O BIM (Building Information Modeling ou Modelagem de Informação da Construção, em português) é um método de criação de modelo virtual com dados técnicos de uma edificação. Ele é um modelo de sistema inteligente ― e não um software propriamente dito ― onde é possível usar diversas ferramentas para adicionar, modificar ou decodificar informações.

Ele é uma metodologia de interação dinâmica de políticas, processos e tecnologias que engloba todas as etapas da construção. Também, permite que diferentes trabalhadores contribuam com uma atividade no decorrer das fases.

Ele é utilizado para criar e administrar as informações durante todo o ciclo de vida da obra, desde a pré-construção até a pós. Entenda mais sobre essa metodologia, lendo: O que é BIM? Conheça a melhor tecnologia disponível para profissionais de arquitetura, engenharia e construção.

No artigo de hoje, responderemos por que essa metodologia pede uma revisão de seus processos, bem como a importância da sua implementação. Continue a leitura e saiba mais!

Por que o BIM demanda revisão de seus processos?

Porque quem trabalha, atualmente, com o CAD utiliza um certo tipo de software que se diferencia da plataforma BIM, que trabalha de forma integrada, onde todos os usuários utilizam o mesmo modelo de dados. Assim, a interação ocorre em nuvem. Só isso já pede alteração na metodologia de trabalho.

Mas não é só isso, no primeiro software citado, não tem o perfil de criador de famílias e nem um BIM Manager ou núcleo de gestão BIM para manter os padrões BIM atualizados. No BIM, há essas duas funções, o que também demanda revisão no processo de trabalho considerando esses novos atores e responsabilidades.

Além disso, o AUTODESK DOCS permite  estabelecer esses fluxos de revisão dentro da própria ferramenta BIM. Dessa forma, é preciso adaptar o ambiente em nuvem para a nova realidade antes de iniciar os processos de revisão e aprovação dos projetos e das famílias o que acarreta em mais adequações ao processo de trabalho.

Você viu aqui alguns dos principais motivos que levam a revisão dos processos de trabalhos ao implementar a tecnologia BIM, fique atento a todos os detalhes e obtenha sucesso em sua implementação.

Na sequência, mostraremos os motivos para a implementação desse sistema na sua empresa.

Qual a importância da implementação BIM?

Como mencionamos, o BIM é uma metodologia de interação dinâmica de processos e tecnologias que englobam todas as etapas de um empreendimento. Dessa forma, ele permite que todos os envolvidos tenham uma visão ampla da obra. Além disso, integra os passos e disciplinas do projeto.

A sua implementação oferece suporte à criação de dados inteligentes no planejamento, utilizando as informações coletadas em campo para o desenvolvimento de modelos diferentes. Ainda, facilita a execução de um exame dos documentos e detalhes, a começar pelo processo de pré-construção, envolvendo logística e prazos.

Inclusive, a sua adoção possibilita o compartilhamento de dados do projeto entre todos os integrantes, o que descentraliza e garante mais eficiência na tomada de decisões. Também fará com que a sua empresa fique de acordo com a legislação. Afinal, ela estará adotando um processo que já está previsto no Decreto n.º 10.306, de 2 de abril de 2020.

Quais as vantagens de adotar o BIM na sua empresa?

Fora os motivos citados acima, a implementação BIM oferece outras vantagens para a sua empresa. A primeira é que ela reduz custos. Com esse sistema, pode-se ter mais efetividade de custos de produção. Além disso, como as tarefas são integradas, elas são feitas em menos tempo. Ainda, por esse motivo, há menos perdas e desperdícios na cadeia produtiva e erros na gestão de estoque e compras. Assim, também aumenta a produtividade.

Permite a realização de mapeamento e controle de todos os processos do seu negócio. Dessa maneira, o gerenciamento de cada fase se torna mais eficiente e melhora os fluxos de trabalho. Ainda, permite a excelência da execução de necessidades estratégicas e operacionais. Ademais, diminui o impacto ambiental e permite desenhos inteligentes com informações e permite uma execução mais precisa do projeto.

Agora que você já sabe por que o BIM demanda revisão de seus processos e como implementá-lo, aproveite e leia, também: Por que fazer a implementação BIM com a DeskGraphics?

Promoção AEC Collection

Deixe seu comentário