Para entender a importância dos processos BIM, imagine a implementação dos softwares como uma viagem de carro. Antes de ir, é preciso decidir o destino. Do contrário, é bem provável que as pessoas se percam no caminho e não cheguem a lugar nenhum. Além disso, o motorista precisa ter passado pela autoescola e ter sua carteira de habilitação, ou não saberá de que maneira dirigir. Da mesma forma, é interessante decidir os responsáveis por cada função, como conduzir, acompanhar o mapa ou comprar lanches para o percurso.
Talvez você ainda não tenha percebido, mas todas essas incumbencias aparecem, igualmente, nos processos BIM. Sem um objetivo com a metodologia, fica difícil saber se você chegou ao destino. Ou seja: se atingiu o resultado esperado. Sem treinamento, não há como utilizar as ferramentas com eficácia. E, por fim, sem delegar atribuições com inteligência, não há como cobrar resultados e ver a evolução das ações.
Aqui, nesta primeira parte do texto, já fica nítida a necessidade de um planejamento e do gerenciamento do BIM, além da aquisição das soluções. No conteúdo completo abaixo, você entende em, ainda, mais detalhes. Confira!
Leia no blog: Quer ganhar um curso de AEC Collection? Veja essa oportunidade da DeskGraphics!
Antes de tudo: conheça os fundamentos dos processos BIM
Bom, você provavelmente sabe que BIM significa Modelagem da Informação da Construção. E, é claro, que é uma metodologia para projetar, construir e operar todo tipo de edificação na engenharia civil. Entretanto, não são todas as pessoas que conhecem seus fundamentos e o quanto eles impactam nos processos BIM.
Basicamente, existem 3 grandes bases: tecnologia, processos e pessoas. Na prática, isso significa que, sim, soluções inovadoras serão adotadas nos escritórios e grandes corporações. Contudo, vai muito além disso.
É imprescindível que haja uma mudança de cultura e um olhar cuidadoso para os métodos da empresa. Ou seja: uma visão holística e assertiva deve ser adotada. Afinal, de nada adianta ter grandes ferramentas em mãos caso os colaboradores não estejam dispostos a usá-las. Do mesmo modo, com fluxos bagunçados e ineficientes, nenhum software é capaz de fazer milagres. Para entender a fundo, conheça mais sobre os 3 pilares no tópico a seguir!
Tecnologia
Envolve tudo que está relacionado à infraestrutura e à conexão necessária para operar com processos BIM. Como bons computadores e redes de internet com velocidade suficiente. Aqui, também, entram as soluções, que, de acordo com a área, podem variar entre as mais utilizadas no mercado, como Revit, Civil 3D e InfraWorks.
Além do mais, é nesta etapa que se deve ter atenção ao parceiro que oferecerá essas licenças para sua empresa. Tanto para ter suporte efetivo e acesso a treinamentos quanto para garantir a segurança dos dados utilizados. A DeskGraphics, parceira com selo gold da Autodesk, pode ajudar você nessa e em outras etapas! Conheça nosso case de sucesso na reconstrução do Museu Nacional clicando aqui.
Processos
É indispensável a criação de um cronograma para a implementação das ferramentas. Ele deve contar com objetivos, entregáveis, responsáveis por cada função e análise de resultados. Em outras palavras, todos os itens indispensáveis para um ciclo de vida completo e assertivo com BIM.
Além disso, não há como ter processos sólidos e eficazes, sem um fluxo de trabalho com essas mesmas características. Por isso, antes de tudo, é essencial fazer um diagnóstico do fluxo da sua empresa. Mas entraremos em detalhes neste tema logo abaixo!
Pessoas
O recurso humano é fundamental na implementação da Metodologia da Informação da Construção. Não é à toa que, aqui na DeskGraphics, trabalhamos com conceito de NUGBIM. Isso porque é preciso ter um conjunto de pessoas atuando em prol do sucesso da companhia com essas plataformas. Seja para identificar erros, implementar melhorias ou acompanhar os resultados.
Da mesma forma, os colaboradores que atuarão diretamente com as ferramentas precisam ser extremamente qualificados para tal. Tanto quando falamos de experiência, tal qual a de conhecimento técnico e das soft skills, como comunicação, flexibilidade e organização.
Entenda como os processos BIM aumentam o sucesso do trabalho da sua equipe
Até este momento você entendeu a base dos processos BIM e o que precisa ser reavaliado, dentro da sua empresa, para o sucesso com a metodologia. Agora é hora de compreender, na prática, por que essas mudanças trazem resultados positivos. E, óbvio, quais são esses resultados.
