Evitar falhas que podem atrapalhar os resultados é responsabilidade de líderes e colaboradores de qualquer segmento. Quando falamos da construção civil, em que praticamente todas as decisões são muito sérias, isso é ainda mais importante. Contudo, como garantir que nenhum detalhe passe despercebido? Que o projeto desenvolvido não gere dor de cabeça e esteja alinhado entre escritório e canteiro de obras? A resposta está no Navisworks Simulate ou Manage. 

Sim, citamos as duas soluções Autodesk, visto que a dúvida é recorrente. Ao perceber a necessidade de uma ferramenta para detecção de conflitos, grande parte dos profissionais encontra um impasse ao decidir qual delas. A escolha pela Autodesk não apresenta tanta dificuldade, já que é a maior do mercado. Mas e quanto a essas opções?

Neste conteúdo, mostraremos para você, em detalhes, os recursos de cada um deles, suas diferenças e qual optar de acordo com sua realidade. É um verdadeiro guia para quem decidiu não perder mais tempo e dinheiro por erros que podem ser facilmente evitados. Boa leitura!

Leia no blog: O que você precisa saber sobre a nova versão do Navisworks 2024?

Navisworks Simulate ou Manage: como essas ferramentas ajudam os trabalhadores da construção civil?

Imagine que seu escritório está desenvolvendo um projeto para um grande cliente da cidade. Foi uma conta difícil de conquistar e, agora, é essencial que todas as etapas ocorram perfeitamente para que a empresa ganhe credibilidade no mercado.

A obra em questão é um grande edifício comercial que promete atrair muitos negócios. Você escolheu o melhor designer e o projetista mais experiente para ter um modelo impecável. E, na sua opinião, realmente está cumprindo as expectativas. O cliente está satisfeito e o prazo está sendo mantido.

Entretanto, os problemas começam ao sair da tela e chegar no canteiro de obras. O cronograma de trabalho não bate, uma vez que cada fase demora muito mais do que o esperado. Os custos e as quantidades de materiais estão indo muito além do mapeado inicialmente. E o pior: surgem muitos desafios de constructabilidade, como conflitos entre elétrica e hidráulica.

Seu contratante está ficando impaciente e você está perdendo dinheiro. Onde está o erro? De quem é a responsabilidade? A verdade é que todos esses contratempos seriam eliminados ao atuar com soluções como o Navisworks Simulate ou Manage.

Isso porque eles têm o objetivo de detectar interferências no projeto e gerenciá-las, garantindo que sejam resolvidas antes de ir a campo. Dessa forma, os profissionais do estúdio e da obra estão sempre com as ideias alinhadas e com as ferramentas compatíveis.

Ele permite que todos os dados do projeto sejam unificados em um só modelo federado. Além disso, calcula automaticamente o número de insumos essenciais para a execução da obra, bem como um calendário minucioso.

Ainda, vale destacar que é um software BIM. Por isso, possui integração com plataformas tais quais Construction Cloud e Revit.

Conheça os benefícios do Navisworks Simulate ou Manage

No tópico anterior, simulamos um cenário muito comum na rotina de quem trabalha com a construção civil. Todavia, as inovações tecnológicas que são lançadas ano a ano, chegam para acelerar o trabalho e evitar esse tipo de problema. Não é à toa que algumas empresas entregam projetos incríveis do início ao fim, enquanto outras acabam quase pagando para trabalhar.

No entanto, além de visualizar um contexto, o intuito é que você entenda profundamente os benefícios de operar com o Navisworks Simulate ou Manage. Logo, separamos abaixo as principais vantagens dessas plataformas. Confira!

Redução de erros no projeto

Bom, tendo como principal propósito a detecção de conflitos, por consequência, um dos principais pontos positivos é a diminuição de erros. Isso porque será adicionada uma etapa ao processo de criação. Desse modo, os profissionais usam o Navisworks Simulate ou Manage para verificar os possíveis erros existentes. 

O interessante é que, ao encontrar o problema no projeto, você pode notificar o responsável por resolvê-lo. Afinal, todos estão olhando para um mesmo modelo na tela, então, fica fácil administrar todas as falhas encontradas. E, claro, ter certeza de que o projeto está completamente compatível com o mundo real antes de ir para a prática.

Cronograma mais assertivo

Mesmo com bastante experiência, é difícil um colaborador acertar totalmente o cronograma da obra. Visto que se pode encontrar um grande número de variáveis.

