Não é de hoje que a Modelagem da Informação da Construção é exigida em obras do Governo. O decreto 10.306 já estabeleceu as diretrizes há alguns anos e continua em vigor. Mas quando falamos dos benefícios que vão além de cumprir a legislação, você conhece os impactos da implementação BIM no setor público?

É sobre este tema que vamos falar, hoje, aqui no blog. A ideia é relembrar o que é essa tecnologia, como é aplicada fora das empresas privadas e as vantagens de sua adoção. Além disso, teremos um tópico extra para abordarmos a mobilidade urbana. Confira abaixo e saiba mais!

Implementação BIM no setor público: hora de relembrar o que é essa metodologia

Considerado a base das inovações tecnológicas nos setores de arquitetura, engenharia e construção, o BIM já faz parte do presente e, com certeza, do futuro. Aqueles que o adotam enxergam benefícios gigantescos, como ganho de tempo, de dinheiro e obras que são entregues antes do prazo. Sem falar na diminuição de erros e de prejuízos, tão importante para a credibilidade e para a saúde financeira.

Na prática, trata-se de uma metodologia que apresenta, de forma digital, todas as características físicas e funcionais de uma edificação, independentemente do seu porte. Ela permite que todo o ciclo de vida da construção seja executado de forma colaborativa, desde o planejamento, desenho, gerenciamento, até a própria execução. Além disso, atua na nuvem, o que oferece segurança e mantém o alinhamento entre todos os envolvidos.

Aqui, é importante ressaltar que não se refere a um software, e sim ao método. Dentro dele, existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas para diferentes fins. Revit, Construction Cloud, Navisworks e Infraworks são alguns exemplos que a DeskGraphics trabalha.

Agora que já relembramos os principais pontos, chegou o momento de compreender como é a implementação BIM no setor público. Veja a seguir!

Leia também: BIM para Governo: 6 pontos de atenção na implementação.

Entenda a implementação BIM no setor público e conheça seus benefícios

Participar de licitações do Governo para ser o responsável por grandes obras é uma excelente forma de aumentar o faturamento. Logo, as empresas que têm esse objetivo precisam entender claramente de que maneira funciona a implementação BIM no setor público. Não só pela lei que visa padronizar os processos das edificações, mas para ter vantagem em relação aos concorrentes.

No tópico anterior, mencionamos alguns dos pontos positivos que são aplicados a qualquer empresa. Abaixo, mostraremos quais são os mais voltados às obras da população. Descubra!

Gestão de projetos eficiente

Sabemos como um planejamento mal feito pode atrapalhar os resultados de uma edificação e, consequentemente, os lucros oriundos dela. Quando falamos da administração pública, essa parte é ainda mais fundamental. Não é à toa, tendo em vista que os prazos costumam ser mais rigorosos e existem milhares de pessoas trabalhando simultaneamente. Ainda, vale mencionar que as obras podem atrapalhar o fluxo de cidades e que alguns processos acabam sendo mais burocráticos.

Entretanto, quando existe a implementação BIM no setor público, o cenário é diferente. As ferramentas são todas integradas entre áreas, com objetivo de facilitar a comunicação e a assertividade do projeto. Ademais, há uma visão eficiente do todo e uma agilidade na identificação e solução de falhas. Por fim, vale mencionar a praticidade da aprovação de atividades, que abre espaço na agenda dos gestores e acelera o trabalho.

Manutenção e Operação bem planejadas

Grande parte das pessoas já sabem que os projetos em BIM podem melhorar a qualidade de vida da população. No entanto, não é só isso. Eles também são responsáveis por aumentar a vida útil dos empreendimentos.

O motivo é simples: com tecnologia, bom planejamento e uma perspectiva ampla da construção, a manutenção e operação são excelentes. Elas ganham um planejamento minucioso e os problemas que acabam danificando de forma permanente, são reduzidos.

Esse benefício é ideal para os cidadãos, pois não sofrem com pontes e estradas que vivem estragadas ou paralisadas. O Governo também ganha, ao otimizar recursos e manter o orçamento dentro do planejado. Ainda, faz todo sentido para o portfólio da empresa responsável, ao mostrar a durabilidade e qualidade do trabalho da equipe.

