São inúmeras as ferramentas que auxiliam os trabalhadores da construção civil durante o desenvolvimento do projeto. Infraworks, Revit, Civil 3D e Navisworks são algumas delas. Mas e no momento das ideias saírem da tela e chegarem ao canteiro de obras? Como acompanhar o andamento de cada etapa, solucionar problemas e garantir uma entrega no prazo sem impacto negativo nos lucros? A resposta está no Autodesk Build, um software em nuvem focado na gestão das obras.

O interessante é que esse gerenciamento é bastante amplo. Quem está à frente do projeto poderá monitorar de perto não só a edificação, mas também a qualidade do trabalho, a segurança e os custos envolvidos.

Quer conhecer mais sobre essa solução Autodesk e quais as vantagens para a sua realidade? Leia o conteúdo abaixo!

Veja também: Como os processos BIM aumentam o sucesso dos projetos?

Conheça o Autodesk Build e sua importância no sucesso das obras

Com o Infraworks, você confere a viabilidade dos projetos antes de passar horas em uma ideia que não poderá ser aplicada. No Revit, você cria modelagem 3D com alta qualidade e precisão. Ao utilizar o Civil 3D, os engenheiros superam desafios complexos de infraestrutura.

Cada solução de uma das principais empresas do ramo da construção visa resolver um problema da rotina dos profissionais. Problema esse que, mais tarde, caso não seja resolvido, impactará na entrega do projeto e no valor recebido por ele.

O Autodesk Build, foco do nosso conteúdo de hoje, é um outro exemplo disso. Porém, neste caso, estamos falando de um software com objetivo de melhorar o gerenciamento da construção por meio de equipes, fluxos e dados conectados. É a união da atuação dentro do escritório com a dedicação dos operadores em campo. Veja abaixo os principais âmbitos em que ele atua!

Gestão de Projetos

Aqui, você garante que o cronograma e cada etapa da obra se mantenha dentro do esperado. Seja evitando falhas de comunicação, reduzindo erros e retrabalho ou melhorando a colaboração entre as equipes.

Gestão de Qualidade

O dia a dia de uma construção é rodeado por pequenos desafios que precisam ser solucionados para manter o alto nível da entrega. Mas todos eles são resolvidos de forma rápida e efetiva com o Autodesk Build. Afinal, você consegue resolver os problemas em um só lugar, evitando que eles passem despercebidos.

Gestão de Segurança

Tenha recursos eficazes para desenvolver programas de segurança práticos e fáceis de adotar por qualquer membro da equipe. Sem dores de cabeça e sem mais preocupações para quem lidera o projeto.

Controle de Custos

Conecte tudo que acontece no canteiro de obras a seus relatórios de custos e acompanhe, em tempo real, o orçamento do projeto. Assim, você evita que as despesas saiam fora do budget e garante que os lucros não serão afetados no final.

Veja alguns dos recursos do Autodesk Build detalhadamente

Cerca de duas vezes por mês, a equipe da Deskgraphics, parceira com selo Gold da Autodesk, elabora webinars para os profissionais da construção. O objetivo é contar um pouco mais sobre os softwares da empresa e mostrar como eles funcionam na prática. Além, é claro, de solucionar as dúvidas de quem os utiliza.

Quer rever os webinars que já aconteceram? Clique e confira nosso canal no Vimeo.

Recentemente, Sérgio Lizarralde, Coordenador de Solução BIM DK, da Deskgraphic, ministrou um desses webinars focado no Autodesk Build. A seguir, traremos um resumo dos ensinamentos desta aula para você entender mais de perto os recursos desse software. Caso prefira assistir à aula, clique aqui!

Problemas

Um dos menus principais do Autodesk Build é o chamado de “Problemas”. Lá dentro, você cadastra situações a serem resolvidas na obra e coloca todas as informações necessárias para que a atividade não se perca no caminho.

Essa tarefa pode ser iniciada de duas formas: a partir do projeto digital ou em uma visita ao canteiro. No primeiro caso, o profissional encontra um erro diretamente no modelo. Já o segundo acontece quando, ao acompanhar a obra pessoalmente, encontra-se uma falha que necessita ser solucionada.

