Entregas atrasadas, erros percebidos somente na construção e uma série de prejuízos são alguns dos problemas que o AEC Collection Autodesk chega para resolver. Essa sigla vinda do inglês Architecture, Engineering e Construction se trata de um pacote com cerca de 17 ferramentas. Cada uma delas tem uma área como foco, mas todas buscam facilitar, agilizar e entregar assertividade aos projetos e trabalhadores.

Atualmente, ainda existem algumas plataformas utilizadas no mercado que não se encaixam na tecnologia existente. Por outro lado, aquelas trazidas pela Autodesk são pautadas na inovação e são modernizadas todos os anos. Tanto para atender aos pedidos dos usuários que notam a necessidade de uma nova aplicação, quanto para acompanhar as mudanças do mercado.

Por isso, neste conteúdo, apresentaremos as novidades que chegaram até o AEC Collection Autodesk neste ano. Você verá alterações em fluxos de trabalho, novas funcionalidades e redução de tempo nas tarefas. Boa leitura!

Leia no blog: Tendências do BIM: o que esperar em 2023?

Conheça as atualizações do AEC Collection Autodesk para o Civil 3D

Software com foco no design e na documentação de infraestruturas, o Civil 3D foi criado para que os projetos desenvolvidos digitalmente correspondessem perfeitamente ao real. Dessa forma, mesmo as decisões tomadas antes da mão de obra serão mais inteligentes e levarão qualidade à edificação.

Para isso, permite que a criação seja realizada de maneira inteligente, utilizando um modelo 3D como base e conectada à produção de planos. Além disso, oferece a possibilidade de automação e simplifica a análise de otimização. Todas essas utilidades são capazes de acelerar a execução e a eficiência da entrega.

O interessante é que ele não abrange somente projetos simples. Ele possui recursos criados especialmente para as disciplinas críticas da engenharia civil. Alguns exemplos são construções rodoviárias e superfície de solo para estradas.

Ainda vale ressaltar que esse programa também orienta a documentação ao desenho. Logo, fica mais fácil planejar a produção sem erros. Por fim, como utiliza a metodologia BIM, traz, como vantagem, a colaboração eficaz entre os envolvidos, em qualquer lugar e a qualquer hora.

Agora que já temos uma breve explicação sobre o Civil 3D, chega o momento de conhecer as atualizações que ele oferece para 2023.

1. Transição de corredores

Quem já utilizou a transição de corredores no Civil 3D sabe que o processo era um pouco complexo. Principalmente na hora de modelar de uma condição para a outra, ao longo de várias estações. Sem falar que, depois de finalizá-la, não era possível utilizá-la novamente, fazendo com que fosse necessário criar uma nova todas as vezes.

Agora, esse processo ganhou um upgrade. O fluxo citado anteriormente será realizado sem muito esforço e a transição ainda ficará salva para ser reutilizada ao longo do projeto.

A entrada de carros ou baias de ônibus, por exemplo, muito produzida no software, poderá ser efetuada com movimentos simples. E esse benefício se estende à transição de qualquer parâmetro de entrada de submontagem. Regiões, alvos e montagens foram adicionadas em um modelo de corredor para ganhar agilidade e acessibilidade.

2. Redes de pressão

As redes de pressão serão ainda mais semelhantes às do mundo real. Isso porque os tubos estarão conectados a uma estrutura de gravidade para que possam interagir e modelar sistemas precisos.

Aqui, é importante dizer que os acessórios posicionados ao longo de um tubo não necessitam ser bloqueados como exigido anteriormente. Afinal, o Civil 3D ganhou um aprimoramento nessa parte específica do sistema, facilitando seu uso.

3. Compositor de submontagem e versionamento

Neste ponto, temos duas mudanças que impactam diretamente em um olhar minucioso do projeto e na agilidade do trabalho. Anteriormente, a definição de ponto, link e códigos de forma no compositor de submontagem abria muitas brechas a erros de digitação. Em 2023, esse cenário foi modernizado.

Além de aprimorar a qualidade dos criadores de submontagens, desenvolvemos a opção de código padrão. Isso quer dizer que você usará os mesmos dados para evitar falhas e ganhar tempo. Esses códigos serão incluídos em uma biblioteca compartilhável e poderão ser selecionados por meio de uma lista na hora da utilização. Também foram incluídas as opções de localizar e substituir para trocar rapidamente aqueles que não estão dentro do novo combinado.