Transparência

Se tem um ponto que é indispensável na implementação BIM no setor público é a transparência. Afinal, sabemos da necessidade de “passar a limpo” todo o valor utilizado pelo Governo.

A Modelagem da Informação da Construção traz recursos, como lista de materiais automática, que é criada a partir dos modelos desenvolvidos por você. Além do mais, ela realiza uma média de cálculo de custos para facilitar os orçamentos. Você terá em mãos previsões de consumo de energia, performance térmica e, até, desempenho acústico.

O cronograma também faz bastante diferença aqui. Isso porque é possível deixar claro os motivos do tempo de desenvolvimento ou de algum atraso pontual.

Outro aspecto importante é que os modelos BIM podem ser compartilhados com os cidadãos, para que eles possam estar por dentro da construção. E, inclusive, dar contribuições. Essa é uma maneira inteligente de aumentar a confiança entre o Governo e a sociedade.

Veja como o Governo do Amazonas deu início a implementação BIM.

Inovação

Estar atualizado com o que há de mais novo no mercado não é positivo somente para empresas privadas. A construção de museus, hospitais ou escolas, por exemplo, ganha igualmente com projetos que chamam a atenção e se destacam de outras administrações. Sem contar que mostram que o país anda lado a lado com aqueles que são exemplo neste tema.

A implementação BIM no setor público é uma maneira de atingir esse objetivo. Visto que abre espaço a novas soluções e moderniza os setores. Além disso, exige profissionais antenados e capacitados, permitindo treinamentos para evoluir o conhecimento das equipes.

Sustentabilidade e Eficiência Energética

Reduzir os impactos negativos no planeta e economizar energia são tópicos recorrentes aos administradores públicos. Nesses casos, o BIM é um grande aliado para colocar as ideias em prática.

Isso porque, antes mesmo de começar o projeto, é possível fazer previsões e análises de consumo e riscos. Como falamos anteriormente, temos o exemplo de utilização de energia, performance térmica e acústica. Contudo, as soluções Autodesk ainda vão além. Você também visualiza ajustes necessários para redução de substâncias nocivas ao ambiente, tal qual a emissão de carbono. São funcionalidades que impactam durante o trabalho, como no resultado final.

Temos outro conteúdo no blog para quem deseja se aprofundar neste assunto! Leia o texto “BIM no setor público sob a ótica da sustentabilidade e do compliance”.

Decisões com base em dados

Atualmente, uma das “moedas” mais caras do mercado são os dados. É com informações inteligentes e confiáveis que você pode tomar decisões embasadas e que gerem os resultados esperados. Sem achismos durante a construção. A implementação BIM no setor público auxilia significativamente nessa função, já que traz informações precisas e atualizadas.

Implementação BIM no setor público visando a mobilidade urbana

Sem dúvidas um dos principais problemas das grandes cidades é a mobilidade urbana. Frequentemente, vemos milhares de cidadãos perdendo horas e horas com os carros parados na estrada. Há uma série de fatores que podem melhorar essa situação e a implementação BIM no setor público é um deles.

Antes de iniciar uma nova construção, existe um estudo para entender a viabilidade logística dela e como se comportará na rotina dos indivíduos. Tudo isso é realizado em conjunto com o GIS/SIG (Geographic Information Systems). Ferramenta responsável por avaliações completas para projetos arquitetônicos ou de infraestrutura com base em dados geoespaciais.

Além disso, o BIM atua junto ao CIM (City Information Modeling), criado para modelar cidades do zero. Dessa forma, pode-se entender a fundo como os cidadãos vão interagir nos espaços e quais os requisitos necessários, a fim de haver uma boa mobilidade.

Também vale lembrar que há possibilidade, inclusive, de fazer simulações de catástrofes, no intuito de encontrar maneiras de reduzi-las e proteger os habitantes. Como resultado, as obras não atrapalham durante sua criação, nem depois de finalizadas. Afinal, foram minimamente pensadas para fazer parte daquele ambiente.

Para finalizar nosso conteúdo, temos um convite para fazer a você! Que tal conhecer como a DeskGraphics ajudou a reconstruir o Museu Nacional utilizando a implementação BIM no setor público? Você pode fazer o download do nosso e-book e entender cada etapa desse projeto grandioso e que temos muito orgulho. Até a próxima!

Promoção AEC Collection

Deixe seu comentário