Engana-se quem pensa que somente os trabalhadores de campo têm responsabilidade sobre o tempo de entrega de uma obra. Todas as etapas do projeto, do design à construção, precisam estar em conformidade e trabalhar com excelência para que o prazo seja cumprido. Nesse processo, contar com ferramentas que agilizam e garantem mais assertividade ao trabalho, como o Autodesk FormIT, é fundamental.

Esse software, tão importante dentro da AEC Collection, tem como objetivo a criação de esboços que abrem espaço para a criatividade. Sem deixar de lado, é claro, a verificação de viabilidade de diferentes pontos indispensáveis para uma edificação.

Hoje, vamos entrar em detalhes sobre suas funcionalidades e aplicações. Spoiler: ele pode se integrar a outros grandes programas do mercado, como o Revit e o Dynamo. Confira o texto abaixo e saiba mais!

Leia também: Como a aplicação do BIM Autodesk melhora a mobilidade urbana?

Conheça as aplicações do Autodesk FormIT em detalhes

Sabemos o quão requisitado e essencial para os negócios é a criação de um prédio, por exemplo, com design inovador e impecável. Contudo, de nada adianta cumprir essa função se, na prática, o que foi desenvolvido não é aplicável. Desde a etapa de modelagem, os envolvidos na criação precisam tomar decisões com base na realidade do local. É isso que o Autodesk FormIT ajuda você a fazer.

Em resumo, trata-se de uma ferramenta de esboço 3D que é utilizada na parte conceitual do projeto. Ele permite que os profissionais tenham liberdade para serem criativos e complexos nas modelagens arquitetônicas. Isso não significa que serão desenvolvidos com dificuldade. Na verdade, agilidade no processo de design e intuitividade são uma das principais vantagens do FormIT.

Mas, como já comentado, não para somente neste ponto. Igualmente, é um software ideal para análises de viabilidade que garantem a eficiência do projeto antes de chegar em campo. Impacto solar, análise de energia, estudos de volumetria e locação são alguns deles.

Talvez você se pergunte o motivo de não utilizar o Revit, que entrega precisão e rapidez, nesta etapa também. Acontece que, por ter outras funcionalidades que garantem essa assertividade ao projeto, ele não dispõe de tanta flexibilidade na hora da modelagem. Logo, utilizar o FormIT permite a realização de estudos mais livremente, não limitando a criação.

Entretanto, um dos grandes pontos positivos aqui é a integração direta com o Revit e, até mesmo, outras alternativas da Autodesk, tal qual o Dynamo. Este último, para quem ainda não tem conhecimento, refere-se a um sistema de programação visual voltado aos designers.

Para finalizar, vale ressaltar que ele concede uma melhor visão do local a se trabalhar. E, claro, opera a partir do BIM (Modelagem da Informação da Construção). Contudo entraremos mais neste tema em breve!

Veja quais são as funcionalidades do FormIT

Bom, agora que você já entendeu o objetivo principal do FormIT, chegou o momento de conhecer suas funcionalidades. De início, vale destacar que sua utilização é rápida e intuitiva. Com um iPad, você começa a desenhar e tirar suas ideias da mente, de onde estiver. Ademais, ele abre espaço para o design sair apenas da área criativa e o traz para a parte de inteligência estratégica da construção.

Abaixo, separamos os principais recursos que você precisa conhecer para adotar esse software na sua realidade. Confira!

Colaboração em tempo real

O FormIT, assim como outras plataformas Autodesk, trabalha utilizando a Modelagem da Informação da Construção (BIM). Logo, a integração simultânea entre as equipes é um ponto primordial. Quem o utiliza, já sabe: é possível iniciar uma sessão coletiva e adicionar todos os envolvidos que deseja, como colegas e clientes.

Também, pode-se acompanhar a câmera dos usuários para visualizar o modelo do ponto de vista ou mesmo deixar uma pessoa seguir a sua enquanto conduz. Os ambientes são compartilhados, abrem espaços para conversas durante o processo e, ainda, pode ser utilizados no Windows, Web ou Mobile.

Análise de Energia

Sabemos o quanto a eficiência energética é fundamental para as construções atualmente. Afinal, as preocupações com os impactos ambientais vem crescendo entre empresários e consumidores. Logo, a criação do projeto precisa considerar este ponto desde as primeiras etapas.

