Oferecer transparência, fluxos inteligentes e rapidez são algumas das características trazidas pelo BIM. E, consequentemente, pelo Infraworks, já que é uma das ferramentas que usa essa metodologia como base.
Essas inovações, que colaboram para a assertividade do projeto, são indispensáveis para as empresas que desejam se manter competitivas no mercado. Em primeiro lugar, porque é preciso se adaptar às transformações para realizar entregas de alto nível e que aderem a tecnologia.
Depois, porque, seja em obras públicas ou privadas, a Modelagem da Informação da Construção, pelos atributos citados e outros inúmeros, é fundamental. Sem contar que será obrigatória em todas as obras a partir de 2028, pelo decreto 10306.
Diante desse cenário, qual a importância das plataformas que dão suporte a esse método, como o Infraworks? Quais são suas funcionalidades e em que momento da obra ele atua? Leia abaixo e entenda!
O que é o Infraworks e qual sua relação com os projetos em BIM?
Como você deve saber, as áreas de construção e urbanização possuem uma série de softwares para planejar e executar as obras. Algumas são ideais para entregar precisão, outras para integração e o Infraworks, foco do nosso conteúdo hoje, para agilidade. Essa ferramenta é recomendada para o início dos projetos, onde é necessário conferir a viabilidade da proposta e visualizá-la de maneira ampla.
A intuitividade, com certeza, é uma de suas principais características. Afinal, em poucos passos, você constrói pontes, viadutos ou estradas e ainda conta com uma interface simples de utilizar. A adoção do Infraworks não exclui a de outras soluções Autodesk, como o Revit. Na verdade, depois de ter a primeira etapa definida, o projeto pode ser continuado em outras plataformas que possuem riqueza nos detalhes.
Sua popularização não é à toa, já que é capaz de eliminar erros que custam muito dinheiro. E, quando falamos de projetos governamentais, esse atributo é ainda mais importante. Isso porque traz informações sobre volumes de cortes, aterros, rampas, inclinação, curvas mínimas, dados demográficos e condições de drenagem.
Agora, como ele se relaciona com a Modelagem de Informação da Construção? O Infraworks trabalha com a metodologia BIM para gerar inteligência e assertividade. Para começar, ele foi o primeiro sistema a integrar informações arquitetônicas e geoespaciais em modelos 3D. Tudo isso em tempo real.
Mas o destaque como principal ganho aqui é a colaboração e a transparência. Seja arquiteto, gestor ou cliente, você consegue visualizar as mudanças imediatamente, pois elas são refletidas em toda a criação. Assim não existem erros de comunicação ou tomadas de decisões equivocadas que custarão budget e tempo.
Leia no blog: qual o impacto do plano de execução BIM no seu projeto?
Quais são as funcionalidades do Infraworks?
Bom, agora que você entendeu como o Infraworks funciona com o BIM, vale compreender sua usabilidade na prática. Quando falamos de infraestrutura, ele abre espaço para projetos de diferentes categorias. Já citamos alguns aqui, como estradas e viadutos, mas ainda vale mencionar redes de água, de energia e até mesmo os loteamentos.
É interessante porque, além de ter diferentes funcionalidades que tornam o design impecável, também é excelente para dados técnicos. Com ele, você consegue ter certeza de que o projeto fará sentido naquele local e trará os benefícios procurados para a população.
Ao mencionar os recursos na parte visual, itens como as vistas de seção transversal e paletas de tema ganham evidência. Na modelagem, a geração de terrenos por meio de nuvens de pontos também chama a atenção. Na hora de simular e avaliar o resultado, você contará com a reprodução de itens como mobilidade, inclinação e distância.
Esses são apenas alguns exemplos do que se pode fazer na prática dentro da plataforma. O interessante é que ela ainda conta com animações e storyboard para criar apresentações sofisticadas e que representem toda a grandiosidade do projeto.
O Infraworks é uma solução da Autodesk e, assim como os outros, entrega excelência em todas as fases da construção. Confira nosso outro conteúdo no blog que mostra as 6 soluções da Autodesk que utilizam a tecnologia BIM. Também é possível entrar em contato para entender como será possível implementarmos essa ferramenta juntos. Esperamos você!