Ao conhecer a eficiência da Modelagem da Informação da Construção, é comum que os gestores fiquem ansiosos para adquirir as soluções. Afinal, é o caminho mais rápido para economizar tempo e dinheiro nos projetos, além de ganhar mais precisão. Entretanto, com tantas opções disponíveis, pode se tornar confuso decidir qual o melhor software BIM do mercado para fazer a aquisição.

É por isso que hoje, neste conteúdo, deixaremos essa e outras questões mais claras para você. Existe mesmo uma plataforma que seja superior às outras? Quais as soluções disponíveis? Como decidir qual você vai comprar? É necessário fazer um treinamento para utilizá-lo? Continue lendo abaixo para descobrir as respostas!

Veja também no blog: AEC Collection 2024: saiba o que vem por aí!

Recapitulando: o que é um software BIM?

Antes de explicarmos qual o melhor software BIM do mercado, é importante recapitular o seu conceito. Isso porque nem toda solução disponível traz a Modelagem da Informação da Construção como apoio. E se você não se atentar a esse ponto, pode adquirir uma opção que não está tão atualizada.

O BIM nada mais é que uma tecnologia que traz a representação digital de uma edificação em 3 ou mais dimensões. Mantendo, é claro, suas características físicas e funcionais com precisão. No entanto, na prática, ele significa muito mais do que isso.

Ao utilizar uma plataforma BIM, você garante que os maiores problemas do segmento sejam eliminados ou minimizados consideravelmente. O levantamento chamado “Cenário Construtivo Brasileiro de 2023” mostrou que um dos maiores impactos negativos na rotina são os processos internos desorganizados. Seguido, respectivamente, pelo excesso de demanda, falta de gestão de tempo, problemas de comunicação e reuniões pouco produtivas. Você se identifica com alguns desses?

Sabemos que a maioria dos profissionais busca o melhor software BIM, pois deseja estar atento à tecnologia e fazer entregas com mais qualidade. E, sim, ele será impecável em realizar esses objetivos. Mas todos os problemas citados acima, que são mais voltados ao gerenciamento do trabalho, também serão abolidos.

Isso uma vez que os gestores contarão com ferramentas que organizam os fluxos das equipes e automatizam aprovações. Além disso, todos podem ter acesso a um ambiente centralizado para visualizar os documentos e arquivos de onde estiverem.

Sem falar em um dos principais pontos do BIM: a conexão entre os colaboradores. Designers, projetistas, engenheiros e operadores no canteiro de obras atuam no mesmo projeto e as atualizações são realizadas em tempo real. Logo, não há discrepâncias entre setores e as falhas encontradas são resolvidas antes de gerar prejuízos para sua empresa.

Qual o melhor software BIM do mercado?

Bom, chegou o momento de descobrir qual o melhor software BIM do mercado. A resposta é simples: não existe apenas uma opção que possa ser intitulada superior. É nítido que algumas soluções Autodesk são mais usadas e mais populares. Todavia, tudo vai depender do contexto e das necessidades do seu escritório.

Veja bem: durante uma obra, o cimento é manuseado como base para criar uma massa que vai formar a estrutura da edificação. As esquadrias servem para vedar a água e o ar nos ambientes, evitar ruídos altos e a passagem de luz. Já as vigas são utilizadas como apoio das paredes. Ou seja: cada material tem sua função específica. Quando falamos das soluções BIM, isso não é diferente.

O Revit, um dos principais, é líder em precisão. Por outro lado, o Navisworks é ideal para a checagem de interferências. Agora, o Infraworks é usado para visualizar a viabilidade do projeto antes de ir para o canteiro de obras. Então decidir quais licenças você vai adquirir dependerá do que sua empresa precisa, hoje, para dar o próximo passo.

Voltando aos números trazidos pelo Cenário Construtivo de 2023, é possível identificar que o principal problema dos projetos é a falta de compatibilização. Logo, não é difícil entender quando vimos que o maior motivo para aderir ao BIM é a melhoria neste mesmo quesito. Assim, se esse é um dos pontos que travam o trabalho da sua equipe, é essencial encontrar a plataforma que resolva definitivamente.

