Não é de hoje que a área da construção trabalha lado a lado com a tecnologia. Plataformas para projetar edificações já fazem parte da rotina há muitos anos e, cada vez mais, são atualizadas para acompanhar as demandas do mercado. Contudo, uma das grandes dificuldades é centralizar as informações e o trabalho, com tantas plataformas que são utilizadas. É nesse ponto que entra o Autodesk BIM 360, no intuito de facilitar o dia a dia dos trabalhadores.

Entregando uma série de benefícios, como rapidez, assertividade e economia, essa ferramenta é adotada por aqueles que não querem parar no tempo. E, claro, querem ver o faturamento crescer e os serviços escalarem. Se você pensa da mesma forma, confira o texto abaixo e entenda tudo sobre o Autodesk BIM 360. Boa leitura!

Veja no blog: Por que a gestão BIM é tão importante quanto a implementação?

O que é o Autodesk BIM 360?

Uma das mais importantes premissas da Modelagem da Informação da Construção é a conectividade entre todos os profissionais da obra. Seja quando falamos da etapa de projeto, design, engenharia ou construção. Logo, o Autodesk BIM 360 é mais uma solução que busca entregar esse benefício.

Na prática, trata-se de uma plataforma com o objetivo de gerenciar os projetos de forma centralizada. Como seu nome sugere, ela abrange todas as fases da construção, ao garantir que as equipes estejam alinhadas e as ações sejam acompanhadas em tempo real.

Em uma única ferramenta, você tem acesso a uma série de soluções, tal qual se fossem módulos, que auxiliam desde o planejamento até a execução. Os recursos liberados permitem armazenar e colaborar em todos os documentos da edificação, além de visualizar insights sobre o trabalho e criar cronogramas. Vale ressaltar que é possível atuar de modo individual, mas também trocar informações de maneira rápida e segura com todos os envolvidos.

Esses são apenas alguns exemplos do que se pode realizar dentro desse sistema tão rico e procurado no segmento. Ele, inclusive, opera no serviço de nuvem da Autodesk, eliminando a necessidade de downloads para edições e os riscos de extravio dos arquivos. Ainda, essa funcionalidade garante que as alterações sejam vistas simultaneamente por todos os membros do time, o que, por sua vez, evita problemas de comunicação.

Quais são as partes do projeto beneficiadas com o Autodesk BIM 360?

Como o nome sugere, o Autodesk BIM 360 fornece uma visão holística de todo o projeto, da concepção à entrega. Veja, abaixo, em quais pontos são otimizadas pela solução.

Elaboração e gerenciamento de RFIs

As RFIs (Request for Information) podem acontecer em qualquer fase da obra e virem tanto de empreiteiros quanto de arquitetos ou, até, de outros terceirizados. Uma das soluções trazidas pelo Autodesk BIM 360 é a possibilidade de gerenciar as RFIs de construção em uma única plataforma. Assim, há menos riscos de perda de dados e as solicitações podem ser vinculadas a outras tarefas ao longo do ciclo de vida do projeto.

Ainda, os fluxos de trabalho são personalizados, a fim de atender às necessidades da sua empresa com revisões em várias etapas. Com a ferramenta, dá para designar RFIs aos usuários individuais, incluindo o controle sobre quem pode enviar, criar, responder e aprovar.

Gestão de documentos

Outra solução do Autodesk BIM 360 vem para ajudar na questão dos documentos. Mais precisamente na sua organização, distribuição e compartilhamento. Em uma única plataforma de gerenciamento conectada, você garante que todos os membros da equipe tenham acesso às informações de que precisam.

Com o Autodesk Docs, você conecta a gestão de documentos em todo o ciclo de vida do projeto. Anexe documentos como referências às RFIs, reuniões e formulários para melhorar a colaboração e reduzir falhas de comunicação.

Coordenação e gestão do BIM

Entregar projetos de qualidade dentro do prazo e do orçamento pode ser difícil. Mas detectar erros antecipadamente evita que as equipes de construção precisem de mudanças demoradas e que possam comprometer o cronograma. A Detecção Automática de Interferências torna mais fácil para toda a equipe do projeto detectar, eliminar e resolver conflitos antes que eles se tornem um problema.

Isso porque, sem acesso às alterações mais recentes do modelo, os responsáveis podem perder horas e, ainda, aumentar a probabilidade de erros. Trabalhar com o modelo mais recente deve ser automático, e é isso que permite o Autodesk BIM 360. À medida que as equipes carregam novos modelos no espaço de coordenação, o modelo mais recente e suas versões anteriores ficam, instantaneamente, disponíveis para qualquer pessoa que visualize ou execute a detecção de conflito.

Design

A partir de um dos módulos do Autodesk BIM 360, você obtém uma visão geral ao acompanhar os processos de design do início ao fim. Permite compartilhar os dados em pacotes selecionados com controles rígidos para gerenciar facilmente como as informações são utilizadas pelo seu time. Ainda, possibilita visualizar e contextualizar as alterações de design por equipe, fase do projeto ou nível de construção.

Outra vantagem é ver o impacto das alterações de design nos modelos em andamento com visualizações de projeto agregado. Dessa forma, reduz-se o retrabalho e os custos não recuperáveis ​​antes que o documento seja compartilhado com a equipe maior.

