Atualmente, o BIM, ou Building Information Modeling, tem papel essencial nos empreendimentos no país. Contudo, nem sempre foi assim. Foram necessárias algumas aberturas para facilitar a adesão dessa tecnologia tão importante. Uma dessas foi a NBR 15965, também conhecida como a primeira norma BIM no Brasil.

Essa regulamentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) padronizou o sistema de classificação das informações. Isso facilitou o uso da ferramenta e permitiu a melhor compreensão para o aperfeiçoamento posterior. Entenda tudo sobre a NBR 15965 neste conteúdo. Boa leitura!

Saiba o que diz a NBR 15965

A ABNT tem como objetivo normatizar a produção no Brasil, criando diretrizes para manter a qualidade e segurança das obras. Manter o padrão estabelecido previne acidentes e auxilia no desenvolvimento tecnológico. Como o BIM é uma software de modelagem ― que vai desde o 3D ao 9D ― utilizada na construção civil, arquitetura, design, etc., ele deve seguir as regras impostas pela Associação.. Inclusive, foram padronizações como essas que facilitaram a inserção e uso do BIM.

A NBR 15965 é um dos 900 documentos da ABNT para a construção civil, e o primeiro para BIM. Ela é composta por 13 tabelas, que foram elaboradas com base nas 15 da OmniClass ― sistema utilizado na construção civil dos EUA e Canadá. Vale lembrar que essa norma foi adaptada para a realidade das construções brasileiras. Cada tabela possui duas colunas e, no total, o documento é dividido em 7 partes, que você pode conferir abaixo:

  • parte 1: Terminologia e estrutura;
  • parte 2: Características dos objetos da construção;
  • parte 3: Processos da construção;
  • parte 4: Recursos da construção;
  • parte 5: Resultados da construção;
  • parte 6: Unidades e espaços da construção;
  • parte 7: Informação da construção.

A intenção da NBR 15965 é padronizar os códigos e termos utilizados nos projetos. Dessa forma, possibilitando que diversas equipes trabalhem no mesmo modelo de forma simultânea e coordenada. Além de aplicar o BIM de maneira adequada durante toda a obra.

A NBR 15965 abriu espaço para o crescimento do BIM no Brasil e, até hoje, é uma das regulamentações mais importantes da área. Continue a leitura do artigo e veja o impacto prático do documento.

Entenda a influência prática dessa norma

Agora que entendemos o que a NBR 15965 regulariza e o objetivo dela, é importante visualizar como ela pode auxiliar na prática. Já que ela surgiu para homogeneizar processos da construção civil, os primeiros efeitos práticos já são sentidos. Entre os principais, estão a normalização e integração das obras e a abertura para uso do BIM.

Ainda, somente com ordenamento legal é que o poder público pode fazer exigências para as empresas. Assim, os órgãos podem opinar sobre a forma adequada de utilizar a tecnologia. Também podem começar a realizar obras públicas com o BIM e, como consequência, aumentar a produtividade do setor.

Além disso, existem alguns benefícios da implementação da NBR 15965, por exemplo:

  • alinhamento dos objetivos do empreendimento;
  • comunicação entre diversas partes da obra;
  • certeza da qualidade do projeto;
  • e construções mais sustentáveis.

Ficaram claras as vantagens da NBR 15965, contudo, é importante ter em mente os desafios também. Isso porque ajudará a ter noção das limitações e de como contorná-las para produzir cada vez mais. Confira a seguir.

Veja os desafios da adequação da NBR 15965

A implementação da NBR 15965 esbarra em alguns desafios. Entendê-los possibilitará a você e sua equipe a melhoria dos processos. Uma grande dificuldade é a falta de compreensão dos conceitos e das tabelas que o compõem. Isso está ligado à própria novidade do BIM nos projetos de construção civil dentro do território nacional.

Outro ponto é a digitalização dos projetos, que começou nos anos 80 na América do Norte, mas só se consolidou no Brasil na década de 90. É claro que também houve certa resistência das equipes profissionais, que atuavam com comunicação ineficiente e pouco uso das novas tecnologias. Bem como falta de visão multidisciplinar e de domínio em modelagem.

A parte boa é que, mais de 10 anos depois da criação da NBR 15985, alguns desafios já foram superados. Isso se dá por conta das normas que vieram depois e do avanço da transformação digital no setor.

Deskgraphics está pronta para te ajudar!

A DeskGraphics é uma empresa com selo Autodesk Gold. Isso significa que estamos habilitados para oferecer soluções de software Autodesk completas, como as licenças.

Isso tudo pois temos o selo Autodesk Gold e a confiança de nossos parceiros!

Continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro das novidades do BIM!

Deixe seu comentário