Engana-se quem pensa que apenas os arquitetos ou engenheiros civis precisam utilizar softwares para potencializar suas atuações. Os trabalhadores da construção, que dão vida ao que foi projetado, também ganham bastante com a adesão da tecnologia. O Construction Cloud, solução da Autodesk, é uma das opções BIM indispensáveis para esse fim.

Neste conteúdo, explicaremos mais sobre essa plataforma, como ela se conecta ao BIM e quais são seus benefícios. Leia abaixo e descubra em detalhes!

Veja no blog: Por que o AEC Collection é o diferencial do seu projeto de construção civil?

Entenda o que é o Construction Cloud e sua relação com o BIM

A Modelagem da Informação da Construção (BIM) surgiu para tornar os projetos de obras mais inteligentes, tanto na hora do planejamento quanto da execução. Essa metodologia foca na integração dos envolvidos, nas atualizações em tempo real, na troca de informações e na diminuição de erros.

Logo, existe uma série de plataformas que foram criadas visando esse método relativamente novo, mas que logo será obrigatório no Brasil. Quando falamos daqueles voltados para a equipe de campo, o Navisworks e o Construction Cloud, foco deste conteúdo, são os mais indicados.

Um dos principais recursos do Construction Cloud é o planejamento da operação. Tarefa essa que é fundamental para seguir os prazos, evitar desperdícios e a insatisfação do contratante. A plataforma torna fácil a criação de atividades e rotinas para que as funções sejam fluidas e assertivas. O líder ainda pode integrar com outros sistemas de gestão que fizerem sentido para centralizar os dados.

Além disso, o fluxo de trabalho é conectado entre todas as áreas. Logo, ao perceber uma falha, é possível indicar o responsável para corrigi-la imediatamente. Os colaboradores, no dia a dia, conseguem acompanhar a modelagem 3D para colocar em prática exatamente como projetado.

Acesse também: Por que a checagem de interferências é um dos principais problemas em obras?

Buscando eficiência na produção, o Construction Cloud traz uma funcionalidade que personaliza as notificações. Assim, fica simples escolher quais mensagens receber durante o expediente ou quais destinatários e tipos de conversa são prioridade. Logo, as urgências são atendidas, mas não se perde o foco.

Por fim, vale ressaltar a automatização que gera ganho de tempo e permite otimizar funções repetitivas. Um bom exemplo são as aprovações de documentos. Com a solução Autodesk, os responsáveis recebem os arquivos com agilidade e não gastam tempo aguardando uma resposta.

Conheça os benefícios do Construction Cloud

Bom, já citamos inúmeros benefícios do Construction Cloud no tópico anterior, mas vale ressaltar alguns pontos cruciais. Podemos começar destacando sua integração com outras plataformas. Autodesk Takeoff, BIM Collaborate, Docs e Build são algumas delas. Com essa união, a ideia é conquistar melhores performances economizando tempo. Seja na criação e compartilhamento de documentos ou na visualização de mapas em diferentes dimensões.

O armazenamento em nuvem é outra vantagem competitiva nesse caso. Afinal, existe a certeza de que os arquivos estão protegidos e o acesso é fácil de qualquer lugar do mundo. Sem contar que facilita a comunicação assertiva entre as pessoas em todas as etapas.

Quer entender mais sobre a Modelagem da Informação da Construção? Saiba qual é o impacto do plano de execução BIM no seu projeto.

A automatização e o planejamento de demandas com antecedência geram mais produtividade. Ou seja, a equipe passa a fazer mais, em menos tempo. Por consequência, não há atrasos na entrega, evita-se prejuízo e os lucros são garantidos.

Atuar com BIM e com o Construction Cloud é o ponto de transformação que a sua empresa precisa para aumentar o faturamento. E, até mesmo, participar de licitações para obras públicas.

Se você quiser tirar mais dúvidas sobre o tema, converse com a equipe da DeskGraphics. Somos parceiros com selo Gold da Autodesk e, além de implementar as plataformas, também oferecemos treinamentos. Assim, seu time fica completamente preparado para trabalhar com excelência.

O legal é que os clientes que adquirem a licença com a gente ganham a capacitação. Entre em contato pelo nosso site e saiba mais. Estamos te esperando!

Promoção AEC Collection

Deixe seu comentário