Análise de dados

Em um dos módulos do Autodesk BIM 360, dá para identificar e reduzir os riscos com análises preditivas, fornecidas por meio de relatórios e painéis fáceis de interpretar. Além disso, permite criar uma lista acionável de tarefas diárias e, também, fornece visibilidade sobre o que priorizar. Nele, você analisa dados em projetos para criar uma visão mais ampla do desempenho de toda a empresa.

Entretanto, a solução vai adiante e facilita uma parte crítica de qualquer projeto: a criação de relatórios. Por isso, automatiza todo o processo ao configurar e agendar os envios, que podem ser compartilhados uma única vez ou configurados como relatórios recorrentes.

Gestão da segurança

A segurança no canteiro de obras deve ser uma prioridade dos gestores. Mas não só deles: todos que atuam na obra devem estar envolvidos nessa questão. Uma das ferramentas Autodesk BIM 360 ajuda a desenvolver um programa de segurança padronizado e fácil de adotar. Ele reduz os pontos cegos e situações de risco, bem como identificam tendências entre funções, empresas e incidentes.

Ainda, dispositivos móveis podem ser utilizados para registrar problemas ou incidentes e gerenciar o desempenho de segurança do projeto. Dessa forma, a equipe pode resolver pontos de insegurança comuns antes que eles comecem.

Gestão da qualidade

A gestão da qualidade deve estar presente em cada etapa de um projeto, dos primeiros esboços à entrega da obra. Uma das soluções presentes no Autodesk BIM 360 garante a visibilidade dos problemas, que permite adotar uma abordagem proativa de gerenciamento da qualidade. A consequência, claro, é a redução do retrabalho.

Com as listas de verificação de inspeção digital de qualidade, garante-se que toda a equipe está em conformidade com todos os padrões qualitativos. A ferramenta ainda possibilita que sejam adicionadas notas, assinaturas e fotos das inconformidades. Isso pode ser feito por meio de qualquer dispositivo, em qualquer lugar.

Construtibilidade

Ficar por dentro das alterações feitas no modelo irá economizar horas de coordenação. É por isso que fechar o ciclo entre as equipes de projeto e construção é tão essencial. Sabendo disso, o Autodesk BIM 360 faz com que os problemas identificados sejam compartilhados entre o Navisworks e o Revit. Assim, as equipes podem resolvê-los rapidamente e obter um modelo construível em menos tempo.

Se o aumento do desempenho do seu time é um dos seus objetivos, temos uma outra dica. Leia o conteúdo do nosso blog: como os softwares para engenharia civil impactam a produtividade da equipe. Com certeza ajudará na sua missão!

Como o Autodesk BIM 360 impacta no faturamento?

Entregar uma obra de qualidade impecável, sem dúvidas, é um dos objetivos de qualquer empresa de construção civil. Por outro lado, não podemos deixar de lado o que mantém a empresa funcionando: o faturamento. De nada adianta criar projetos incríveis, se eles não geram o lucro capaz de movimentar o caixa e a contratação de profissionais qualificados, nem impulsionam novos projetos.

Dessa maneira, trabalhar em conjunto com a tecnologia e ter em mãos plataformas poderosas, que potencializam o trabalho, é fundamental. O Autodesk BIM 360 impacta o seu faturamento, porque garante que todo o gerenciamento aconteça sem erros, mantendo os lucros projetados inicialmente e evitando prejuízos.

Problemas como falhas de comunicação, atrasos na entrega ou falta de viabilidade de um projeto não farão mais parte da sua realidade. Muito menos o retrabalho ou divergências entre o projeto e a construção no mundo real. Aqui, você ganha tempo, aumenta a satisfação do cliente, melhora a imagem da empresa e tem mais espaço para pegar novos projetos.

Por que contar com a DeskGraphics para adotar o BIM?

Até este momento você já entendeu o que é e as vantagens do Autodesk BIM 360, como ele funciona e quais seus impactos no faturamento do escritório. Sem falar em todas as plataformas que fazem parte dessa metodologia tão buscada.

Agora, chegou a hora de conhecer os caminhos para adotar essa tecnologia e ver sua empresa à frente do mercado. Afinal, de nada adianta conhecê-la, se não aplicá-la logo na rotina da sua equipe, certo?

Para isso, o caminho ideal é contar com a DeskGraphics. Somos uma empresa parceira da Autodesk com selo Gold. Isso quer dizer que podemos comercializar a licença de todo o AEC Collection e ainda treinar nossos clientes para utilizá-los com 100% de aproveitamento.

O interessante é que quem fecha negócio com a gente, ganha esses cursos e não precisa investir em nada além da implementação das soluções. Ficou interessado? Confira nosso site ou entre em contato com a nossa equipe. Estamos dispostos a tirar suas dúvidas e ajudá-lo com demonstrações.

Você também pode conferir outros conteúdos que explicam como a falta de treinamentos para engenheiro civil afeta a rotina de trabalho. Ou como ganhar mercado com a implementação do BIM. Estamos lhe esperando!

Promoção AEC Collection

Deixe seu comentário