Assim, você pode programar as metas anuais a partir da força de trabalho que será potencializada pela tecnologia. Veja abaixo!
Seus processos internos serão reavaliados
O primeiro passo para começar a trabalhar com BIM é o mapeamento dos processos internos. Você avaliará, detalhadamente, de que maneira funciona o fluxo atualmente e onde estão os gargalos. Quais são os problemas que impactam na entrega final que podem ser resolvidos ou que nunca foram identificados? O que gera atrasos ou prejuízos? Onde os colaboradores encontram mais complicações?
Essa atitude por si só já traria grandes ganhos. No entanto, ao enxergar as dificuldades e encontrar meios de solucioná-las com o BIM, você ganha muito mais êxito em toda a atuação da empresa. Do arquiteto ao operador no canteiro de obras.
Os líderes farão parte da estratégia
Todo gestor ouviu que precisa dar exemplo a sua equipe. E essa recomendação não é por acaso. Quando os líderes apoiam e trabalham por uma ideia, sabendo defendê-la para seus subordinados, eles acreditam e se motivam por ela igualmente.
O mesmo acontece quando falamos do sucesso dos processos BIM. Essa nova tecnologia vai superar suas expectativas se os líderes forem grandes aliados na implementação. Sua principal responsabilidade está dentro do terceiro pilar, o qual fala de pessoas.
Eles precisarão mostrar aos colaboradores os motivos da adoção das ferramentas e como elas serão benéficas para a rotina. Só desse modo, com os superiores à frente da mudança, que os projetos BIM serão finalizados em menos tempo e com mais qualidade.
As falhas de comunicação serão eliminadas
Não existirá mais “disse me disse” em nenhuma das áreas do seu negócio. Isso pois os processos BIM são baseados na colaboração entre os envolvidos na obra.
Ao trabalhar em um projeto, as mudanças são atualizadas em tempo real para todos os usuários. A comunicação acontece de forma fluida e assertiva, seja para tirar dúvidas ou aprovar as atividades. A interoperabilidade entre os aplicativos garante que o projetista no Revit compartilhe seu modelo com o engenheiro no Civil 3D sem problema algum. E, ainda, com a certeza de que todas as informações serão repassadas de forma certeira. Logo, você evita contratempos e retrabalhos que custam tempo e dinheiro.
Erros ou incompatibilidade não farão mais parte da rotina
Imagine que o projeto está incrível dentro da tela do computador. A edificação foi projetada com segurança e pensando no conforto dos moradores, o design é original e o cliente aprovou facilmente. Porém, é na hora de ir para o canteiro de obras que começam os problemas. Hidráulica e elétrica são incompatíveis ou a quantidade de materiais é insuficiente com o previsto, por exemplo.
A história é, sim, comum, mas a dor de cabeça não deixa de ser grande. E não por responsabilidade apenas dos operadores. Todo o ciclo do projeto, desde o rascunho, precisa estar em sincronia para que funcione tão bem tanto no mundo real quanto no digital.
É por essa razão que os processos BIM atuam com soluções como o Navisworks, que faz a checagem de interferências com agilidade e eficácia. Sem falar que os próprios usuários, ao identificarem um conflito, podem sinalizar ao encarregado para realizar o reparo. Tudo isso, é claro, antes não apenas de começar a execução, como de custar dinheiro para o seu fluxo de caixa.
Aproveite para conhecer a nova versão do Navisworks para 2024!
Os lucros serão maiores
Com o fluxo de trabalho funcionando 100%, sem incompatibilidade e retrabalho, sem falhas de comunicação e com o apoio de líderes, os lucros só aumentam. Afinal, você ganha tempo, entrega projetos melhores, evita os prejuízos e conquista a satisfação do cliente.
Por outro lado, lembre-se: só é possível atingir resultados insuperáveis com os processos BIM se você trabalhar ao lado de uma parceira de confiança. É por isso que a DeskGraphics é a melhor escolha!
Somos uma revenda autorizada das soluções da Autodesk e, além de vender as licenças, também disponibilizamos treinamentos especializados. Independentemente da solução que sua empresa necessita, teremos uma capacitação para ele. Dessa forma, seus colaboradores começam com o pé direito, operando com todas as funcionalidades que potencializam os resultados da sua empresa.
E, por fim, vale destacar: estamos com a melhor condição do mercado e da história da DeskGraphics para adquirir uma licença no começo de 2024. Converse com a nossa equipe para tirar suas dúvidas e conhecer as condições. Atenção: batemos qualquer preço dos concorrentes. Estamos lhe esperando!