Adotar a Modelagem da Informação da Construção (BIM) já não é uma escolha e sim uma obrigação. Isso porque o decreto 10.306 diz que as obras devem ser planejadas, desenhadas e construídas como projetos de BIM a partir de 2028. Você pode saber mais sobre o assunto neste conteúdo do nosso blog.

Contudo não basta comprar a licença e “engavetá-la”. Para ter sucesso com essa metodologia, é preciso colocá-la em prática e saber mensurar seus resultados depois. E é nesse segundo ponto que focaremos neste artigo.

Vamos ensinar a compreender o retorno que os projetos de BIM trazem para a sua empresa. Integração entre as equipes, entregas antes do prazo, diminuição de erros e de custos são alguns deles. Confira abaixo!

Projetos de BIM: saiba mais sobre a medição de resultados

Para começar, vale esclarecer o que seria mensurar o sucesso dos projetos de BIM. Basicamente, é entender os pontos positivos e negativos que a adoção da metodologia proporcionou ao seu negócio. Seja ele de arquitetura, engenharia ou construção civil. Essa ação é necessária para entender se a quantia dedicada valeu a pena e se há melhorias para serem aplicadas.

Muitas organizações utilizam o Retorno sobre Investimento (ROI) para fazer esse cálculo. Entretanto não existe uma forma geral de medir a performance utilizando essa fórmula. Não é à toa, já que dependerá da forma que a companhia aplicou o BIM. Além disso, existem muitos valores intangíveis que não podem ser quantificados.

Essa é uma iniciativa de quem já adquiriu as plataformas que seguem essas diretrizes. Mas eles não são os únicos. Muitas companhias procuram fazer uma estimativa desse cálculo como uma etapa prévia à decisão. Por isso, é importante saber como medir os resultados quantitativos e os qualitativos também.

O motivo é simples: dessa forma, pode-se conhecer os ganhos de economia da metodologia a curto, médio e longo prazo. Bem como as inovações tecnológicas e benefícios que não cabem em números. Projetos de melhor qualidade e comunicação eficiente são tópicos que ilustram bem essa ideia.

Saiba como mensurar a performance dos projetos de BIM

Antes de tudo, é preciso saber o que se espera do resultado. Pode ser redução de desperdícios, de falhas, entregar projetos rapidamente ou maior satisfação do cliente. Tendo isso em mente, é possível acompanhar o andamento e avaliar os impactos depois.

Existem duas maneiras recomendadas para efetuar essa tarefa. A primeira é com os indicadores da empresa. Então, se um dos seus objetivos com projetos de BIM foi aumentar o faturamento, o parâmetro avaliado será esse crescimento. O mesmo acontece quando falamos de produtividade ou diminuição de despesas não planejadas.

A segunda forma se baseia no feedback com os colaboradores. Aqui, o foco são os reflexos que os trabalhadores sentiram utilizando a metodologia. Converse com eles em sessões em grupos, entrevistas, questionários ou até realizar testes. Finalmente, una todas as informações adquiridas no processo e analise-as para gerar insights sobre o sucesso dos projetos de BIM.

Quais são os investimentos envolvidos nos projetos de BIM?

Alguns investimentos são fundamentais para adotar os projetos de BIM e se colocar à frente dos concorrentes no mercado. O interessante é que com o que citamos anteriormente, você poderá medir o retorno deles sem erros. Descubra quais são!

  • Custos iniciais para adquirir a tecnologia: um valor inevitável a ser investido por aqueles que querem continuar competitivos. Aqui, entram os custos de hardware, como redes e armazenamento em nuvem, além das licenças dos softwares, treinamentos e modificações no espaço de trabalho.
  • Despesas para adaptar a inovação a um projeto: o nível de especialização dos envolvidos na obra precisa ser a altura da tecnologia. Logo, às vezes, é necessário contratar um gerente de BIM ou suporte de TI para um trabalho específico.
  • Despesas de longo prazo a partir de mudanças estratégicas: está relacionado a mudanças internas que, ao longo do processo de implementação, são exigidas. Bons exemplos são a alteração de funções, o monitoramento e a medição dos impactos da tecnologia.

Agora, que tal entender os impactos do plano de execução BIM no seu projeto? Esse conteúdo ajudará a entender as vantagens que ele gera dentro da sua realidade. Veja mais!

Promoção AEC Collection

Deixe seu comentário