Suponha que, em uma inspeção, você percebeu que o tipo de piso não condiz com o escolhido anteriormente. Ou que falta uma quantidade específica de material para finalização de um cômodo. Assim, o “Problema” é criado dentro do Autodesk Build com usuário responsável, descrição, fotos e prazo de conclusão. Todos esses campos são personalizáveis e você pode usá-los diretamente no celular.

Formulários

O segundo recurso do Autodesk Build que vale destaque são os Formulários. Eles servem para captar e registrar informações da obra em andamento. Um excelente exemplo é quando o encarregado do estoque precisa fazer o controle. Logo, ele cria um formulário para informar que chegaram novas janelas e esquadrias. Ou mesmo para adicionar um equipamento novo que foi entregue.

Da mesma forma que o anterior, são 100% customizáveis para se adaptar à realidade da sua empresa. Você pode adaptar o template e as perguntas, bem como os tipos de respostas que deseja receber.

RFIs

A sigla RFI é originária do inglês Request for Information ou Solicitação de Informações, em português. Como seu nome já diz, o propósito ao utilizá-la é coletar dados sobre um projeto ou ação específicos. No caso da construção, é bastante aplicada para acompanhar o andamento de alguma etapa da obra.

Voltemos ao exemplo da falta de materiais, que foi citado anteriormente. Para saber se o fornecedor mandou novos produtos, você pode criar uma RFI no Autodesk Build solicitando ao responsável que o atualize sobre o caso.

Para criá-la, é simples: basta selecionar o usuário à frente da situação, colocar uma data de vencimento, localização e a pergunta que precisa ser respondida. Neste cenário, poderia ser questionado: a falta de material já foi resolvida?

Em seguida, seu colaborador responde e, caso esteja encerrado, é só finalizar a própria RFI dentro da ferramenta. Ainda, é possível adicionar anexos e dados essenciais, como a prioridade, categoria e o impacto nos custos.

Reuniões

Com o grande avanço do home office e dos modelos de trabalho híbridos, as reuniões on-line se tornaram cada vez mais comuns. Até mesmo para contatar clientes ou fornecedores de outras cidades.

Entretanto, é comum que algumas informações importantes se percam na conversa. Seja porque não foram anotadas ou porque uma gravação não foi iniciada.

O Autodesk Build também é seu parceiro nesses casos! Além de unir as informações das suas calls no mesmo lugar, ele cria ata de todas elas para que nenhum acordo seja esquecido.

Você pode criar os agendamentos direto no software, adicionando dia, horário de começo e de término, tema a ser tratado e convidados. Igualmente, há possibilidade de colocar a plataforma a ser utilizada, como Microsoft Teams ou Zoom.

Gerenciamento de Custos

Um dos grandes problemas no ramo da construção é os custos indo além do esperado. E não é à toa, uma vez que diminui os lucros da empresa e pode influenciar na imagem com o cliente.

Para evitar situações como essas, o Autodesk Build possui uma aba focada em gerenciamento de despesas. Lá, você pode verificar as contas a pagar, a receber e, ainda, acompanhar a previsão de pagamentos. Essas são apenas algumas das funcionalidades, já que esse menu é extremamente robusto e mereceria um conteúdo somente para falar dele.

Cronograma

Quer parar de se preocupar com obras que atrasam e com o cliente cobrando a entrega? Crie cronogramas detalhados e conecte-os ao Autodesk Build para monitorar cada etapa de perto!

Você pode desenvolvê-lo dentro da própria plataforma ou construí-lo no Excel, por exemplo, e importá-lo depois. Se você escolher a segunda opção, todas as atualizações realizadas no arquivo original são atualizadas dentro do software com apenas um clique!

Relatórios

Basicamente todos os menus do Autodesk Build podem se transformar em relatórios precisos, detalhados e poderosos. E o melhor: para gerá-los, é extremamente fácil.

Basta ir até a tela específica e selecionar o que você deseja visualizar neste relatório. Para quem trabalha com várias empresas, uma ideia é conferir a quantidade de problemas a serem resolvidos por elas. Dessa forma, fica fácil entender a produtividade e a qualidade da atuação. Por fim, vale lembrar que os relatórios são personalizáveis e você pode fazer download em PDF ou em formato para Excel.

E, então, pronto para fazer uma imersão no Autodesk Build e evoluir significativamente o gerenciamento das suas obras? Entre em contato com a DeskGraphics para conferir nossas condições e treinamentos!

Promoção AEC Collection

Deixe seu comentário