Encabeçar grandes projetos é uma responsabilidade e tanto. Significa planejar edificações de alto desempenho e impacto, ou seja, mais pressão pela entrega ideal. Dessa forma, ter as ferramentas certas, como os softwares da Autodesk, são essenciais na facilitação desse caminho. Até porque vão otimizar os processos, garantir pontualidade na entrega e diminuição de desperdícios.
Veja o BIM na prática: governo do Amazonas dá início à implementação BIM. Conheça!
Você sabe disso e nós também! Por isso, queremos apresentar os programas para edificações e mostrar sua capacidade de aprimorar os projetos. Faça a leitura deste artigo e fique por dentro! Confira uma prévia abaixo.
- Como os softwares da Autodesk fazem diferença em um grande projeto?
- Quais são os softwares da Autodesk?
Como os softwares da Autodesk fazem diferença em um grande projeto?
A Autodesk possui uma gama extensa de produtos para a área de arquitetura, engenharia e construção civil, chegando a mais de 15 programas. Eles atuam desde o planejamento e design até a construção e operação. Ainda, dependendo do software, podem agir em determinadas áreas, como orçamento e cronograma.
As ferramentas de Building Information Modeling (BIM) da Autodesk usam fluxos avançados de trabalho para ajudar a entregar o melhor serviço e se manter competitivo. Isso ocorre porque possuem características que se sobressaem e são diferenciais para um grande projeto. Saiba quais são abaixo.
Aceleram o processo
Quanto maior for a edificação, maior será a pressão para a entrega, isso ocorre nas obras públicas e privadas. Afinal, tornar o projeto mais rápido também quer dizer acelerar a entrega. Ou seja, cliente satisfeito e uma imagem empresarial fortalecida.
Melhoram a qualidade da entrega
Ainda, a automação e a criação de modelos inteligentes fazem a qualidade aumentar. Até porque de nada adianta entregar uma edificação com agilidade, mas cheia de falhas, não é mesmo?
Simplificam a coordenação de equipe
Gerenciar uma equipe não é tarefa fácil. Quando se trata de obras de grande porte, essa dificuldade é dobrada. Contudo, com a integração promovida pelos softwares da Autodesk e sua capacidade colaborativa, é possível criar fluxos de trabalhos que farão o time atuar com mais eficiência. A consequência será a diminuição dos transtornos no projeto.
Reduzem os riscos
Como você cria o modelo antes da obra iniciar, consegue-se ver possíveis falhas e pontos de melhoria. Assim, eliminam-se erros e riscos antes de investir verba nesses pontos. O resultado são menos custos e problemas.
Oferecer projetos mais sustentáveis
A sustentabilidade não é só mais uma questão de mentalidade verde, mas também de mercado. A prova disso é que 87% dos brasileiros preferem comprar de empresas com práticas sustentáveis. Para facilitar, o BIM possui uma dimensão dedicada a lidar com a sustentabilidade na construção civil. Menos trabalho para você e mais lucro para sua empresa.
Esses são só algumas das vantagens de aderir aos softwares da Autodesk nos seus projetos. Você pode, ainda, entender melhor sobre os benefícios do AEC Collection na implementação BIM. Conheça alguns programas e suas funções no tópico a seguir.
Quais são os softwares da Autodesk?
Aqui, vamos apresentar alguns softwares da Autodesk de grande utilidade. Como falamos antes, existem alguns que têm função mais generalizada na construção e outros próprios para algumas tarefas.
O Civil 3D, por exemplo, foca na documentação do empreendimento. Isso inclui plano de gerenciamento, escopo e tantas outras tarefas. Já o Infraworks auxilia na criação do design da construção, o que torna o desenho mais minucioso e realista.
Além desses, existe o Advance Steel, que não atua em uma única etapa, mas sim no manuseio de um material. Nesse caso, o aço. A ferramenta atua com o detalhamento, planejamento e fabricação com esse elemento. Ainda existem tantos outros com atuação mais específica, como:
- Structural Bridge Design, para análise estrutural de pontes;
- VRED Render Node, para renderizações;
- FormIt Pro, para desenho 3D.
Ademais, os softwares da Autodesk possuem capacidade de integração entre si. Isso confere agilidade nas etapas necessárias para a construção. A maioria pode integrar com o Revit, que serve para planejar, projetar, construir e gerenciar. Para conhecer outros programas e suas funções, recomendamos o artigo “Conheça 6 soluções Autodesk que utilizam a tecnologia BIM”.
E, caso haja interesse em mais de um ou na capacidade de todos (conheça-os aqui), dá para optar pelo AEC Collection. Ele é um pacote com todos os softwares da Autodesk que preparam sua empresa para lidar com os desafios de qualquer projeto. Entre em contato com a nossa equipe para tirar todas as suas dúvidas. Teremos grande prazer em atendê-lo e ajudar sua empresa a prosperar cada vez mais!