Com o Autodesk FormIT, a análise de energia fica muito mais viável. Você pode resumir o impacto energético do edifício com apenas um número calculado como um custo de linha de fundo por área. Esses resultados ainda ficam salvos para serem consultados futuramente. Além disso, é possível personalizar os widgets desta funcionalidade, tal qual o racionamento de janelas nas paredes.

Veja também: Produtividade no canteiro de obras: saiba como ter uma equipe eficaz.

Análise Solar

Para evitar que a obra atrase por falta de viabilidade do solo, já nas etapas iniciais, é preciso realizar uma avaliação detalhada. Utilizando o FormIT, os profissionais conseguem entender qual o ganho de calor naquelas superfícies e adaptar o que for necessário para ter mais eficiência.

Na prática, isso significa que você terá em mãos recursos como:

  • detalhamento de faces a serem analisadas quanto ao impacto solar;
  • informações dos valores calculados acessíveis rapidamente, somente passando o mouse ou o ponto de entrada;
  • visualização de resultados em tempo recorde diretamente no aplicativo;
  • possibilidade de visualizar os números enquanto um estudo mensal de vidraças ou anual de viabilidade de painéis solares.

Biblioteca de Materiais Autodesk

Sim, é exatamente como diz o nome: uma biblioteca com inúmeros materiais para você utilizar facilmente e criar excelentes visualizações. Dentro da plataforma, há possibilidade de filtrar os itens por categoria, nome e, até, observá-los em 3D. Igualmente, pode-se importar um material e aplicar ao seu modelo para vê-lo por meio de aspectos reais. Para finalizar este tópico, você também poderá ver transparências e reflexões de fundo com parâmetros avançados de material.

Dynamo

Como já comentamos neste texto, o Dynamo é voltado aos designers da construção, para essa parte mais criativa. Conectando um arquivo oriundo dele ao Autodesk FormIT, os usuários conseguem conduzir a geometria com parâmetros. Igualmente, será possível executar gráficos dentro da mesma plataforma.

Windows

Ao ter acesso ao FormIT para Windows, você terá a chance de trabalhar com modelos maiores e mais complexos. Além disso, terá em mãos ferramentas poderosíssimas de visualização.

Essa integração oferece, inclusive, a importação de arquivos como modelos DWG, SKP e SAT. Sem falar na personalização de barras de ferramentas, paletas e atalhos, que também estão disponíveis.

Entenda a diferença entre o FormIT Web e o FormIT Pro

Agora que você já conhece as aplicações do FormIT e suas funcionalidades, chegou o momento de respondermos a uma dúvida frequente. A possibilidade de fazer esboços em 3D, de qualquer lugar e a qualquer hora, está garantida. Mas isso é possível no FormIT Web e no Pro? Quais são as diferenças entre os dois? Respondemos abaixo!

Para começar: sim, existem duas versões diferentes do programa. A primeira pode ser utilizada na versão web, sem fazer download e sem investir capital da empresa. Essa versão gratuita ainda oferece o desenvolvimento de estudos de viabilidade. Contudo, é bem mais limitada quanto às funcionalidades em geral. O Autodesk FormIT Pro entrega todos os recursos que falamos ao longo deste texto, com diversos tipos de análises e biblioteca completa.

Se você já possui uma das ferramentas da AEC Collection, fique tranquilo! Ele já está liberado para você acessar nesse mesmo pacote. Caso contrário, é interessante que você entenda quais outras ferramentas da Autodesk vão potencializar o trabalho da sua equipe e contrate as opções mais indicadas. Revit, Construction Cloud, Civil 3D, Docs, Navisworks e Infraworks são algumas delas.

Para dar o próximo passo, conte com a DeskGraphics, parceira ouro da Autodesk. Entre em contato com o nosso time comercial e entenda como podemos lhe ajudar. O melhor é que, ao garantir nossas licenças, você ganha os treinamentos.

Você também pode ler outro conteúdo do nosso blog e entender por que os softwares da Autodesk são os diferenciais de grandes projetos. Estamos lhe esperando!

Promoção AEC Collection

Deixe seu comentário