Quem atua nas áreas de arquitetura, engenharia civil ou construção, muito provavelmente, já ouviu falar sobre a Modelagem da Informação da Construção. Criada para gerar maior assertividade e rapidez aos processos, essa metodologia ganha cada vez mais espaço no mercado. Não é à toa que, hoje, entraremos a fundo nas tendências do BIM para 2023. E, ainda, falaremos em detalhes sobre seus benefícios e o decreto que visa a sua obrigação.

No texto, você terá ideia de como inovações – a exemplo da impressão 3D, da Internet das coisas e dos drones – farão a diferença no seu trabalho. Ao final, será possível conhecer a fundo sobre a movimentação do segmento em relação à tão comentada sustentabilidade. Leia abaixo e descubra!

Entenda quais são as tendências do BIM que merecem atenção neste ano

Para quem está começando a compreender a relevância do BIM, é interessante fazermos um breve resumo sobre seu conceito e pontos positivos. Mais do que uma ferramenta, trata-se de uma metodologia aplicada a diferentes ferramentas. Ela foi criada para atualizar outras plataformas que, de certa forma, ajudavam os profissionais, mas já estavam obsoletas diante da tecnologia atual.

Esse recurso tecnológico possui o poder de entregar precisão, agilidade, colaboração e modelos idênticos aos reais. O interessante é que ele pode ser aplicado em todo o ciclo de vida de uma edificação. Os benefícios citados comumente por quem o utiliza, sem dúvidas, são o cumprimento dos prazos combinados inicialmente e a redução de prejuízo. Sem falar, é claro, no crescimento dos lucros.

Um ponto indispensável que você precisa saber é que, até 2024, o BIM será obrigatório. Isso é o que diz o Decreto 10.306, que, além dessa norma, estipula também algumas diretrizes técnicas e protocolos sobre a sua utilização. Para dominar esse tema, leia nosso conteúdo sobre o assunto clicando aqui.

Agora, confira quais são as tendências do BIM para 2023. Veja a seguir!

1. Impressão 3D

Muito se ouviu falar sobre impressão 3D ao longo dos últimos anos, principalmente em segmentos relacionados à saúde. Agora, abrangendo principalmente a etapa de design, essa ferramenta vem para entregar exatidão e inteligência à construção.

O objetivo aqui é desenvolver o protótipo dos projetos e facilitar o entendimento de todas as partes envolvidas, deixando as fases mais tangíveis. Há, então, um auxílio significativo seja para tomar decisões, rever caminhos e ter insights ou para etapas decisivas, como a de aprovação. Sem falar que incentiva a colaboração, um dos grandes focos do BIM.

Ele é criado por meio do arquivo digital, com camadas finas de material em sucessão. Por sua vez, essa funcionalidade permite a geração de modelos exatos, em pouco tempo e com perda mínima de material. É a tríade que todo gestor da área procura obter.

2. Adoção de drones

Também conhecido de outros nichos de mercado, os drones chegam na construção para entregar tecnologia e segurança. Esse equipamento torna simples a captura de imagens, logo, ajuda os líderes da obra a utilizá-lo para acompanhar o progresso do trabalho ainda que à distância.

Isso porque ele é capaz de capturar as imagens com uma definição de alto nível e de abranger um grande espaço em um pequeno período. Esse mesmo benefício permite que alguns pontos do projeto sejam refinados durante a construção.

Ademais, os drones auxiliam a proteger a vida das pessoas que precisam se deslocar até o terreno. Afinal, ele identifica qualquer risco naquele espaço.

Leia no blog: BIM no Brasil: como os setores estão utilizando essa inovação?

3. Realidade virtual

Universos virtuais, moedas digitais e, até avatares que só existem na internet já são comuns na atualidade. E são, igualmente, uma das importantes tendências do BIM para 2023 devido à ascensão dele.

Aqui, seu propósito é permitir que os colaboradores do projeto, desde líderes até executores, possam visualizá-lo antes mesmo de ficar pronto. Ele simula o que foi criado digitalmente e permite uma experiência imersiva. Tanto para apresentar e rever detalhes quanto para avaliar o que já foi realizado.

Análise dos modelos com agilidade e assertividade é uma das principais vantagens. Bem como oferecer aos compradores uma apresentação interativa. Por fim, vale ressaltar que é utilizado, inclusive, para gerenciamento remoto.