Todavia, com uso de alta tecnologia, a exemplo do Navisworks Simulate ou Manage, você pode criar este calendário sem grandes dificuldades. Com uma tabela de projeto 5D, é possível simular cronogramas e a logística de construção com muito mais assertividade.

Redução de retrabalho

Esta vantagem é uma consequência direta da checagem de interferências. Isso pois, ao garantir que nenhum grande problema surgirá na obra, sua equipe não terá retrabalho nem no canteiro, nem no escritório. Sem falar que os profissionais autorizados podem explorar o modelo de projeto integrado, digitalmente, enquanto é construído. Portanto, qualquer sinal de conflito é resolvido com agilidade.

Sem dor de cabeça com integrações

O Navisworks Simulate ou Manage oferece coordenação com os principais produtos Autodesk. Como já citamos aqui, Construction Cloud e Revit são alguns deles. Porém, não são os únicos. Você ainda poderá integrar com plataformas tal qual o ReCap Pro, por exemplo. Vale ressaltar que as duas soluções oferecem suporte para mais de 60 formatos de arquivo.

Nunca mais tenha problema com quantidades

A falta de materiais no canteiro de obras, além de gerar perda de tempo e de dinheiro, passa certo amadorismo ao cliente. Afinal, como sua equipe não conseguiu calcular corretamente quanto de cimento, tinta ou tubulações eram necessários?

Para evitar essas situações, o Navisworks Simulate ou Manage oferece uma quantificação precisa. Você pode medir linhas e áreas com levantamentos 2D e 3D, eliminando a realização de cálculos manuais. Ainda, é possível elaborar a geometria existente em uma planilha 2D em PDF, como uma planta baixa. Dessa maneira, você cria levantamentos automaticamente.

Afinal, qual é melhor: Navisworks Simulate ou Manage?

Até aqui você viu os principais objetivos do Navisworks Simulate ou Manage e suas grandes vantagens. Esse background sobre as duas versões da solução é fundamental para que você compreenda que não existe uma resposta simples para esta pergunta. O Navisworks Simulate não necessariamente é melhor do que o Manage e vice-versa. A diferença está nos recursos que eles oferecem e nos desafios que você precisa enfrentar no momento.

Para facilitar seu entendimento, abaixo, explicaremos em detalhes as diferenças entre cada um deles. Veja mais!

Recursos do Navisworks Simulate

O Navisworks Simulate é ideal para revisar e comunicar os detalhes do projeto por meio de simulação e análise 5D. Assim, você deve utilizá-lo para analisar o modelo, quantificar materiais e garantir que todos os pontos estão em ordem, conforme o planejado. Ele oferece as seguintes funcionalidades:

  • Integração de dados e arquivo de modelo;
  • Renderização de modelo fotorrealista;
  • Levantamento de modelo integrado;
  • Coordenação BIM com AutoCAD;
  • Levantamento de folha 2D;
  • Cronograma de projeto 5D;
  • Publicação NWD e DWF;
  • Agregação de modelos;
  • Integração ao BIM 360.

Recursos do Navisworks Manage

Por outro lado, o Navisworks Manage é um pouco mais completo. Sua principal diferença entre o Simulate é que ele oferece a detecção de conflitos e uma coordenação avançada. Tudo isso também com análise 5D e ferramentas de simulação. Veja os recursos:

  • Detecção de conflitos e verificação de interferências;
  • Gerenciamento de conflitos e interferências;
  • Integração de dados e arquivo de modelo;
  • Renderização de modelo fotorrealista;
  • Levantamento de modelo integrado;
  • Coordenação BIM com AutoCAD;
  • Cronograma de projeto 5D;
  • Levantamento de folha 2D;
  • Publicação NWD e DWF;
  • Agregação de modelos;
  • Integração ao BIM 360.

Então, fica claro que sua escolha entre o Navisworks Simulate ou Manage dependerá principalmente das soluções que você precisa neste momento. Porém, a segunda opção acaba sendo mais indicada, pois apresenta um número maior de funcionalidades.

Para ver na prática, temos uma indicação! Você pode fazer o download de uma versão gratuita para avaliação de cada um deles.

Além disso, entre em contato com a equipe da DeskGraphics, parceira com selo Gold da Autodesk, para tirar suas dúvidas, conhecer as soluções mais de perto e ainda ganhar um treinamento totalmente gratuito. Ter a capacitação certa em mãos é um grande diferencial para usar as ferramentas da maneira correta e colher 100% dos benefícios. Esperamos você!

Promoção AEC Collection

Deixe seu comentário