As soluções BIM, segundo os próprios usuários, também são ideais para melhorar o detalhamento dos projetos e a assertividade na quantidade de materiais. Bem como diminuir o custo final da obra, visualizá-la em 3 dimensões e desenvolver um planejamento mais assertivo.

Leia no blog: AEC Collection para construção civil: quais soluções não podem faltar?

Entenda mais sobre as soluções BIM da Autodesk

A Autodesk é uma das principais empresas do mercado quando falamos de soluções BIM. Com abrangência nacional e internacional, ela possui ferramentas que auxiliam em todo o ciclo da construção. Seu objetivo é entregar tecnologia e assertividade aos profissionais, proporcionando projetos inovadores, inteligentes, lucrativos e que, sem dúvidas, transformam o mundo.

Atuando há mais de 40 anos e com milhões de clientes conquistados, a Autodesk mantém esses números de líder de mercado porque não para de se atualizar. Todos os anos as plataformas trazem novas funcionalidades de acordo com as exigências do segmento, dos clientes e dos usuários.

Já nós, da DeskGraphics, somos parceiros com selo Gold da Autodesk aqui no Brasil. Isso significa que temos capacidade de oferecer as soluções completas, desde as licenças até os treinamentos para capacitar seus colaboradores.

Como você queria descobrir qual o melhor software BIM, mostraremos, abaixo, os mais utilizados pelos clientes Autodesk e DeskGraphics. Confira!

Revit

O Revit, com toda certeza, é a solução Autodesk mais procurada pelos profissionais. E não é à toa: esse recurso funciona perfeitamente para designers, engenheiros, arquitetos e projetistas.

Ele permite a criação dos projetos em 2D e 3D simultaneamente, além de ser impecável quando falamos de precisão. Outro ponto que costuma chamar bastante atenção dos usuários: a possibilidade de operar os objetos com base no mundo real. Tudo isso, dispondo de informações verídicas sobre eles. Se você deseja conhecer mais sobre o Revit, temos três recomendações abaixo:

Navisworks

Já o Navisworks é o responsável por eliminar a maior dor de cabeça dos profissionais da construção: a falta de compatibilidade. Seu propósito é identificar falhas no projeto antes que elas saiam da tela e sejam executadas no canteiro de obras. Por isso, economiza muito tempo e dinheiro das empresas que o utilizam. Você pode clicar aqui para saber quais são as novidades do Navisworks em 2024.

Civil 3D

O Civil 3D é uma solução Autodesk voltada aos engenheiros. Aqui, o objetivo é que os profissionais possam enfrentar desafios complexos de infraestrutura, sem passar por grandes problemas. Tudo isso, é claro, em um ambiente com modelos 3D. Ao executá-lo, você não só garante maior agilidade no design e na documentação, como pode aproveitar ferramentas automatizadas e, ainda, melhora a colaboração entre as equipes.

Chegou a hora de fazer seu upgrade

A maior parte das empresas de construção finaliza os projetos em um prazo que varia de 6 meses a 1 ano. Porém, acredite: muitas delas estão conseguindo reduzir esse tempo e entregar as obras em menos de 6 meses.

O que isso significa? Significa que quem não estiver atento à tecnologia para diminuir as horas de trabalho e aumentar a assertividade, pode ficar para trás. Tanto em obras públicas quanto em obras privadas.

É por essa razão que dar o próximo passo e encontrar o melhor software BIM para a sua realidade, é tão importante. E não existe momento melhor para esse movimento do que agora.

A DeskGraphics está com condições únicas e especiais para você fazer o upgrade na atuação da sua empresa e adquirir as soluções Autodesk. Temos o melhor preço do mercado e batemos qualquer oferta na compra das licenças. Você pode realizar parcelamento em 10x sem juros e o principal: leva um treinamento gratuito para casa.

Isso mesmo! Ao adquirir qualquer solução, você ganha o curso para potencializar o trabalho da sua equipe e garantir que usará 100% da plataforma a seu favor.

Ficou interessado? Entre em contato com a nossa equipe para saber mais, tirar suas dúvidas e não perder essa oferta. Estamos lhe esperando!

Promoção AEC Collection

Deixe seu comentário