Qual foi a última vez que você precisou de um CD para instalar um software? Ou imprimiu arquivos e armazenou-os em uma grande estante, com milhares de outros papéis? O serviço de armazenamento e gerenciamento em nuvem facilita a rotina de designers, engenheiros e projetistas há alguns anos. Entretanto, sabemos que este segmento exige fluxos de trabalho específicos e personalizados. Logo, o Autodesk DOCS chega para oferecer esse ambiente comum de dados, feito sob medida para a construção civil.

Assim como todas as soluções Autodesk, o DOCS diminui o trabalho manual e entrega mais agilidade e estratégia para os profissionais. Com inúmeros recursos, destacam-se aqueles que resolvem problemas antigos em todo o processo de desenvolvimento de uma edificação. Demora nas aprovações, falhas de comunicação e erros que passam despercebidos são alguns deles.

Um pequeno escritório oferecerá projetos como os grandes. Já os mais experientes mostrarão todo o poder de ter uma equipe robusta aliada a uma tecnologia inovadora. Para atingir esses resultados, leia o conteúdo abaixo e entenda mais sobre o Autodesk DOCS.

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Ambiente comum de dados: conheça mais sobre o Autodesk DOCS

Revit, Civil 3D, FormIt e Navisworks são algumas das soluções Autodesk mais conhecidas do mercado. Afinal, revolucionaram, junto à metodologia BIM, a maneira de construir, gerenciar e reformar edificações em todo o mundo.

Porém, além das características únicas de cada ferramenta, uma grande vantagem que as acompanha é a utilização do Autodesk DOCS. Isso porque integra-se de modo fácil às ferramentas da AEC Collection. Assim, os fluxos de trabalho são completamente conectados e atualizados em tempo real.

Mas o que é o Autodesk DOCS em si? Basicamente, trata-se de um ambiente comum de dados na nuvem. Isso significa que os arquivos de projeto que você trabalha estarão disponíveis nesse local, para os envolvidos acessarem a qualquer hora e de qualquer lugar. Sem precisar estar dentro do escritório para trabalhar ou resolver alguma situação urgente. Na prática, essa é a certeza não só de que sua equipe será mais ágil, mas também que ganhará muito mais eficiência.

Contudo, não quer dizer que seus documentos estarão em perigo. Pelo contrário, uma das grandes vantagens do Autodesk DOCS é a segurança. Isso porque você pode estruturar pastas e arquivos da forma que desejar, bloqueando ou liberando dados conforme o nível de acesso dos usuários. Assim, é possível colocar as informações certas nas mãos certas.

Com essa facilidade de alcance, seus projetos terão muito mais precisão e menos erros. Visto que os colaboradores, independentemente da área em que operam, estarão interligados por um ambiente centralizado.

Entenda como gerenciar um ambiente comum de dados com o Autodesk DOCS

Você deve saber bem que trabalhar com construção civil exige a superação de uma série de desafios. E quando falamos de quem está à frente das equipes, como o líder, eles são ainda maiores. Não é à toa, uma vez que é necessário tanto gerenciar cada colaborador e seus problemas individuais quanto garantir que as atividades sejam entregues no prazo.

Para auxiliar nessa missão, o Autodesk DOCS oferece um rastreamento de tarefas extremamente robusto. Sem falar que facilita uma série de responsabilidades burocráticas e que podem economizar tempo da sua agenda.

Seu objetivo enquanto gestor é desenvolver um time de alto nível? Você gostaria de concluir obras surpreendentes, acima da qualidade esperada e sem exceder o budget ou o cronograma? Então, o ambiente comum de dados da Autodesk Docs não pode ficar de fora da sua rotina. Conheça, a partir de agora, quais são as funcionalidades que ele entrega e como gerenciá-las.

Revisão de Documentos e Acompanhamento de Problemas

Uma das primeiras vantagens do Autodesk DOCS é a rapidez que oferece na aprovação e revisão de documentos. Sejam eles desenhos, modelos ou, até mesmo, contratos.

Ao invés de passar horas analisando arquivo por arquivo, aqui, você pode automatizar essa tarefa e usar seu tempo de maneira mais inteligente. Essa automatização é feita por meio de pré-requisitos, portanto, é você quem decide o que deve ser observado.

Se encontrar um problema a ser resolvido, o software permite que a pessoa responsável por ajustá-lo seja notificada. E o gestor, por sua vez, acompanha de perto a resolução da situação.