4. Internet das coisas (IoT)

Obter dados confiáveis em tempo real é o que promete a Internet das coisas (IoT). Essa vantagem abrange o mercado da construção e aparece enquanto uma forte tendência do BIM neste ano. O motivo é claro: ela facilita processos decisivos para um resultado positivo e uma entrega antes do prazo. Um ótimo exemplo nesse caso é a liberação de informações corretas, a fim de pré-fabricar oficinas ou modeladores.

5. Utilização de softwares em nuvem

A época de fazer o download de softwares em computadores e utilizá-los off-line já está no passado. Atualmente, quem não adota ferramentas em nuvem tende a perder agilidade e, até mesmo, estar sujeito a erros.

Quando falamos do BIM, essa função é de grande valia. Isso acontece, pois um pequeno atraso ou um detalhe que não passa pela checagem de interferências pode gerar um grande estrago mais tarde.

Para evitar essas situações, a nuvem permite que as alterações realizadas no projeto sejam atualizadas simultaneamente. Sem contar que fica fácil colaborar nas diferentes etapas, seja no design ou na execução. Logo, não há falhas de comunicação.

Além disso, o compartilhamento de arquivos é descomplicado e seguro. Todas as pessoas com permissão adequada podem acessar as ferramentas de qualquer lugar e a qualquer hora.

Veja também: Revit 2023: quais são as principais atualizações da solução Autodesk?

6. Sustentabilidade

A sustentabilidade não é exatamente uma das tendências do BIM. Contudo, as plataformas que utilizam essa metodologia oferecem grande apoio para atingir os objetivos que visam os cuidados com o planeta.

Um dos termos que está em alta no momento são as smart cities. Consideradas um dos principais pontos da construção civil do presente e do futuro, são, basicamente, cidades inteligentes. Aqui, os gestores e investidores devem prestar atenção na eficiência de recursos, bem-estar dos moradores e na convivência humana.

Caminhando na mesma linha, vemos os green buildings (edifícios inteligentes em português). Com foco no planeta, procuram eliminar os impactos ambientais e melhorar a qualidade de vida.

E como o BIM auxilia nessas situações? Em primeiro lugar, é uma excelente alternativa para diminuir desperdícios e a quantidade de insumos utilizados. Visto que, com uma atuação totalmente precisa, aprovada minuciosamente e com a integração das equipes, os materiais gastos com erros e retrabalho diminuem significativamente.

Ainda, é possível ter uma previsão do consumo de energia, desempenho acústico e, até, da performance térmica daquela obra. Podendo assim, planejar formas de reduzir os impactos negativos. Para terminar, é importante lembrar que o BIM também ajuda a eliminar substâncias nocivas do ambiente.

BIM 2023: por que trocar o AutoCad pelo Revit?

Você ou a sua equipe são usuários constantes do AutoCad? Se sim, já devem ter ouvido falar que o Revit é uma alternativa mais inteligente e atualizada para cumprir os mesmos objetivos. Isso acontece porque, hoje, mesmo que tenha sido útil por diversos anos, o Autocad deixa a desejar em diversos pontos.

Todavia, sabemos que nem sempre é fácil decidir a migração de uma ferramenta para a outra, principalmente quando existem muitas pessoas acostumadas com a utilização. Por isso, preparamos esta parte extra em nosso artigo para mostrar os benefícios dessa troca para todos os envolvidos nos projetos. Afinal, essa já é uma das tendências do BIM que vem se consolidando há algum tempo.

Para começar, o Revit oferece maior rapidez e precisão ao trabalho. Ele constrói os modelos 2D e 3D de maneira síncrona. Além disso, todos os responsáveis pela obra operam simultaneamente o mesmo arquivo. Assim, não é necessário abrir uma série de ferramentas de integração e é possível diminuir os riscos de erros.

Além disso, ele conta com extração de quantitativos e custos, controle total da edificação e garante mais facilidade para resolver problemas. Para entender esses pontos em detalhes, veja nosso conteúdo que apresenta 5 motivos para migrar do Autocad para o Revit.

Antes de terminar, se quiser, fácil e rapidamente, adotar as tendências do BIM e dar um próximo passo, lembre-se de contar com a DeskGraphics! Somos parceiros com selo gold da Autodesk, oferecemos treinamentos e licenças para todas as soluções Autodesk para BIM.

Veja aqui como nossas ferramentas podem ser o diferencial do seu projeto de construção civil. Até a próxima!

Promoção AEC Collection

Deixe seu comentário