Já falamos dos inúmeros benefícios da tecnologia BIM aqui no blog. Até esse ponto, provavelmente você sabe que ela garante mais qualidade na entrega nos projetos de construção civil. Isso se dá pois o modelo criado é usado para análise e exploração de opções que auxiliam na execução do empreendimento.

Utilizar essa ferramenta é pré-requisito para se manter relevante no mercado. Afinal, ela já é usada por 79% das empresas brasileiras da área. Isso ocorre também pela competitividade, mas, acima de tudo, por conta da determinação do decreto BIM.

Além de abrir espaço dentro do segmento, ela também significa mais facilidade e menos erros. A verdade é que o BIM trabalha para você e deixa sua equipe livre para focar nos detalhes construtivos. E, para melhorar, ao integrar mais de um tipo de programa, como no caso do AEC Collection, é possível potencializar os resultados.

Veja este artigo para conhecer as soluções Autodesk para BIM e saiba como escolher o melhor para seus projetos. Boa leitura!

Confira 6 soluções Autodesk com tecnologia BIM

O processo com a tecnologia BIM envolve o planejamento, design, construção e operação. Os programas que vamos apresentar têm diferentes funções ou focos e é importante conseguir compreendê-los a fundo para ter uma atuação efetiva. Ainda, recomendamos o investimento em um BIM Manager, que é o profissional especializado na gestão dessas plataformas. Com certeza, vai valer a pena!

1. Revit

Neste software, é possível planejar, projetar, construir e gerenciar construções. Ele é uma das opções mais usadas do mercado e possui uma visualização 3D de alta qualidade. Contudo, tenha em mente que ele só realiza a modelagem, não os cálculos e nem o diagnóstico. Para isso, necessita a combinação com outros programas.

2. Civil 3D

Já esse é focado em engenharia civil e serve para a documentação do empreendimento. Essa tarefa inclui o plano de gerenciamento, escopo, cronograma e tantos outros.

3. Infraworks

Ele serve para criar peças conceituais e com visual mais rico e detalhado, principalmente para o design. Assim, pode-se elaborar imagens mais factuais e verdadeiras, ajudando na avaliação dos dados da obra.

4. Navisworks Manage

Essa tecnologia BIM atua com coordenação avançada, análise 5D e simulações. Com esse trabalho de varredura, consegue-se ter grande facilidade na detecção de conflitos.

5. Advance Steel

Aqui, o foco é o manuseio do aço, sendo principalmente detalhamento, projeto e fabricação com o material. Ele é fundamental para a infraestrutura e pode facilmente ser combinado ao Revit, entre outros.

6. Robot Structural Analysis Professional

O Robot Structural é uma ferramenta avançada para análise estrutural e verificação de códigos. Também realiza o cálculo das estruturas, redimensionando o esqueleto da edificação.

Por fim, merece menção o Autodesk Docs, que é um ambiente comum de informações para gerenciamento de documentos. Ele, assim como todas as soluções Autodesk mencionadas aqui, compõe o mesmo conjunto, que oferece facilidade na disposição e integração das tecnologias.

Entenda como escolher a melhor solução Autodesk

Então, chegamos à pergunta que não quer calar: como escolher a melhor tecnologia BIM para seus negócios? Bom, primeiro de tudo, saiba que não existe escolha certa ou errada. A solução Autodesk ideal depende do momento da sua obra. Também devem ser levados em conta detalhes como orçamento e documentação.

Em uma hora, o essencial pode ser o gerenciamento do cronograma. Em outra, o cálculo da estrutura e assim por diante. Saber identificar as demandas é uma das tarefas do gestor, o que faz toda diferença na prática.

Agora, se você percebeu a importância da integração de todos esses programas, considere a contratação do pacote AEC Collection da Autodesk. Ele oferece uma variedade de ferramentas com aplicação em todas as fases da construção da obra. Se ainda restaram dúvidas, entre em contato com a DeskGraphics. Temos experiência de mercado para auxiliar nessa escolha para sua empresa, sempre pensando nas especificidades da sua companhia.

Continue, também, acompanhando nosso blog regularmente para ficar por dentro das novidades. Até a próxima!

Deixe seu comentário