Ainda, vale ressaltar que a plataforma sempre salva as versões diferentes de um documento para o outro. Assim, quando necessário, você pode compará-las para compreender o que mudou. Sem falar que todas as etapas ficam salvas e é possível resgatá-las a qualquer momento.

Suporte 2D e 3D

Do mesmo modo que a maioria das ferramentas Autodesk, como o Revit, o Autodesk DOCS permite que você trabalhe em 2D e 3D com facilidade. As equipes podem carregar e visualizar os arquivos na dimensão escolhida para simplificar a conferência de informações.

Nomenclaturas

Se existe um contratempo que atrasa uma atividade e aumenta o estresse, é “perder” um documento. Antigamente, esse problema era físico, já que os papéis poderiam ser extraviados com mais facilidade. Entretanto, no meio virtual isso também se tornou comum.

Afinal, com tantos documentos criados, basta uma distração para a falha acontecer. Tanto por adicioná-lo em uma lista errada ou por colocar um nome que outra pessoa não consiga identificar.

É por isso que um dos recursos do ambiente comum de dados da Autodesk é a padronização de nomenclaturas. Ele permite que você crie as regras de terminologia para os arquivos e todos os profissionais devem segui-las.

O interessante é que o Autodesk DOCS se baseia na norma ABNT NBR ISO 19650. Caso você não esteja por dentro, é ela que determina os requisitos de gerenciamento de informações da construção civil no ambiente digital. Portanto, fica fácil localizar pastas e arquivos, economizando tempo e evitando erros.

Monitoramento preciso de atividades

Em pequenas empresas, já não é simples rastrear o autor de uma falha para solicitar correção ou até tirar dúvidas. Agora, em grandes corporações, sem uma ferramenta adequada, essa atividade se torna praticamente impossível.

Pensando em descomplicar essas situações, o Autodesk DOCS traz um registro de atividades extremamente preciso. Ou seja: toda e qualquer ação realizada no ambiente comum de dados é rastreada.

Se um engenheiro abriu uma planilha de planejamento, você saberá. Se um projetista precisou fazer uma conferência no projeto 3D, você também terá essa informação. As atualizações são realizadas em tempo real e em qualquer formato de arquivo. O interessante é que esse apontamento ficará disponível apresentando o nome do usuário, data, hora e a ação que foi realizada.

Insights

Além de proporcionar mais rapidez na rotina dos profissionais da construção civil, o Autodesk DOCS é capaz de ajudar você a tomar decisões mais assertivas. E quem comprova isso é o último recurso a ser destacado neste conteúdo: a tela de insights. 

Com ela, você terá em mãos números baseados nos dados dos projetos em que trabalha. Atividades em aberto, arquivos precisando de revisão, tarefas com prazo vencido ou a vencer são alguns exemplos. Igualmente, pode-se acompanhar de perto os problemas nas operações de acordo com cada cliente da empresa.

Dessa maneira, você pode analisar as informações e entender os pontos mais urgentes de melhoria. Além disso, pode compreender o que já funciona bem e o que precisa de mais mão de obra ou de um maior investimento.

Caso seja preciso enviar um relatório ao cliente ou compartilhar com algum outro profissional envolvido, você pode gerá-lo sem preocupação. É possível, inclusive, escolher quais dados gostaria que fossem adicionados. Ademais, se você utiliza outro software de análise de dados, conseguirá integrá-lo ao Autodesk Docs para obter indicadores ainda mais embasados.

Por fim, vale lembrar de algumas funcionalidades que comentamos no primeiro tópico, mas que fazem toda a diferença na utilização: a conexão entre os profissionais de qualquer área do projeto, o controle exato de permissões e a integração com qualquer outra solução da AEC Collection.

Agora que você já conhece o Autodesk Docs, temos suas opções de próximos passos. Você pode ler outro conteúdo em nosso blog que mostra como a Deskgraphics, parceira com selo gold da Autodesk, ajudou a reconstruir o Museu Nacional.

A outra alternativa é entrar em contato com nossa equipe para tirar dúvidas, conhecer sobre os produtos e sobre nosso suporte. Inclusive, podemos ajudar a entender quais plataformas são essenciais para sua empresa atualmente. Estamos lhe esperando!

Por fim, você pode assistir ao nosso Webinar sobre o mesmo tema deste conteúdo. É só clicar aqui. Até a próxima!

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