Um dos softwares da Autodesk, o Robot Structural, passou por uma atualização importante recentemente. Agora, ele inclui as normas brasileiras de aço e concreto (NBR 8800 e a NBR 6118). Essa melhoria era muito esperada e promete facilitar o planejamento dos projetos na construção civil. Afinal, não será mais necessário seguir as normas de outros países e ter esforço extra para adaptar. Daqui para frente, tudo será feito dentro do próprio Robot Structural!

Esteja atento para mais essa facilidade na sua empresa! Continue lendo o artigo e veja o porquê de aderir a esse programa.

Saiba mais sobre o Robot Structural

O Robot Structural é um software da Autodesk com objetivo de realizar análises estruturais. Além disso, também faz a verificação de conformidade de códigos, o cálculo das estruturas e, ainda, integra com o BIM. Ou seja, ele faz a análise e redimensiona o esqueleto da construção. Esse é um trabalho de muita relevância para a obra e exige exatidão.

A ferramenta também utiliza sua capacidade para projetar todo tipo de sustentação, seja qual for o material. Isso mostra a capacidade expansiva desse software e como é útil em construções de qualquer porte.

Sua integração com o BIM permite que realize uma projeção precisa da obra antes mesmo de ela ser iniciada! Isso traz facilidade, sustentabilidade e redução de custos. Bem como, é claro, uso efetivo dos recursos disponíveis para o empreendimento.

E, agora, além de toda a utilidade que esse programa já possui, ele foi atualizado para incluir também as normas NBR 8800 e NBR 6118. Estas são referentes ao aço e concreto, respectivamente. Ademais, a atualização reduzirá mais uma parte do trabalho, que, muitas vezes, exigia uma intervenção manual. Confira, abaixo, os impactos que acontecerão.

Entenda como essa atualização melhora o software

Antes de ver como a inclusão das normas vão completar o software, vale relembrar a abrangência dessas regulamentações. Para começar, a NBR 8800 esclarece sobre projetos de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto dos edifícios. Já a 6118 trata dos projetos de estrutura de concreto. O objetivo de ambas é fixar diretrizes para a correta aplicação desses componentes na edificação. Contudo, atenção para o detalhe referente à norma 6118: os materiais de aço e concreto foram implementados, mas o cálculo não! Importante acompanhar as próximas atualizações para ver se será incluído.

Após elucidar esse ponto, é possível compreender o aperfeiçoamento do Robot Structural. Anteriormente, ao precisar utilizar uma estrutura de aço ou concreto, o primeiro passo era realizar o projeto com o Robot Structural. E só após isso, fazer o cálculo desses elementos de acordo com as normas europeias ou americanas, que eram as que constavam no programa. O problema é que, mesmo oferecendo resultados parecidos, os regulamentos diferem em alguns tópicos e afetam a precisão do projeto.

Existe, ainda, um ponto bem importante: a implementação da norma 8681. Ela diz respeito às ações e segurança nas estruturas e agora também faz parte do Robot Structural. Dessa forma, é possível realizar a análise usando as cargas e combinações de acordo com o que é dito pela 8681. Entretanto, a verificação normativa ainda é conforme a Eurocode.

No que diz respeito à análise, a alteração não é tão substancial. Contudo, a partir do momento que realizar essa etapa, o profissional terá que seguir as normas do país. Uma questão que ainda não mudará é o cálculo do detalhamento das plantas de armaduras. Este será no padrão europeu. Contudo, neste momento, isso não é um problema! Inclusive, a otimização do processo por completo facilitará essa etapa também.

Essa atualização trará a facilidade de diversas funções. As estruturas das obras poderão ser analisadas e calculadas quase integralmente no software. Assim como a padronização que será feita de acordo com a ABNT. Quanto aos escritórios e empresas, poderão ficar mais tranquilos com o trabalho que entregarão para seus clientes.

Onde encontrar o Robot Structural da Autodesk

Todas as vantagens mencionadas acima podem estar facilmente à disposição da sua empresa. Para tanto, basta encontrar uma parceira comercial confiável, com expertise e autoridade no mercado. Bem como conhecimento avançado nos produtos da Autodesk.

A DeskGraphics é quem você precisa para essa função. Temos anos de experiência no fornecimento de softwares para engenharia, arquitetura, design 3D e construção. E ainda possuímos o selo Autodesk Gold, indicando nossa capacidade de oferecer soluções completas.

Tenha acesso ao Robot Structural para otimizar suas edificações entrando em contato conosco. E continue acompanhando nosso blog para saber mais novidades.

Promoção AEC Collection

Deixe seu comentário