCAD?

Eleita a cidade mais inteligente e conectada do Brasil, já possui um laboratório especializado na Modelagem da Informação da Construção. O objetivo dos gestores é implementar projetos de mobilidade, urbanização e habitação social. A implementação desses tem como finalidade promover, é claro, os mesmos pontos positivos que destacamos no tópico anterior e que fazem toda a diferença na vida da população.

Com planejamento, essas e outras ideias vêm sendo implementadas há cerca de 5 anos, quando, em 2018, iniciou-se os investimentos para adoção do BIM Autodesk. Aqui, falamos desde aquisição de hardware e software para os usuários, como treinamentos para garantir o uso correto das ferramentas.

Além dos benefícios em infraestrutura, os técnicos responsáveis por esse projeto também buscam melhorar o bem-estar dos moradores. Tanto que traçaram perfis socioeconômicos das regiões para entender o comportamento dos habitantes e o efeito dessas mudanças na vida de cada um deles.

No blog da DeskGraphics, temos uma série de cases de sucesso da implementação do BIM Autodesk em prefeituras. Veja aqui o caso do Governo do Amazonas. 

Conheça a OrçaFascio: uma ferramenta parceira Autodesk que otimiza o orçamento de obras

Imagine que seu escritório de engenharia civil já trabalha com as plataformas mais inovadoras do mercado, isto é, como Revit, Navisworks ou BIM Doc. Não seria inteligente utilizar uma ferramenta paralela, para orçamento de obras, que não se adequasse a essas tecnologias, certo?

Foi seguindo essa linha de raciocínio que surgiu a OrçaFascio Prime, um software de engenharia de custo e planejamento de edificações. Ele é o primeiro criado especialmente para órgãos públicos, grandes construtoras ou incorporadoras. Ou seja: resolve no detalhe os problemas e os desejos que essas instituições possuem.

Seu propósito é oferecer uma gestão da obra como um todo, integrando planejamento e orçamento. Para você entender melhor, daremos o seguinte exemplo: vamos supor que há um projeto de um condomínio de 3 torres. Para definir o budget e o prazo de entrega, os responsáveis podem usar a OrçaFascio. Com ele, o engenheiro consegue ver quantos pedreiros serão necessários, quantos serventes de obra ou qualquer outro profissional necessário.

Além disso, é possível ter a previsibilidade de custos e de dias de trabalho até a conclusão. Levando em conta não só o número de colaboradores, mas sua produtividade para evitar mão de obra desnecessária. É a resposta para todas as dúvidas e inseguranças que podem atrapalhar o resultado da obra, causar retrabalho e prejuízos.

O mais interessante aqui é justamente a interoperabilidade com todas as soluções Bim Autodesk. Afinal, ele é o único do mercado com essa parceria e que trabalha em 4D e 5D.

Ainda, é importante lembrar que, quando se trata de licitações públicas, é preciso seguir uma série de normas determinadas pelo governo. Logo, a OrçaFascio também atende os Decretos Federais nº 9.983/2019 e nº 10.306/2020.

Descubra quais são os benefícios da OrçaFascio

Bom, até aqui você já entendeu a importância do BIM Autodesk na mobilidade urbana e como a OrçaFascio pode ser parceira de planejamento e orçamento. Agora, mostraremos na prática os benefícios de adotar esse sistema na sua empresa. Veja abaixo!

1. Velocidade

Garantir a entrega dos projetos no prazo combinado é um dos principais objetivos de quem trabalha com construção. E, com a OrçaFascio, essa tarefa se torna simples. Isso não só pela previsibilidade que ele trás nos dias de obra, mas também por sua velocidade de uso.

Com a ajuda da Inteligência Artificial, você poderá fazer seus orçamentos 8 vezes mais rápido do que o normal. Sem contar que ela aprende com o uso. Então, quanto mais o software é utilizado, mais ágil ficam alguns processos, tal qual a compatibilização.

2. Rastreabilidade

Nada de perder informações ou gerar confusão pelo uso de diferentes usuários. Aqui, você consegue rastrear todas as ações realizadas em um orçamento, mesmo que não tenham sido feitas por você.

Essa atividade se torna tão fácil que é possível só acessar um histórico de ações que permite, inclusive, desfazer o que for necessário. Tudo isso, é claro, de acordo com as permissões de cada profissional na plataforma.

3. Precisão

Nada de projeções realizadas por meio do “achismo” ou que você faz inúmeros cálculos para chegar a uma resposta que, no final, não bate com a realidade. Com a OrçaFascio, os planos da obra são mais precisos e assertivos.

Sem contar que você ainda possui relatórios e passo a passo para utilizar o sistema da maneira correta e atingir essas metas. Além de considerar, também, as legislações.

4. Segurança

Aqui a tecnologia não é utilizada somente para entregar funcionalidades inovadoras, também há uma preocupação constante com a segurança. Assim, a OrçaFascio possui um Firewall WAF com criptografia entre o servidor e o computador dos usuários.

Isso quer dizer que todos os dados do seu negócio estão protegidos contra roubos ou outras ameaças. O administrador também consegue ter acesso total às atividades de cada usuário por meio do Microsoft Azure Active Director.

5. Diferentes dimensões

A OrçaFascio, como comentado anteriormente, trabalha em 4D e 5D. No primeiro caso, há integração com o Navisworks e Syncro que gera relatórios de cronograma físicos e financeiros, Curva ABC, Curva AS, histograma e Linha de Balanço.

Já no 5D, através de arquivos IFC, RVT e DWG do Civil 3D, há possibilidade de fazer o levantamento automático de quantitativos. Assim como visualizar o projeto com identificação da composição no objeto modelado e vice-versa. Também há possibilidade de criar, “sozinho”, a memória de cálculo.

6. Possibilidade de demonstração

Todos esses recursos parecem incríveis na prática, não é mesmo? Por isso, a OrçaFascio oferece a chance de você passar por uma demonstração e entender como essas vantagens se aplicarão na sua rotina.

Para realizá-la, é só preencher seus dados neste link que a equipe entrará em contato. Até a próxima!

Promoção AEC Collection

Deixe seu comentário