A sustentabilidade na engenharia é uma exigência cada vez mais real. Seja por conta das legislações locais e nacionais ou de políticas mundiais como os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Além disso, ter esse foco permite melhor argumento para vendas e possibilita a redução de custos. Indiretamente, também vai ajudar nas estratégias de compliance.
Para suprir essa necessidade, o Building Information Modeling (BIM) é a ferramenta ideal. Visto que é uma tecnologia de modelagem com alta capacidade dentro da construção civil. Seu uso já está presente em 9,2% das empresas do setor, com potencial para crescer muito mais. E, no que diz respeito à sustentabilidade, a 6ª dimensão do BIM cuida especificamente dessa área.
Em outro momento, falamos no blog sobre os benefícios ambientais e sociais desse ponto, mas, hoje, vamos tratar de outro viés. O central será as possibilidades verdes para a construção civil. Afinal, existe uma gama de inovações sustentáveis para empreendimentos e estar à frente traz competitividade de mercado para sua empresa. Aproveite o conteúdo e veja como aplicar essas práticas no seu projeto em BIM. Boa leitura!
Entenda quais inovações a sustentabilidade na engenharia pode promover
Sabemos que as cidades têm alto potencial de poluição. Entretanto, o que as pessoas não visualizam é que 38% das emissões de carbono presentes no mundo são oriundas das edificações. Então, baseado nessa informação, você possui o primeiro incentivo para trabalhar em cima da sustentabilidade na engenharia, correto?
Afinal, de que forma incluir o meio ambiente dentro dos projetos em BIM? Algumas possibilidades são:
- uso de irradiação solar e iluminação natural interna para diminuir o consumo de energia;
- planejamento de jardins para aumentar a ventilação natural;
- utilização de energia eólica e solar por meio de painéis;
- tratamento de esgoto eficiente antes de despejá-lo;
- telhados verdes para a redução do calor;
- captação de água pluvial.
Tudo isso está relacionado a fazer um trabalho aliado a um design que gera economia e interatividade com o meio ambiente. E é claro que também auxilia a construir uma cultura mais sustentável que impulsiona as pessoas a manterem esse padrão.
Em obras públicas e privadas, consegue-se agilizar as entregas e tornar o uso comum superior. Ao fornecer hospital e escolas, por exemplo, de maneira mais rápida, fácil e tecnológica, ocorre uma melhora na qualidade de vida da população.
Leia mais: 3 dicas para participar de licitações de obras públicas
As inovações que surgem da implementação da sustentabilidade na engenharia ainda podem ir além. Há a possibilidade de reestruturar cidades completas e torná-las melhores para pessoas e meio ambiente. São as chamadas cidades inteligentes.
Não para por aí! A seguir, vamos mostrar os benefícios que sua empresa adquire por seguir práticas ambientalmente corretas.
Saiba as vantagens de aderir à sustentabilidade
As companhias também ganham quando escolhem seguir uma linha verde. Na introdução, citamos o melhor argumento de vendas e a redução de custos. O primeiro ocorre porque existe uma preferência de 87% dos consumidores brasileiros por adquirir de empresas sustentáveis. Inclusive, 70% não se importa em pagar um pouco a mais por isso. Outro artifício para melhorar suas negociações.
No caso da redução de custos, é por causa da otimização dos processos. Com o BIM, dá para visualizar e prever a obra antes mesmo do seu início. Assim, enxergam-se falhas, desperdícios e elimina-os. Ademais, confira 3 outras vantagens abaixo.
Selo de responsabilidade ambiental
É uma certificação para mostrar que sua construção possui responsabilidade ambiental. Pode ser de organismos nacionais e internacionais, a exemplo da Fitwel. E é um reconhecimento importante para as organizações, podendo render excelentes ações de marketing.
Isenções tributárias
O principal é em relação ao IPTU. Dado que todos precisam pagá-lo, a isenção de uma porcentagem é de grande ajuda ― o chamado IPTU Verde. Os beneficiados são tanto as empresas que ganham descontos na construção quanto os futuros moradores. Isso porque reflete no valor dessa taxa mesmo após a finalização do empreendimento.
Menos gastos com manutenção
Mesmo que algumas escolhas pareçam caras na hora do projeto, elas serão compensadas depois. É o que ocorre com a energia solar, iluminação natural e ventilação. Bem como o uso de materiais inteligentes. Essas soluções diminuem a necessidade de manutenção e compensam os gastos na fase de construção.
Como você pôde ver, a sustentabilidade na engenharia traz mudanças positivas para população e empresas. Logo, o investimento nela vai retornar de diversas formas para sua companhia. Continue acompanhando nosso blog para saber mais!