A segunda modificação se refere ao versionamento. O rastreamento e o gerenciamento de versões de um subconjunto se tornaram descomplicado. Será possível, sem dificuldade, visualizar qual versão está sendo aplicada em um desenho e validá-la para garantir que é o conteúdo atual.

4. Aprimoramento de desempenho

O desempenho do software como um todo, igualmente, recebeu atualizações. O carregamento está consideravelmente mais rápido, assim como as operações de gravação do banco de dados. As funcionalidades de zoom, panorâmica e regeneração de um desenho de etiqueta de objetos ganharam maior agilidade.

5. Extensão de modelador geotécnico

Aqui, um novo fluxo de trabalho foi criado para importar dados, tanto de arquivos CSV personalizados como de GINT CSV. Esse mapeamento do campo será automático e você ainda visualiza dados na hora da configuração. Ainda existe a opção de exportar essas informações da ferramenta para utilizar em outros projetos.

Outra função que não existia no modelo anterior é a Superfície Diferencial Dinâmica. Com ela, as superfícies de solo já existentes são consideradas para construir as de estrato. Dessa forma, ele imita as condições do mundo real. Para finalizar, os dados de poço fornecidos serão utilizados para corresponder às profundidades e elevações gerais.

6. Conjunto de propriedades e suporte à captação no Project Explorer

Dois recursos fundamentais, que antes estavam disponíveis somente para os assinantes da AEC Collection Autodesk, agora serão liberados para o Civil 3D. Isso significa que você poderá adicionar suporte a objetos de captação, assim como visualizar, editar e relatar dados de conjuntos de propriedades.

Veja quais são as novidades para o Infraworks

Se você ainda não conhece, saiba que o Infraworks é uma das principais soluções da AEC Collection Autodesk para evitar erros. Isso porque seu objetivo é conferir a viabilidade dos projetos antes de realmente começar seu desenvolvimento. Logo, se houver algum impedimento para construção de viadutos e pontes, por exemplo, ele irá sinalizar com assertividade.

Além de ganhar tempo, o Infraworks ajuda a diminuir os prejuízos. Aqui, é interessante ressaltar que sua utilização é feita em conjunto com outras plataformas, como o Revit.

Agora, tratando diretamente das novidades para 2023, ele chega com novas funcionalidades e com processos mais flexíveis. Podemos começar falando dos aviões de corte. Com uma nova interação completamente dinâmica, os usuários observam as estruturas no plano de recorte já no estágio de projeto. Assim, a visualização da geometria complexa é feita em detalhes.

Ainda nessa linha, chega o controle aprimorado da geometria que abre espaço para criação de cais e pilares personificados. Tudo isso com a possibilidade de escolher qualquer geometria desejada do assento. Você também conseguirá colocar os rolamentos automaticamente, trabalhando com agilidade e controle no projeto.

Outro ponto de modificação é que os componentes paramétricos personalizados são criados com base na família Revit (RFBC). Dessa forma, são importados para todas as bibliotecas que você deseja reutilizá-los.

Confira as mudanças no Recap Pro

O Recap Pro, sistema de digitalização 3D e captura da realidade, é ideal para engenheiros e projetistas capturarem modelos do mundo real com qualidade. Neste ano, ele traz uma série de modificações para potencializar o trabalho e aumentar o nível das entregas. Veja abaixo!

  • Classificação automática do solo: em vez de perder tempo vasculhando pontos de dados para encontrar a superfície, o Recap Pro faz esse trabalho por conta própria. Você só precisa importar sua varredura terrestre ou dados de drones. Sem contar que as classificações já existentes ficam salvas no software e é possível escolher o nível de detalhe desejado.
  • Classificação de visualização: também focada na categorização dos componentes, essa atualização permite que você extraia o terreno dos outros dados para classificá-lo, utilizando cores diferentes. Depois, é só excluir os pontos desnecessários e levar os dados que serão utilizados para outras plataformas, como o Civil 3D.
  • Recursos de importação: quando o trabalho exigir a importação de várias digitalizações, não será mais necessário fazer uma de cada vez. Agora, essa função é realizada simultaneamente com o propósito de agilizar o trabalho e melhorar o desempenho.

Bom, essas são algumas das principais atualizações do AEC Collection Autodesk para este ano. Então, para acompanhar o mercado e obter bons resultados, é a sua vez de fazer parte da inovação.

Entre em contato com a equipe da DeskGraphics para conhecer em detalhes os softwares e entender quais se encaixam na sua rotina. Esperamos você!

Promoção AEC Collection

Deixe seu comentário