Grande parte dos profissionais da área da construção civil sabem que a Modelagem da Informação da Construção é o futuro. Para falar a verdade, ela já é o presente. Existem decretos que obrigam a sua utilização e cases de sucesso que comprovam seus resultados. Mas, para que os frutos sejam colhidos, é necessário evitar erros na implementação BIM que são comuns em muitos escritórios.

Pensando nisso, criamos este conteúdo que tem como foco sinalizar quais são esses problemas e ajudar a impedir que eles aconteçam. Leia abaixo e entenda!

Veja também: Decreto BIM: como ele impacta no seu faturamento?

Conheça os 6 erros na implementação BIM que você não pode ignorar

Para criar modelos 3D com facilidade, integrar os envolvidos e ganhar tempo na construção, é necessário evitar os erros na implementação BIM a seguir. Veja mais!

1. Iniciar a implementação BIM sem diagnóstico

Qualquer mudança nos processos de uma empresa exige, inicialmente, uma etapa de diagnóstico. É ela que vai mostrar em que ponto o negócio se encontra e facilitar a visibilidade de onde se quer chegar. E aqui isso não é diferente.

Para fugir dos erros na implementação BIM, é preciso reunir as informações que colaboram com o projeto. A qualificação dos colaboradores em relação à plataforma e o nível da estrutura técnica atual para receber a nova tecnologia são bons exemplos. Bem como mapear a própria resistência a inovações que os trabalhadores podem apresentar e saber como driblá-la.

2. Deixar de definir um objetivo

Sabemos que o BIM traz inúmeras vantagens, como trabalho colaborativo, agilidade e assertividade nas obras. Entretanto, não há como seguir com a adesão a essa metodologia sem que haja um objetivo claro do que se espera dela. Mesmo que se tenha todo o conhecimento sobre seus benefícios.

Você pode determinar que o propósito é entregar projetos antes do prazo ou aumentar a receita da companhia, por exemplo. Tudo depende das metas gerais, das oportunidades e dos desafios que existem.

Depois disso, é necessário criar um plano de ação. Nele, estipule deadlines, investimentos, defina as etapas, qual será a infraestrutura e outros detalhes que impactam nesse começo.

3. Não buscar uma mudança de cultura

A popular mudança de mindset não pode ser esquecida neste ponto. Em primeiro lugar, por um ponto que já mencionamos: o receio de mudança da equipe. É indispensável trabalhar a ideia de que sim, haverá uma transformação e ela exigirá trabalho, mas os resultados valerão a pena.

Sendo assim, para escapar desse erro na implementação BIM, é crucial que ela seja vista como parte da cultura da organização. Logo, tanto os diretores como os operadores do campo devem abraçá-la com compromisso e vontade.

4. Abandonar o propósito depois da implementação

Como saber que os pontos positivos da Modelagem da Informação da Construção chegaram na sua companhia sem analisar resultados? Sem conversar com os colaboradores e conhecer os feedbacks?

Um dos erros na implementação BIM é essa falta de acompanhamento depois que ela é finalizada. Os líderes deixam de monitorar se o objetivo definido lá no começo está perto de ser atingido ou não.

Então, evite essa situação! Crie rotinas para fiscalizar constantemente os números. É só dessa maneira que se consegue enxergar o que exige melhorias e o que já funciona perfeitamente.

5. Desconsiderar a necessidade de treinamentos

Por mais que arquitetos, engenheiros e designers já estejam acostumados a lidar com a tecnologia no dia a dia, estamos falando de um novo modelo. Dessa forma, é preciso que haja treinamentos com empresas especializadas para que seu time não perca tempo tentando lidar com as plataformas. E, sim, comece os trabalhos conhecendo todas as possibilidades e como a ferramenta potencializa suas habilidades.

6. Não realizar a gestão BIM

Você sabia que muitos erros na implementação BIM acontecem, de fato, depois que essa fase finaliza? Quando a metodologia já foi adotada, a falta de gestão acaba fazendo com que a performance esperada não seja alcançada.

A falta de compromisso dos líderes, a mudança tecnológica e o descaso com o gerenciamento dessa função são os principais motivos. Mas não se desespere! É possível tornar essa tarefa fluida e eficaz e explicamos como neste outro conteúdo do blog.

Para finalizar, vale lembrar que a DeskGraphics é uma excelente parceira para quem busca trabalhar com essas inovações. Oferecemos as licenças de soluções Autodesk que utilizam a tecnologia BIM, como Revit e Construction Cloud, além de disponibilizar as capacitações.

Leia nosso outro conteúdo do blog que explica por que a Deskgraphics é a sua melhor aliada em qualificação profissional Autodesk. Assim, conhecerá em detalhes como podemos ajudar. Até a próxima!

Promoção AEC Collection

Deixe seu comentário