Você já parou para pensar no perigo de plugar uma tomada molhada? Ainda não? Então fique atento. Isso porque, durante o período de chuvas fortes e alagamentos, um fato que muitas vezes passa despercebido é a umidade na rede elétrica nas residências e estabelecimentos comerciais. E não só: o cuidado também é relevante durante todo o ano, já que a umidade pode acontecer com uma simples lavagem da parede onde há uma tomada, por exemplo. É importante, portanto, ter cuidado antes de conectar aparelhos domésticos e eletrônicos.

Em caso de enchente, por exemplo, a primeira prática é desligar a chave geral do quadro de energia e todos os equipamentos e eletrodomésticos da tomada, para evitar curto-circuito. Além de encontrar um lugar no alto para que possa acomodar os produtos e evitar o contato com água, que pode danificá-los.

Após a água escoar completamente do ambiente, o engenheiro Cristiano Mollica, da Instrutherm, orienta para nunca ligar imediatamente os aparelhos. A rede elétrica precisa ser vistoriada e certificada de que todas as tomadas e interruptores estejam totalmente secos. “É importante certificar-se de que todas as tubulações estejam secas e, em muitos casos, é necessário solicitar o auxílio de um profissional especializado para ter essa garantia, evitando ainda mais prejuízos”, comenta Mollica.

O engenheiro ressalta que, caso as instalações estejam com água e não seja possível secá-las, é imprescindível esperar que isso aconteça naturalmente, mesmo que leve um tempo longo. “Religar a energia com água nas tubulações é extremamente perigoso, podendo inclusive ocasionar choques graves. Por isso, se tiver dúvidas, procure por um eletricista de confiança”, explica Mollica.

Promoção AEC Collection

Deixe seu comentário